Melhores cidades atuais para desenvolvedor de software

Cara, isso que o Herbert falou é muito relativo… depende MUIITOO da região do Rio que você mora, não estou querendo te assustar, é verdade… vê o JN… Eu tb nunca fui assaltado por exemplo, mais isso nao muda os fatos… Enfim, o Brasil que é uma merda em relação à seguraça, não vamos culpar só o Rio…

Mas tem regiões tranquilas (e mais caras tb), na zona sul por exemplo. Você chega rápido no trabalho e está perto de tudo.

é verdade, não deveria exagerar desse jeito po… não existe nesse lugar com tanto… mar…rs

agora falando serio, pelo que foi dito ai, a cidade que me parece que se encaixa mais eu digo sem muito conhecimento de causa é o rio de janeiro mesmo…

não paga tão bem quanto são paulo, mas paga bem, melhor que a maioria das capitais, qualidade de vida razoável (comparando também com outras capitais), não chega a ser uma Curitiba da vida mas também não tem estes trânsitos intermináveis de sp, transporte publico lotado parecendo aquelas imagens de trem indiano de piadas da vida… enfim, tem praia que você queria…

se não for rio, parece que o mercado em Brasilia também é bom, não sei como é a qualidade de vida de la…

ai entre outras cidades você teria que escolher entre qualidade de vida mais alta e salários mais baixos ou o contrário, que é o caso de sp. Quanto a sp posso te contar como é, pegar condução em horários de pico (tipo la para umas 7:30 na ida para os centros comerciais e voltar la pelas 18:00 ±) é sinônimo de passar nervoso e aperto, não sei se vc ja viu as pocas vezes que apareceu em jornais, o povo se empurrando e literalmente se batendo para entrar no metro… bom isso acontece todo santo dia nesses horários, eu evito ao máximo, se você evitar estes horários ainda vai pegar conduções cheias mas não vai ser estes absurdos…
De carro você tem mais conforto, mas a gasolina é cara, o estacionamento nos grandes centros comerciais é absurdamente caro (o estacionamento na vila olimpia por exemplo você gasta 30 reais para ficar um dia fácil, menos que isso é um achado), isso fora os congestionamentos… Resumindo até da para a qualidade de vida não ser assim tão ruim, mas você tem que ter uma noção de algumas coisas, em especial de horário…
Quanto morar perto do trabalho você escolhe, ou você mora longe do trabalho, ou paga la para 1.5K de aluguel em média, o aluguel de um apzinho minusculo nos grandes centros de sp é isso…

[quote=victormagno]Cara, isso que o Herbert falou é muito relativo… depende MUIITOO da região do Rio que você mora, não estou querendo te assustar, é verdade… vê o JN… Eu tb nunca fui assaltado por exemplo, mais isso nao muda os fatos… Enfim, o Brasil que é uma merda em relação à seguraça, não vamos culpar só o Rio…

Mas tem regiões tranquilas (e mais caras tb), na zona sul por exemplo. Você chega rápido no trabalho e está perto de tudo.
[/quote]Morei em Benfica e hoje moro em Irajá. Ambos bairros não zona sul e pelo contrário, perto de favelas.
Nunca tive problema, sempre morei em locais bons, perto do metro/supermercado/farmácias e coisas do tipo.
Pego metrô fora do horário de pico pois meu emprego permite. Permite também usar bermuda, tem frutas, meu pc é um core i5 16gb de ram monitor de 22’.

Rio de Janeiro tem seus problemas, mas (digo novamente) falar que aqui é só assalto, perigo e crocodilos mutantes andando pela rua é exagero.

Ok, Herbert… São visões diferentes. Nao acho que eu esteja errado e provavelmente vc nao está.

