Matriz organizando cada linha de acordo com um curso

Eu tenho um trabalho de escola onde preciso criar uma matriz para alunos mas cada linha precisa ser definida para alunos de certo curso irem direto pra ela, aqui em baixo esta a questão:

Crie uma matriz contendo 5 linhas e 50 colunas, onde cada linha deverá controlar alunos de um determinado curso, e cada aluno deverá ser amazenado em uma coluna.

• O sistema deverá conter uma opção que permita inserir alunos, os alunos inseridos deverão ser inseridos na matriz em sua linha correspondente, ou seja, se por exemplo a linha 1 corresponder a alunos do curso de CC, todos alunos de CC deverão ser inseridos nesta linha. É importante que o sistema controle essa inserção automaticamente.

Eu gostaria de saber como eu faço essa separação por curso colocando cada um em sua respectiva linha?

Simbologia.

Um porém, procure dar significado as suas variáveis, para que elas te digam o que são, pois embora exista um padrão de comunicação com a máquina, lembre do padrão de comunicação humano em sua codificação.

Ex. CIENCIAS_DA_COMPUTACAO = 1, NOVO_CADASTRO = 2 é melhor que CC = 1, NC = 2.

Ex.:

import java.util.Arrays;
import javax.swing.JOptionPane;

public class Teste {

private static final int CURSO_CULINARIA = 0, CURSO_RADIALISTA = 1;

public static void main(String[] args) {
        String[][] curso = new String[3][5];
        int totalVagas = curso[CURSO_RADIALISTA].length;

for (int vaga = 0; vaga < totalVagas; vaga++) {

if (curso[CURSO_RADIALISTA]/*na posicao */[vaga] == null) {
                String nomeAluno = JOptionPane.showInputDialog("Informe o nome do aluno");
                if (nomeAluno != null) {
                    curso[CURSO_RADIALISTA][vaga] = nomeAluno;
                    JOptionPane.showMessageDialog(null, "Aluno: "+nomeAluno+" cadastrado");
                }
                break;//encontrou uma vaga, encerra o laço
            }
        }
        Arrays.stream(curso).forEach(alunos -> System.out.println(Arrays.toString(alunos)));
    }
}

O que eu espero passar, é a simbologia, não a codificação de exemplo.

Exemplo: qual a diferença entre um tabuleiro de Damas e um de Xadrez.
R.: nenhuma se o tabuleiro for o mesmo, mas o uso pode ser diferente.

Dessa forma, procure dar significado as coisas, vide a Cifra de César: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cifra_de_César

Emborara eu tenha usado números constantes neste exemplo, o melhor seria uma enum, caso eu precisasse dessa informação em outra classe.

Tente codificar o resto e mostre onde possa estar tendo dificuldade, postando inclusive o que tenha feito.

Té+