Melhores ferramentas para o desenvolvimento de jogos 2D e 3D

*Quais são as melhores ferramentas para o desenvolvimento de jogos em cada uma dessas linguagens?

C++
C#
Java
Python
Javascript
PHP

*Qual dessas linguagens é melhor para se desenvolver jogos 2D e 3D?

*Quais as vantagens e desvantagens de cada uma dessas linguagens em relação ao desenvolvimento de jogos?

Conheço essas duas tecnologias para o desenvolvimento de jogos: A JMonkeyEngine para Java e PyGame para python

Tem a Unity que permite desenvolvimento de jogos 2d e 3d em Javascript e C# (já faz um tempo que deixei de acompanhar as atualizações, não sei se ainda são essas linguagens).

Acho que vai depender muito da plataforma em que seu jogo vai rodar, mas jogos 3d acredito que a melhor opção é c++ e c#, principalmente c++ pelo desempenho.

Como eu falei vai depender da plataforma que seu jogo vai rodar. Como por exemplo, jogos que vai rodar no navegador a melhor opção é javascript, agora c++ e c# são melhores para jogos de PC e até Console.

Sei que as melhores ferramentas para desenvolvimento de jogos são as engines

Mais gostaria de saber se existem excelentes bibliotecas, frameworks e API que me permitem desenvolver jogos utilizando outras linguagens como Java, Python, PHP

No github tem sim

Você tem algum projeto em mente ou é só curiosidade?

Melhor é relativo, depende das suas necessidades e conhecimento. Supondo que você tem pouca experiência e não quer algo complexo nesse momento, recomendo dar uma olhada em:

• libGDX (Java): provavelmente o framework de jogos mais acessível para Java, com a JMonkey na sequência;
  • MonoGame (C#);
  • SFML (C++);
  • PhaserJS (Javascript);
  • Love2D (Lua);

Obviamente, há muitas outras opções, mas não faz sentido colocar uma lista enorme sem saber o que você quer.

As linguagens em si são o menos importante. Importa mais as bibliotecas e ferramentas dedicadas que suportam essas linguagens, e o quão confortável você está com a linguagem. Por exemplo, praticamente não há bibliotecas, frameworks e engines voltados para php, então essa linguagem não é uma boa opção para esse propósito.

Abraço.

1 curtida

Começa por alguma que seja mais popular como Unity com C#. Loucura querer saber tudo agora com outras ferramentas.

Só curiosidade mesmo, queria saber quais são as melhores linguagens para desenvolvimento de jogos e quais frameworks elas tem nessa área e quão bons são esses frameworks para esse fim.

Valeu pelas postagens de frameworks de cada linguagem!!!
Assim posso comparar os frameworks para ver qual o melhor
Muitas dessas tecnologias eu ainda não conhecia

C++: SDL 2.0 ou Unreal Engine
C# : Unity 3D
Java: não conheço nenhuma
Python: Pygame ou Blender Game Engine
JavaScript: Não conheço nenhuma
PHP: Não conheço nenhuma

Eu considero como melhor o C++ e o C#, mas uso python também

Vantagens
C++: extremamente rápido
C#: comunidade muito grande, mantido pela microsoft
Java: Usado nativamente para android
Python: simples e poderoso
Javascript: famosa
PHP: n conheço php por isso n sei dizer

Desvantagens
C++: díficl
C#: como é mantida pela microsoft é fechada para linux
Java: pesado e se n for bem colocado lento
Python: lento
JavaScript: Caso desenvolva mal o usuario pode executar scripts, ou seja inseguro se mal projetado
PHP: n conheço muito bem o PHP