Melhores cidades atuais para desenvolvedor de software

[quote=alexafe]Maringá - Pr

Site das empresas de T.I associadas http://www.softwarebymaringa.com.br/[/quote]

Valeu a dica alexafe!

Estive em Recife semana passada e fiquei muito bem impressionado com uma iniciativa da cidade chamada Porto Digital (http://www.portodigital.org/)

Alguém aqui tem referências sobre lá? É realmente tão bacana quanto parece?

[quote=Rodrigo Sasaki]Quanto a São Paulo não tem muito o que ser dito, todo mundo sabe (ou já ouviu falar) da situação daqui.

Aqui você vai encontrar vagas de todos os tipos, todos os tipos de salários e oportunidades que imaginar. Até onde eu sei São Paulo é a cidade que paga melhor na nossa área.

Aqui você encontra todas as grandes escolas, excelentes faculdades, vi uma vez no GUJ um membro dizendo que só encontrou o curso de arquiteto para certificação aqui em SP.

Não tem jeito, aqui tem de tudo.

Agora tem o outro lado, trânsito excessivo, filas para tudo. Se quiser sair para fazer algo tem que planejar o tempo de viagem, que mesmo que não seja tão distante, o trânsito faz demorar.

Em certos bairros a violência aqui é um problema sério (ainda mais atualmente), o ar aqui não é nada limpo, e o cheiro da marginal não é nada agradável hehehe.

As vezes eu penso que só moro aqui porque nasci aqui, mas por outro lado, tive oportunidades que não sei se teria em outro lugar.

Cabe a você medir o que é prioritário.[/quote]

Olá Rodrigo Sasaki, boas informações.
Realmente é essa visão que temos de SP, infelizmente.
Essa série de benefícios por ser um bom mercado é muito atraente. Acho a qualidade de vida algo essencial também, mas dependendo da oferta, não tem como recusar.
Tu acha possível conseguir moradia perto do trabalho, ou é tudo 15 e 20 km de distância (como assistimos pela TV)?
Quanto estão pagando em média para um programador jr ou sn java?
Quanto custa ± o aluguel de um apartamento pequeno em uma região não tão precária?

Abraço

Meu irmao saiu aqui de Manaus e foi pra Curitiba, e de la ele nao quer mais sair, hehehehe.

Cara, qualquer lugar (quase ne) e melhor que Manaus, nao estou sendo pessimista, mas sim realista, aqui e dificil arrumar emprego, custo de vida é ALTISSIMO, as empresas que vendem mercadorias sao exageradas, 1kg de feijao 8 reais, a terceira ou quarta cesta basica mais cara do brasil é aqui. A pior e mais cara internet do brasil é aqui. Os politicos aqui se aproveitam do dinheiro publico, visto que aqui a fiscalizacao e baixa, acho que devido a distancia do distrito, talvez. O transito é ate calmo se comparado com sao paulo, mas ta piorando cada vez mais, as ruas sao cheias de buraco, meu peugeot ta se rebentando todo aqui, comprei ele e ja quero uma caminhonete, quem for de Manaus vai entender o que estou falando. Alugueis CAROS, CASA e CARROS CAROS, aqui velho, to quase pra xingar ja, e olha que eu nasci aqui. Meu irmao ta feliz da vida la em Curitiba, ele ate falou pra eu ir pra la, mas nao posso passei num concurso aqui da cidade, o unico tipo de emprego que presta aqui são os empregos publicos FEDERAIS e alguns Estaduais. Cara, vo parar de escrever que ja to quase quebrando o teclado e xorando ‘-’.

[quote=giovanni_dalfre]Opa então eu vi seu link, mas é de 2005.
Aqui tem um link de 2012:
http://www.firjan.org.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=2C908CEC3B4DD6E3013B6112EFCA56E4

“Ranking IFDM”.

Achei bem interessante a pesquisa. Ela é baseada em Emprego & Renda, Educação e Saúde.[/quote]

Beleza giovanni, vou ver esse, valeu!

Fora que aqui no ramo de tecnologia é ruim d+++, nao tem Caelum aqui, nao tem essas escolas renomadas de capacitacao, AAAAAaaaaaahhhhhhhhhhhhhhh

¬¬

Hehehe, não sei se vale tanto a pena!
Mas valeu a dica victor.

