Nesse caso nos perdemos os profissionais para ewave que ofereceu um salario melhor, mas não acho que a proposta tenha sido ruim foi boa, mas para o perfil haviam propostas melhores.
Detalhe a consultoria que eu trabalho não tem nem um profissional do nivel junior e não temos uma fabrica de software, a empresa é pequena tem apenas uns 50 consultores.
Networking profissional é essencial para saber quem é bom e ter contatos para preencher as vagas de um modo otimizado, o problema é o QI mal feito, muitas vezes QI só por causa de amizade ou “dívida”.[/quote]
Sim…mas sinceramente, vindo isso aqui do Brasil, não acredito em NETWORK, para mim é tudo QI mesmo. Na maioria dos casos, se vc for muito bom não vão te contratar, por medo e insegurança.[/quote]
Julio, QI e networking são a mesma coisa… rsrsrsrssr
Vc está certo. QI ainda é a melhor maneira. Faça amigos, partidipe de projetos, dê aulas, ajude colegas… Enfim, é um trabalho de longo prazo.
Concordo…são a mesma coisa.
[quote=Ssalgado]Eu nunca vi esse QI de vocês, mas o que eu vi por ai é o seguinte: você indica alguém e essa pessoa passa pelo processo de seleção normal.
A vantagem ? A vaga muitas vezes ainda não era anunciada. Ou isso poderia contar como um desempate no final da seleção, mas nunca vi esse de indicar alguém e a pessoa ir contratada direto.[/quote]
Aqui na SWB as contratações são quase todas assim. Eles divulgam as vagas internamente, cada um procura em sua networking as pessoas que atendam aos requisitos e indicam as pessoas. E a seleção é feita com essas.
POrque isso? Mentir no currículo é fácil. Mas quero ver vc indicar alguém só porque é seu amigo, sabendo que é incompetente e colocar o seu na reta por um cara assim!
Eu mesmo, já indiquei vários colegas meus, nos diversos lugares onde passei. Já montei equipes inteiras assim. E consegui isso porque meus superiores anteriores confiaram na minha capacidade de julgamento e nas minhas indicações. E se tem uma coisa que prezo, é por minha credibilidade.
No meu trabalho atual, mesmo sendo novo na empresa, indiquei um colega da Bahia e eles trouxeram o cara. E ele está fazendo um bom trabalho.
Mesmo eu, vim por indicação direta de um amigo. Eu nem tinha mandado o currículo, eles que me ligaram pq esse amigo meu me indicou.
Isso funciona sim, e bem!
Deixe-me advinhar, a sua consultoria impunha fraude como método de contratação (i.e., PJ), exigia uma lista imensa de conhecimentos e oferecia um “salário na média do mercado”, que nada mais é que um eufemismo para peanuts?
Eu vejo chover vagas sim… para escravo e fraudador. [/quote]
Thiago, cuidado… Nem todos que trabalham PJ são fraudadores.
Eu sou PJ, tenho vários clientes, pago meus impostos e em breve começo a contratar. Que mal existe nisso?
Fraude pra mim é quando a empresa OBRIGA o cara a ser PJ e quer pagar o mesmo valorr que pagaria pra um CLT.
Se qur trabalhar PJ, cobra mais caro! E pelo amor de Deus, nada de contrato de EXCLUSIVIDADE
Networking é a rede de contatos.
[size=18]!=[/size]
QI é indicação a um emprego.
[quote=dionat4n]Networking é a rede de contatos.
[size=18]!=[/size]
QI é indicação a um emprego.[/quote]
Bem… serei mais claro…
O que você disse pode ser verdade ou não. Depende da forma como cada pessoa trabalha. A quetsão é, porque não usar sua Network pra conseguir QI??
Eu trabalho dessa forma. Uso minha network pra conseguir QI.
E porque não fazer isso? Quem melhor pra me indicar que as pessoas que me conhecem e que tem credibilidade?
Pra qualquer área, ter contatos é a melhor maneira de se conseguir coisas. E acredito que isso não seja só no Brasil.
Se algum funcionário indicou um amigo, ele deve saber o que está fazendo. Por quê? Porque se esse amigo for ruim, o funcionário que o indicou perde confiabilidade, e é realmente ruim quando o teu chefe não confia em ti.
[quote=thegoergen]Pra qualquer área, ter contatos é a melhor maneira de se conseguir coisas. E acredito que isso não seja só no Brasil.
Se algum funcionário indicou um amigo, ele deve saber o que está fazendo. Por quê? Porque se esse amigo for ruim, o funcionário que o indicou perde confiabilidade, e é realmente ruim quando o teu chefe não confia em ti. [/quote]
Exato, li uma matéria a respeito ontem mesmo, que o indicador deve avisar se o candidato indicado tem qualidades boas e ruins (não só as boas), para caso dê algum problema, a culpa é da empresa e não do indicador que deixou avisado.
Há controvérsias de que a empresa é que deve analisar bem o candidato indicado, não sendo culpa do indicador.
Eu não tenho nada contra a indicação. O problema é que como a corrupção aqui neste país é grande, muita gente capacitada fica sem emprego por isso.
Lembrando…sou contra a corrupção.
Sobre estes QIs… tendo João que é um funcionario de extrema confiança de uma grande consultoria e tem seu grande amigo zezinho o qual ele sempre bebem umas bera no bar, jogam uma pelada, porem zezinho é um 0 a esquerda não sabe porra nenhuma e nem se interessa por aprender coisas novas e se atualizar e tem o seu Geronimo que é um grande arquiteto de software com inumeras certificações o qual tem mestrado e participou de dezenas de projetos… porem seu Geronimo conhece João mas João não vai muito com a cara do de Geronimo… e tem um certo receio que tal roube seu lugar por ser infinitamente mais competente que o mesmo… quem vcs acham que João vai indicar???
