Melhor palm para java ou melhor sistema operacional para j2me

Ae galera, como não tenho absolutamente nenhuma experiência com J2ME a não ser alguns formulários bem simples utilizando o pacote do NetBeans 5.5.1, gostaria da opinião de vocês, éo seguinte:

Hoje tenho que produzir uma aplicação para Palm estilo IBGE de cadastro de pessoas só que mais simples, para a empresa que trabalho, entao neste mês vamos comprar os aparelhos, então vieram algumas questões:

• Qual o melhor Palm (CUSTO x BENEFICIO) para J2ME ???
  • Qual o melhor sistema operacional para J2ME ???

Sei que é difícil escolher … gosto é muito relativo, mais gostaria de contar co a opinião de vocês …

Vi muitos relatos sobre o ZIRE 72 o que vocês acham???

abraço a todos … :oops:

Bom aqui na empresa em que trabalho fiz um sistema para palmOS (Sistema operacional do zire e dos treo 650 pra baixo, e outros)… e roda perfeitamente… os nossos clientes estão utilizando hoje os treo (Smartphone) e alguns que usam zire. So que Java ME tem que cuidar muito a quantidade de processamento e memória utilizada… se liga nesses dois ítens… Além disso para palmOS tem JVM free…

Nunca experimentei implementar para Windows Mobile…e não se se a JVM é free… mas vou dar uma pesquisada e fazer uns testes pra ver.

leopoldof valeu … você conhece esse superwaba … dizem que facilita … não sei nem se eé pago ou se é bom estou ainda fz minhas pesquisas e estudando …

valeu

Bom…eu mecho com java mesmo…uma vez dei uma lida sobre esse superwaba…
Pelo que sei ele é free e sua sintaxe é parecida com a do java… acho que utiliza também uma VM como o java… Mas não me aprofundei muito no assunto… Compare as duas e veja qual vc acha melhor… Eu preferi Java ME

O SuperWaba ou SW como é chamado, é pago,
é uma subscrição anual, algo em torno de 1200 por ano
que te dá direito a atualizações, suporte etc
ele possui também uma versão “Comunitária”.
Não trabalho profissionalmente com o SW mas pelo que vi e testei é muito bom
ele possui um banco de dados próprio também, o LiteBase
isso facilita pois com ele é possível executar comandos SQL.
E tem mais, é um projeto brasileiro.
Bom, até onde sei ele é multi-plataforma, roda em Symbian, PalmOS e windows CE ou Windows móbile
pelo que sei é isso.

[]´s

Juliano Matias