Hehe…

No Rio realmente tem áreas que são muito perigosas, outras nem tanto. Acho que já foi pior, inclusive. No geral aqui é bom de viver, sem falar que é lindo.

Tem boas oportunidades de emprego, bons salarios também… se você quiser trabalhar na area de software voltado pra indústria, por exemplo, vai bombar nos próximos anos devido a exploração do pré-sal. Muita exploração => Muitos projetos => Muita demanda de software.

[quote=rof20004]Meu irmao saiu aqui de Manaus e foi pra Curitiba, e de la ele nao quer mais sair, hehehehe.

Cara, qualquer lugar (quase ne) e melhor que Manaus, nao estou sendo pessimista, mas sim realista, aqui e dificil arrumar emprego, custo de vida é ALTISSIMO, as empresas que vendem mercadorias sao exageradas, 1kg de feijao 8 reais, a terceira ou quarta cesta basica mais cara do brasil é aqui. A pior e mais cara internet do brasil é aqui. Os politicos aqui se aproveitam do dinheiro publico, visto que aqui a fiscalizacao e baixa, acho que devido a distancia do distrito, talvez. O transito é ate calmo se comparado com sao paulo, mas ta piorando cada vez mais, as ruas sao cheias de buraco, meu peugeot ta se rebentando todo aqui, comprei ele e ja quero uma caminhonete, quem for de Manaus vai entender o que estou falando. Alugueis CAROS, CASA e CARROS CAROS, aqui velho, to quase pra xingar ja, e olha que eu nasci aqui. Meu irmao ta feliz da vida la em Curitiba, ele ate falou pra eu ir pra la, mas nao posso passei num concurso aqui da cidade, o unico tipo de emprego que presta aqui é os empregos publicos FEDERAIS e alguns Estaduais. Cara, vo parar de escrever que ja to quase quebrando o teclado e xorando ‘-’.[/quote]

Opa rof20004, obrigadão pelas dicas, vou pensar bem se vale a pena ir para Manaus. Agora não tive como não achar engraçado o final do seu texto “Cara, vo parar de escrever que ja to quase quebrando o teclado e xorando”, hehehe, parece eu as vezes me lamentando por minha cidade.

Mas boa sorte pra ti, que as coisas melhorem por aí!

[quote=rof20004]Fora que aqui no ramo de tecnologia é ruim d+++, nao tem Caelum aqui, nao tem essas escolas renomadas de capacitacao, AAAAAaaaaaahhhhhhhhhhhhhhh

¬¬[/quote]Na boa? Aprende o básico em uma empresa mais ou menos e depois parte pros livros. :lol: :lol: :lol:

Até hoje nunca fui em uma Caelum ou Global da vida e eu já aprendi fazer if! :lol: :lol: :lol:

Mas valeu a dica victor.[/quote]É exagero… -_-’’

[quote=Hebert Coelho][quote=rof20004]Fora que aqui no ramo de tecnologia é ruim d+++, nao tem Caelum aqui, nao tem essas escolas renomadas de capacitacao, AAAAAaaaaaahhhhhhhhhhhhhhh

¬¬[/quote]Na boa? Aprende o básico em uma empresa mais ou menos e depois parte pros livros. :lol: :lol: :lol:

Até hoje nunca fui em uma Caelum ou Global da vida e eu já aprendi fazer if! :lol: :lol: :lol: [/quote]

Eu trabalho na area, sou concursado, so tenho eniso medio, e nunca fiz curso de nada, aprendi tudo sozinho, nos googles da vida, mas achei importante informar o autor do topico, talvez fosse importante pra ele saber isso, e tb acho ruim nao ter escolas desse tipo aqui.

Caraca, galera participativa mesmo.
Estou vendo que valeu a pensa postar aqui no fórum!!!

[quote=victormagno][quote]

victormagno wrote:Aqui no Rio de Janeiro, tem muito mar pra você... na mesma proporção tem assaltos e sequestros relâmpago.. ta brabo!

não exagera… -_-’’
[/quote]

Hehe…

No Rio realmente tem áreas que são muito perigosas, outras nem tanto. Acho que já foi pior, inclusive. No geral aqui é bom de viver, sem falar que é lindo.