é assim que funciona os QIs… isto pouco depende de conhecimento profissional, tecnico ou cientifico e sim de mera amizade… é trizte mas infelizmente esta é a realidade…
[quote=luistiagos]Sobre estes QIs… tendo João que é um funcionario de extrema confiança de uma grande consultoria e tem seu grande amigo zezinho o qual ele sempre bebem umas bera no bar, jogam uma pelada, porem zezinho é um 0 a esquerda não sabe porra nenhuma e nem se interessa por aprender coisas novas e se atualizar e tem o seu Geronimo que é um grande arquiteto de software com inumeras certificações o qual tem mestrado e participou de dezenas de projetos… porem seu Geronimo conhece João mas João não vai muito com a cara do de Geronimo… e tem um certo receio que tal roube seu lugar por ser infinitamente mais competente que o mesmo… quem vcs acham que João vai indicar???
é assim que funciona os QIs… isto pouco depende de conhecimento profissional, tecnico ou cientifico e sim de mera amizade… é trizte mas infelizmente esta é a realidade…[/quote]
É assim que funciona o QI de incompetentes como o João que, apesar de algum talento, é inseguro, egoísta e extremamente BURRO, pois vai perder um pouco da credibilidade que tem tão logo Zezinho comece a fazer suas merdas.
Enquano isso, Geronimo, competente que é, conseguiu emprego em outro lugar, muito melhor que aquele emprego numa empresa que troca um profissional super experiente por um Zezinho qualquer.
[quote=josenaldo]É assim que funciona o QI de incompetentes como o João que, apesar de algum talento, é inseguro, egoísta e extremamente BURRO, pois vai perder um pouco da credibilidade que tem tão logo Zezinho comece a fazer suas merdas.
Enquano isso, Geronimo, competente que é, conseguiu emprego em outro lugar, muito melhor que aquele emprego numa empresa que troca um profissional super experiente por um Zezinho qualquer.[/quote]
É isso mesmo. João coloca o primeiro, talvez o segundo, mas depois fica queimado. O próximo currículo que ele mandar vai direto pra lixeira. Até a capacidade do João acaba sendo questionada. Afinal, se ele é tão bom assim, como não viu que o amigo é uma toupeira?
Vocês usam termos como “toupeira” ou “competente” como se QI significasse alguma dessas coisas. QI não quer dizer nada. Ninguém precisa ser acima da média para ser contratada por QI, basta ser medíocre. Aquele que não excede, mas também não desaponta.
Se o cara faz uma indicação e o seu indicado faz exatamente aquilo que é pago para fazer ele se queima? Acho que não. Logo é perfeitamente possível que nesse esquema de indicação pessoas mais competentes sejam excluídas do processo.
E as pessoas podem não indicar outras não apenas por medo de “serem superadas”, mas no Brasil as pessoas são geralmente tão pequenas que as razões podem ser as mais frívolas possíveis. Desde não ir com a cara do sujeito ou achar que ele é arrogante simplesmente porque um dia ele não parou para cumprimentá-lo.
[quote=Thiagosc]Vocês usam termos como “toupeira” ou “competente” como se QI significasse alguma dessas coisas. QI não quer dizer nada. Ninguém precisa ser acima da média para ser contratada por QI, basta ser medíocre. Aquele que não excede, mas também não desaponta.
Se o cara faz uma indicação e o seu indicado faz exatamente aquilo que é pago para fazer ele se queima? Acho que não. Logo é perfeitamente possível que nesse esquema de indicação pessoas mais competentes sejam excluídas do processo.
E as pessoas podem não indicar outras não apenas por medo de “serem superadas”, mas no Brasil as pessoas são geralmente tão pequenas que as razões podem ser as mais frívolas possíveis. Desde não ir com a cara do sujeito ou achar que ele é arrogante simplesmente porque um dia ele não parou para cumprimentá-lo.[/quote]
Concordo plenamente… agora pq vcs acham que principalmente os altos cargos tem tantas topeiras???
pq muitos dos donos são que nem joão… e isto não é só na area de TI mas em todas as areas principalmente aqui no brasil… realmente se eu fosse dono de uma empresa não iria aceitar nada vindo de QIs
Acho que o QI simples e puro é que é ruim. Aquele em que o dono contrata a pessoa SOMENTE porque foi indicada.
O QI bom é aquele em que a pessoa é indicada por um amigo e funcionário da empresa para ser SELECIONADA, com menos concorrência, talvez, porque quando o QI funciona a vaga não é sequer anunciada…
Acho que o QI simples e puro é que é ruim. Aquele em que o dono contrata a pessoa SOMENTE porque foi indicada.
O QI bom é aquele em que a pessoa é indicada por um amigo e funcionário da empresa para ser SELECIONADA, com menos concorrência, talvez, porque quando o QI funciona a vaga não é sequer anunciada…
[quote=luistiagos]Concordo plenamente… agora pq vcs acham que principalmente os altos cargos tem tantas topeiras???
pq muitos dos donos são que nem joão… e isto não é só na area de TI mas em todas as areas principalmente aqui no brasil… realmente se eu fosse dono de uma empresa não iria aceitar nada vindo de QIs[/quote]
Bom puramente indicação é ruim, mas se a pessoa passa pelo processo de seleção pode até ser. Às vezes é difícil preencher uma vaga, nessas horas indicação até ajuda.