[quote=johnny quest]cidades que eu levaria em consideração pela qualidade de vida… e que tem várias empresas de software
blumenau e joinville… por serem próximas ao litoral de sc.
caxias do sul… na serra gaucha[/quote]

johnny quest, já ouvi falar muito bem dessas cidades… vc tem noção mais ou menos de quanto estão pagando para desenvolvedor por aí? e as empresas são boas de trabalhar?

abraços

é verdade, não deveria exagerar desse jeito po… não existe nesse lugar com tanto… mar…rs

agora falando serio, pelo que foi dito ai, a cidade que me parece que se encaixa mais eu digo sem muito conhecimento de causa é o rio de janeiro mesmo…

não paga tão bem quanto são paulo, mas paga bem, melhor que a maioria das capitais, qualidade de vida razoável (comparando também com outras capitais), não chega a ser uma Curitiba da vida mas também não tem estes trânsitos intermináveis de sp, transporte publico lotado parecendo aquelas imagens de trem indiano de piadas da vida… enfim, tem praia que você queria…

se não for rio, parece que o mercado em Brasilia também é bom, não sei como é a qualidade de vida de la…

ai entre outras cidades você teria que escolher entre qualidade de vida mais alta e salários mais baixos ou o contrário, que é o caso de sp. Quanto a sp posso te contar como é, pegar condução em horários de pico (tipo la para umas 7:30 na ida para os centros comerciais e voltar la pelas 18:00 ±) é sinônimo de passar nervoso e aperto, não sei se vc ja viu as pocas vezes que apareceu em jornais, o povo se empurrando e literalmente se batendo para entrar no metro… bom isso acontece todo santo dia nesses horários, eu evito ao máximo, se você evitar estes horários ainda vai pegar conduções cheias mas não vai ser estes absurdos…
De carro você tem mais conforto, mas a gasolina é cara, o estacionamento nos grandes centros comerciais é absurdamente caro (o estacionamento na vila olimpia por exemplo você gasta 30 reais para ficar um dia fácil, menos que isso é um achado), isso fora os congestionamentos… Resumindo até da para a qualidade de vida não ser assim tão ruim, mas você tem que ter uma noção de algumas coisas, em especial de horário…
Quanto morar perto do trabalho você escolhe, ou você mora longe do trabalho, ou paga la para 1.5K de aluguel em média, o aluguel de um apzinho minusculo nos grandes centros de sp é isso…

[/quote]

pois é, esse é o problema, morar perto do trabalho custa caro, mas morar longe deve ser um estresse. Isso são coisas que não gosto muito de grandes cidades, mas não tem o que fazer…
tenho boas referências de Curitiba, para mim seria até mais viável que RJ… vi que tu comente de Curitiba, será melhor que RJ?

Moro em São Paulo, como todos falaram aqui tem de tudo mas o trânsito é excessivo, transporte público não funciona como deveria, muitas filas, poluição, lugares geralmente pixados, ruas quebradas, barracas pra todo lado, metrô extremamente lotado e etc…

Porém oportunidades é o que não falta!

CLT Senior dificil chegar a 3k(com certificação, graduação e uma boa experiencia)… Tem que levar em consideração que a maioria dos eventos e bons cursos existentes no país não acontecem aqui… então se quer conciliar seu desenvolvimento profissional é mais fácil em uma cidade maior…
To em todo comentário puxando pro lado de uma cidade maior pq atualmente moro em uma cidade entre Joinville e Blumenau e estou indo pro Rio por causa dessas suas mesmas preocupações…

[quote=aprendiz.devel][quote=johnny quest]cidades que eu levaria em consideração pela qualidade de vida… e que tem várias empresas de software

johnny quest, já ouvi falar muito bem dessas cidades… vc tem noção mais ou menos de quanto estão pagando para desenvolvedor por aí? e as empresas são boas de trabalhar?

abraços[/quote]

Em Porto Alegre:

Aluguel: Ap de 1 quarto com box em torno de R$ 1.000 + R$ 200 de condominio em media.
Transporte: No maximo em 1 hora você vai de um lado a outro da cidade, pegando 2 onibus pos exemplo.
Tem muita vaga principalmente para quem tem inglês fluente.
Em termos de java os salarios CLT variam em torno de:
Estagiario: R$ 900 a R$ 1200;
Java Jr: R$ 1500 a R$ 2000;
Java Pleno: R$ 2200 a R$ 2800;
Java Sênior: R$ 3500 a R$ 5000;

Conheço pessoas que ganham mais e outras menos do que os valores que passei mas em media é isso.
O Ingês é diferencial importante, pois devido a falta de mão de obra, estão pagando salarios mais altos até 40% a mais.

Em Fortaleza os salários variam entre 2.000 e 9.000.
O custo de vida é relativamente baixo, a cidade não é tão grande, tem um pouco de turbulência no trânsito, mas no geral é um bom lugar.

