Melhor API para jogos 2D e 3D realizados em Java

Olá galera, na opinião de vocês qual a melhor API (biblioteca) para jogos 2D feitos em Java? E para jogos 3D feitos em Java?

Desde já agradeço.

2D - Slick2D
3D - JMonkeyEngine

Tem várias nesse fórum da Unidev.

Valeu

Vlw jaboot. =)

Agradeceria se outras pessoas também dessem suas opiniões.

Essas APIs que auxiliam no desenvolvimento de jogos podem ser usadas em conjunto com os recursos de rede já existentes no java? Para a criação de um MMO por exemplo.

Para 3D indico a JMonkeyEngine mesmo.

Voce vai usa-las dentro do seu programa Java, então voce tem acesso a toda a API incluindo IO para suporte a redes.

Se voce está aprendendo a desenvolver jogos, podia dar uma passadinha em Ponto V! para ver mais sobre o assunto.

[quote=Marky.Vasconcelos]Se voce está aprendendo a desenvolver jogos, podia dar uma passadinha em Ponto V! para ver mais sobre o assunto.[/quote] Ou na própria Unidev. O fórum de lá não é tão movimentado, mas o pessoal manja. E se quiser fazer em Java, melhor ainda.

Se você estiver interessado em fazer jogos, comece pelo mais fácil - 2d. Crie uma tela, pinte um quadrado, mude suas cores… enfim, entenda como a coisa funciona.

O André Santée, um dos criadores da Unidev é também um autores de artigos do Ponto V! O anuncio da Game Space Lib 2.0 foi feito lá no portal.
Outra opção de fórum é a PDJ.

Obrigado pelas dicas amigos… =)

Com Java e suas devidas bibliotecas é possível realizar QUALQUER jogo em 2D?

É possível fazer as coisas descritas nos itens abaixo?

1 - Carregamento de imagens de arquivos para a memória.
2 - Renderização das imagens que estão armazenadas na memória.
3 - Renderização de um pedaço (tile) de uma imagem que está armazenada na memória.
4 - Alterar as cores dos pixels das imagens armazenadas na memória. Por exemplo: trocar todos os pixels de cor vermelha (255,0,0) para pixels de cor azul (0,0,255).
5 - Renderização das imagens que estão armazenadas na memória, definindo para elas uma cor transparente.
6 - Renderização de textos (labels), em diferentes tamanhos, fontes e cores.
7 - Renderização de objetos GUI. Caixas de texto, botões, listas, etc… (A possibilidade também de se criar os seus próprios componentes GUI)
8 - Implementação de scrolling (movimentação da tela). Por exemplo, quando um personagem se mover, a tela também se move para mostrar os elementos do mapa que não estavam visíveis, ou seja, a tela acompanha o personagem.
9 - Eventos do mouse e do teclado.
10 - Possibilidade de alterar a tela do jogo para o modo full screen.
11 - Executar sons de arquivos.
12 - Manipulação de sockets, para conexão clientes/servidor.
13 - Renderizar imagens em diferentes tamanhos e ângulos.

sim para todas essas perguntas ae…

kra… como falaram ali em cima, leia o forum do Ponto V do Vini… explica o funcionamento direitinho de um jogo em java 2D alem de dar uma explicação legal sobre imagens…

ateh onde sei é possivel fazer qualquer jogo 2D sim mas veja la neh… fazer um jogo complexo sozinho em Java 2D leva muito tempo e conhecimento…

gabriellost, se você tem o java web start instalado aí, veja:
Este jogo
Esse gerador de particulas

E vc vai ter uma idéia do que o Java2D é capaz.

ViniGodoy, interessante o gerador de partículas. =)

O Java2D é mais poderoso que o Slick2D? Ambas podem ser usadas em um mesmo projeto? Se sim, isso seria recomendável?

[quote=gabrielost]ViniGodoy, interessante o gerador de partículas. =)

O Java2D é mais poderoso que o Slick2D? Ambas podem ser usadas em um mesmo projeto? Se sim, isso seria recomendável?[/quote]

O Slick2D é uma engine, o Java2D é onde voce desenha.

E também como exemplo de Java2D, não poderia faltar esse TDGame que fiz também.

Vlw pelas dicas galera… =)

Então uma combinação bastante eficiente e suficiente para fazer tudo que citei anteriormente nos 13 itens poderia ser Java2D+Slick2D?

Na listagem que fiz em uma das mensagens anteriores esqueci de mencionar o uso de partículas. Com a combinação Java2D+Slick2D isso é possível?

\o

java 2d eh o q vc usa no slick2d entende… nao sao 2 coisas distintas nao… =)

Gostaria da opinião de vocês quanto a uma boa IDE para a criação de jogos em Java utilizando o Java2D. Uma IDE que de alguma forma agilize e facilite de muitas maniras o desenvolvimento dos jogos. =)