estou começando um sistema web e preciso encontrar uma forma de fazer o controle de usuário. Qual a melhor forma de fazer isso? Li algumas coisas sobre sessions mas, como sou novato no assunto, gostaria que vocês me indicassem outras abordagens para o assunto. Grato.
geralmente o framework MVC já disponibiliza algum tipo de comtrole, mais caso queira fazer na unha, eu colocaria um objeto User na session e no dercorrer do meu código verificaria se o objeto está na session (ou seja, se o cara está logado).
Existe também a questão do controle de acesso, não baste simplesmente o usuário estar logado, ele tem que ter acesso específico a partes do sistema…
em Servlets usaria um filtro pra controlar isso pra mim,
no mentawai um Filter e no Vraptor um interceptor…
Mais procura aí que seu framework MVC já implementa alguma coisa do tipo…
olha cara eu acho que o ideal é vc usar struts, eu também estou iniciando em j2ee e me fiz a mesma pergunta, cara vai por esse caminho e vc terá um bom rendimento, qualquer coisa estou a disposição !!!
Se está a diposição, explique como o Struts ajudaria na forma de controle do usuário. De minha parte vou logo dizendo que não tenho a menor idéia de como o Struts poderia ajudar mais do que qualquer outro framework MVC neste quesito.
Olha Luca, eu resolvi utilizar struts pela simplicidade de trabalhar utilizando MVC, porque ele tem tudo pronto na sua mão, basta saber configura-lo e vc pode usar sessão na maior facilidade.
Eu deu uma olhada em JSF e outros frameworks mais me identifiquei mais com struts, sei lá, ai é uma coisa que irá partir de vc, mais como te falei, se vc quer partir pelo struts creio que é a melhor solução
[quote=diogoprosoft]Olha Luca, eu resolvi utilizar struts pela simplicidade de trabalhar utilizando MVC, porque ele tem tudo pronto na sua mão, basta saber configura-lo e vc pode usar sessão na maior facilidade.
Eu deu uma olhada em JSF e outros frameworks mais me identifiquei mais com struts, sei lá, ai é uma coisa que irá partir de vc, mais como te falei, se vc quer partir pelo struts creio que é a melhor solução[/quote]
Por favor explique como usa Struts com o assunto deste tópico. Há outros frameworks que ajudam na solução deste problema mas não sei como você usa o Struts para isto.
[b]Aproveitando o tópico por favor eu queria fazer a mesma coisa, estou usando o JSF e também não sei como fazer isso da melhor forma, pois no JSF não tenho a menor idéia de como fazer,
E outra pergunta: Posso integrar o controle de usuários do RealmTomcat á uma aplicação JSF?