[quote=fredferrao]Tenho um amigo que foi pra Curitiba, disse que o mercado la esta muito bom, em 2 meses conseguiu 3 empregos, pulou de um pro outro, nao gostou e voltou pro primeiro que ja tinha aumentado a proposta pra ficar com ele(o muleque é ninja tambem), tudo que fez foi colocar o curriculo em um site, recebeu varias propostas.
Qualidade de vida todos ja sabem né, Curitiba é muito bom nisto, ele tem carro, mas me disse que o carro ta parado, transporte público diz que funciona la, ele vai pro trampo de ónibus.
Me falou que custo de vida não é tao caro não, bom se for comparar com Porto Velho, que virou um absurdo os preços aqui com estas usinas, imoveis subiram uns 150% o preço.
E é pertinho do litoral, um pulo pra passar um fim de semana na praia.
Eu tenho vontade de ir pra la, e colocaria na lista de pretenções.[/quote]
Curitiba teve uma boa qualidade de vida há 15 - 20 anos. Hoje, proporcionalmente, é uma São Paulo.
Os índices de violência são altos, para a população que temos. O trânsito é caótico (tendo em vista que os motoristas curitibanos são, de longe, os piores que conheço). Claro que não temos congestionamentos de 40km, mas cruzar a cidade, percurso de menos de 30 minutos, em horário de pico só pode ser feito em duas a duas horas e meia.
Gasolina mais cara que em cidades reconhecidamente abastadas, como Balneário Camboriú (a média do litro de gasolina, em Curitiba é de 2,799, enquanto que na cidade catarinense gira em torno de 2,60), mesmo tendo a refinaria a menos de 20Km (na cidade de Araucária) e o porto a menos de 150 Km (em Paranguá).
Morar no centro ou em bairros nobres? Não vai sair por menos de R$ 1500 a 2000. Sem contar gás, condomínio, telefone, luz e água.
Transporte público até funciona, quando não é período letivo (quando não tem aulas). A estrutura está defasada em, pelo menos, 10 anos. Curitiba possui a incrível média de um automóvel por habitante. Cidade ecológica! Só que não…
Salários, dependem da tua capacidade de negociação (e do desespero, pois, você não será louco de recusar os R$ 2000 se tua família não tem o que comer).
Mas não posso negar que existem muitas vagas. Eu, por exemplo, tenho dois empregos. Só não tenho mais por falta de tempo mesmo.