Tem boas oportunidades de emprego, bons salarios também… se você quiser trabalhar na area de software voltado pra indústria, por exemplo, vai bombar nos próximos anos devido a exploração do pré-sal. Muita exploração => Muitos projetos => Muita demanda de software.[/quote]

Opa, interessante isso.
Sabe quanto estão pagando para um programador jr ou pleno?
É possível morar perto do trabalho?
Quanto sai ± um aluguel de um apartamento pequeno por aí?

Abraços

No Rio como na maioria dos estados o maior numero de oportunidades se concentra na capital… Não sei de onde você é… mas costuma ser um pouco traumático pra quem mora no sul ir pra uma cidade como o Rio devido a qualidade de vida… Mas quem supera essa fase não costuma voltar tao cedo pro sul pela ‘desvalorização’ do profissional na volta…

[quote=aprendiz.devel]Boa dica Xmio. Tive a oportunidade de trabalhar em uma cidade de outro país com muito congestionamento e estresse. Pagavam razoavelmente bem comparado a outras empresas, mas vou te dizer, comecei a valorizar mais a qualidade de vida. De qualquer forma, não descarto essas oportunidades. Não conheço muito bem SP e RJ, acredito que nelas existam também bons lugares para trabalhar, tu sugere alguma cidade?

[quote=Xmio]Tem que priorizar suas escolhas…

Se você busca qualidade de vida com custo de vida mais acessível eu recomendaria SC e RS… Porem a valorização do profissional e os bons salários só vem com tempo de casa(e ainda vai depender da empresa)…

Agora se você quer ser imediatamente valorizado e receber bons salários(tem que ter bala na agulha) sem se importar com a qualidade de vida e em pagar um pouco mais pra viver eu recomendaria SP e RJ…[/quote][/quote]

Mas valeu a dica victor.[/quote]É exagero… -_-’’[/quote]

Humm, tu é do RJ Hebert?

E so olhar a imagemzinha dele, olha a cara de galeroso, olhos fechados, capim na boca… hehehehehehe brincadeira herbert =D

Mas valeu a dica victor.[/quote]É exagero… -_-’’[/quote]

Humm, tu é do RJ Hebert?[/quote]Uhum.

Aqui tudo é caro pacas.

Mas tem muuuuuuito salário bom! .

Segurança tá bem melhor que antes. Não conheço ninguem que tenha sofrido sequestro relâmpago, e assalto ouço falar esporadicamente.
Graças a Deus, em 5 anos aqui não fui assaltado. =D

[quote=Xmio]No Rio como na maioria dos estados o maior numero de oportunidades se concentra na capital… Não sei de onde você é… mas costuma ser um pouco traumático pra quem mora no sul ir pra uma cidade como o Rio devido a qualidade de vida… Mas quem supera essa fase não costuma voltar tao cedo pro sul pela ‘desvalorização’ do profissional na volta…

[quote=aprendiz.devel]Boa dica Xmio. Tive a oportunidade de trabalhar em uma cidade de outro país com muito congestionamento e estresse. Pagavam razoavelmente bem comparado a outras empresas, mas vou te dizer, comecei a valorizar mais a qualidade de vida. De qualquer forma, não descarto essas oportunidades. Não conheço muito bem SP e RJ, acredito que nelas existam também bons lugares para trabalhar, tu sugere alguma cidade?

[quote=Xmio]Tem que priorizar suas escolhas…

Se você busca qualidade de vida com custo de vida mais acessível eu recomendaria SC e RS… Porem a valorização do profissional e os bons salários só vem com tempo de casa(e ainda vai depender da empresa)…

Agora se você quer ser imediatamente valorizado e receber bons salários(tem que ter bala na agulha) sem se importar com a qualidade de vida e em pagar um pouco mais pra viver eu recomendaria SP e RJ…[/quote][/quote][/quote]

Pois é Xmio,

Até parece que isso virou rotina em algumas cidades do Sul, é impressionante como desvalorizam os profissionais de TI. Algumas cidades existe até cartel de salários, isso acaba com o valor do profissional, floripa reclamam muito disso. Vou considerar RJ e SP sim, aproveitar que ainda não tenho filhos, quem sabe né…

cidades que eu levaria em consideração pela qualidade de vida… e que tem várias empresas de software
blumenau e joinville… por serem próximas ao litoral de sc.
caxias do sul… na serra gaucha