[quote=Xmio]CLT Senior dificil chegar a 3k(com certificação, graduação e uma boa experiencia)… Tem que levar em consideração que a maioria dos eventos e bons cursos existentes no país não acontecem aqui… então se quer conciliar seu desenvolvimento profissional é mais fácil em uma cidade maior…
To em todo comentário puxando pro lado de uma cidade maior pq atualmente moro em uma cidade entre Joinville e Blumenau e estou indo pro Rio por causa dessas suas mesmas preocupações…

[quote=aprendiz.devel][quote=johnny quest]cidades que eu levaria em consideração pela qualidade de vida… e que tem várias empresas de software

abraços[/quote][/quote]

Hum, legal seu ponto de vista Xmio. O Salário não parecer ser bom mesmo, 3k pra senior é pouco. E Porto Alegre, tu que está mais perto, sabe se pagam bem por lá?

Tenho um amigo que foi pra Curitiba, disse que o mercado la esta muito bom, em 2 meses conseguiu 3 empregos, pulou de um pro outro, nao gostou e voltou pro primeiro que ja tinha aumentado a proposta pra ficar com ele(o muleque é ninja tambem), tudo que fez foi colocar o curriculo em um site, recebeu varias propostas.

Qualidade de vida todos ja sabem né, Curitiba é muito bom nisto, ele tem carro, mas me disse que o carro ta parado, transporte público diz que funciona la, ele vai pro trampo de ónibus.
Me falou que custo de vida não é tao caro não, bom se for comparar com Porto Velho, que virou um absurdo os preços aqui com estas usinas, imoveis subiram uns 150% o preço.

E é pertinho do litoral, um pulo pra passar um fim de semana na praia.

Eu tenho vontade de ir pra la, e colocaria na lista de pretenções.

Legal Mordor, muito boas suas informações!!! Obrigadão pelo empenho em responder.
Parece que Porto Alegre tem um custo/benefício bem interessante.

[quote=Mordor]Em Porto Alegre:

Aluguel: Ap de 1 quarto com box em torno de R$ 1.000 + R$ 200 de condominio em media.
Transporte: No maximo em 1 hora você vai de um lado a outro da cidade, pegando 2 onibus pos exemplo.
Tem muita vaga principalmente para quem tem inglês fluente.
Em termos de java os salarios CLT variam em torno de:
Estagiario: R$ 900 a R$ 1200;
Java Jr: R$ 1500 a R$ 2000;
Java Pleno: R$ 2200 a R$ 2800;
Java Sênior: R$ 3500 a R$ 5000;

Conheço pessoas que ganham mais e outras menos do que os valores que passei mas em media é isso.
O Ingês é diferencial importante, pois devido a falta de mão de obra, estão pagando salarios mais altos até 40% a mais.

[/quote]

Valeu a informação doravan.

[quote=doravan]Em Fortaleza os salários variam entre 2.000 e 9.000.
O custo de vida é relativamente baixo, a cidade não é tão grande, tem um pouco de turbulência no trânsito, mas no geral é um bom lugar.[/quote]

Pois é fredferrao, existem muitas boas referências de Curitiba, parece que o lugar lá funciona mesmo, já está na lista e valeu pelas dicas e informações!

[quote=fredferrao]Tenho um amigo que foi pra Curitiba, disse que o mercado la esta muito bom, em 2 meses conseguiu 3 empregos, pulou de um pro outro, nao gostou e voltou pro primeiro que ja tinha aumentado a proposta pra ficar com ele(o muleque é ninja tambem), tudo que fez foi colocar o curriculo em um site, recebeu varias propostas.

Qualidade de vida todos ja sabem né, Curitiba é muito bom nisto, ele tem carro, mas me disse que o carro ta parado, transporte público diz que funciona la, ele vai pro trampo de ónibus.
Me falou que custo de vida não é tao caro não, bom se for comparar com Porto Velho, que virou um absurdo os preços aqui com estas usinas, imoveis subiram uns 150% o preço.

Eu tenho vontade de ir pra la, e colocaria na lista de pretenções.[/quote]

Sou desenvolvedor Java Sr e trabalho na capital de SP, moro há 50 km do meu trabalho…

Vagas: Não faltam
Transporte: Carro
Transporte público: Sem condições, longe e cansativo.
Fretado: Muito trânsito
Trânsito matinal: Pego pouco, acordo bem cedo.
Trânsito vespertino: Pego pouco, vou para academia perto do trabalho e volto tarde para casa.
Gasolina cara: Uso GNV
Manutenção carro: Alta

Como vc vê, problemas em SP tem de monte… porém tenho algumas formas de driba-los, mas isso por ter planos para levantar capital.

