Melhor forma para aprender desenvolvimento Web

Gostaria de sabe qual seria a melhor forma para aprender a ser um desenvolvedor web, Por que estou na duvida se eu aprendo com livro ou paga um curso online ou então fazer um curso técnico informatica para internet ?
Qual seria a melhor forma para aprender, por que sinceramente não sei qual método de ensino seguir para poder me desenvolver.

Depende de quais tecnologias precisa aprender. Se pesquisar no YouTube vai encontrar bons cursos gratuitos. No geral é pesquisar por curso + a tecnologia que precisa estudar.

1 curtida

Ei, Kronen. Beleza?

Essa dúvida é extremamente comum entre as pessoas que estão começando na carreira como desenvolvedor. Para o desenvolvimento web, você terá três caminhos para se escolher, ser um front-end, back-end ou fullstack.

Independente de qual você escolher, a base principal é aprender antes de tudo a lógica de programação. Depois de já ter consolidado bem a lógica você vai partir para um dos caminhos.
É importante frisar que uma base bem consolidada vai influenciar muito com todo o resto do seu aprendizado.

O desenvolvedor front-end é a pessoa responsável por cuidar da parte que o usuário vê e tem contato, então para isso é necessário que você aprenda HTML, CSS e Javascript.

O desenvolvedor back-end é a pessoa responsável por da vida a aplicação que foi criada pelo front-end, no back é onde todas as regras de negócio, conexão com o banco e funcionalidades acontecem… essa parte o usuário não vê. Para isso, você vai precisar aprender uma linguagem de programação que mexe com back, temos vários exemplos: Javascript, PHP, Ruby, Elixir, Java…, além da linguagem de programação o backend tem que saber mexer com banco de dados, então estudar SQL é extremamente necessário.

O desenvolvedor fullstack é o cara que faz os dois, tanto o back quanto o front. Porém, para chegar nesse patamar é importante da um passo de cada vez e respeitar o seu nível.

A prática é o segredo de se ter um desenvolvimento bom nos estudos. Errar é normal e bugs sempre aparecem. Tenha paciencia e taca-lhe pau no carrinho.

Recomendo o canal do Gustavo Guanabara para começar… tem vários cursos com uma didática muito boa e grátis.

Espero ter ajudado :slight_smile:

1 curtida