Ótimas informações lelodois,
nem me imagino morando há 50 km do trabalho, seria umas 2 cidades a frente de onde eu moro. Vou considerar muito essas informações e valeu pelo empenho em responder.

[quote=lelodois]Sou desenvolvedor Java Sr e trabalho na capital de SP, moro há 50 km do meu trabalho…

Trânsito vespertino: Pego pouco, vou para academia perto do trabalho e volto tarde para casa.

Como vc vê, problemas em SP tem de monte… porém tenho algumas formas de driba-los, mas isso por ter planos para levantar capital.

[/quote]

[quote]Ótimas informações lelodois,
nem me imagino morando há 50 km do trabalho, seria umas 2 cidades a frente de onde eu moro. Vou considerar muito essas informações e valeu pelo empenho em responder.

[quote]
lelodois wrote:
Sou desenvolvedor Java Sr e trabalho na capital de SP, moro há 50 km do meu trabalho…

Como vc vê, problemas em SP tem de monte… porém tenho algumas formas de driba-los, mas isso por ter planos para levantar capital. [/quote][/quote]

Há alguns meses atras eu morava a cerca de 55km de onde eu trabalho. Fretado demorava cerca de 50 minutos, mas de carro dava para fazer 30 - 40 minutos.

Agora estou morando na mesma cidade, cerca de 12km de onde trabalho. Demoro de 30-40 minutos para chegar, de carro, por causa do trânsito da cidade…

[quote=fredferrao]Tenho um amigo que foi pra Curitiba, disse que o mercado la esta muito bom, em 2 meses conseguiu 3 empregos, pulou de um pro outro, nao gostou e voltou pro primeiro que ja tinha aumentado a proposta pra ficar com ele(o muleque é ninja tambem), tudo que fez foi colocar o curriculo em um site, recebeu varias propostas.

Eu tenho vontade de ir pra la, e colocaria na lista de pretenções.[/quote]
Curitiba teve uma boa qualidade de vida há 15 - 20 anos. Hoje, proporcionalmente, é uma São Paulo.
Os índices de violência são altos, para a população que temos. O trânsito é caótico (tendo em vista que os motoristas curitibanos são, de longe, os piores que conheço). Claro que não temos congestionamentos de 40km, mas cruzar a cidade, percurso de menos de 30 minutos, em horário de pico só pode ser feito em duas a duas horas e meia.
Gasolina mais cara que em cidades reconhecidamente abastadas, como Balneário Camboriú (a média do litro de gasolina, em Curitiba é de 2,799, enquanto que na cidade catarinense gira em torno de 2,60), mesmo tendo a refinaria a menos de 20Km (na cidade de Araucária) e o porto a menos de 150 Km (em Paranguá).
Morar no centro ou em bairros nobres? Não vai sair por menos de R$ 1500 a 2000. Sem contar gás, condomínio, telefone, luz e água.
Transporte público até funciona, quando não é período letivo (quando não tem aulas). A estrutura está defasada em, pelo menos, 10 anos. Curitiba possui a incrível média de um automóvel por habitante. Cidade ecológica! Só que não…
Salários, dependem da tua capacidade de negociação (e do desespero, pois, você não será louco de recusar os R$ 2000 se tua família não tem o que comer).
Mas não posso negar que existem muitas vagas. Eu, por exemplo, tenho dois empregos. Só não tenho mais por falta de tempo mesmo.

[quote=aprendiz.devel]Ótimas informações lelodois,

[quote=lelodois]Sou desenvolvedor Java Sr e trabalho na capital de SP, moro há 50 km do meu trabalho…

[/quote][/quote]

Eu moro a 10km e ja estou me mudando mais pra perto devido ao transito que ta brabo aqui(principalmente pelos elefantes brancos dos viadutos inacabados que phoderam a cidade ainda mais) hehe, é tenso mesmo e em SP a coisa piora, tenho um colega que mora em Guarulhos e trampa em São Paulo, la o bixo pega, começar o dia as 5 da manha e chegar em casa as 20, quiçá 21 não é mole não.