Matriz com <rich:dataTable>

pessoal,

Quero montar uma matriz em uma página e pensei fazer isso usando um rich:dataTable.

O negócio é que para essa matriz, tanto o número de colunas como o de linhas é variável.

Achei um post aqui do fórum dizendo como fazer isso para um número variável de colunas, mas como resolver o de linhas?

rich:dataTable + rich:subTable??

usa o rich:datatable e tenta colocar um a4j:repeat para os rich:column

++ editado ++

alias, esquece :slight_smile: tenta fazer soh com 2 a4j:repeat acho q fica melhor

o post que eu vi é esse aqui:
http://www.guj.com.br/posts/list/35282.java

mas basicamente estou pensando em uma estrutura de repetição usando um DataModel para gerar as colunas dinamicamente (como descrito no post) e outro para gerar as linhas.

minha idéia inicial para montar a tabela é essa na página:

<a4j:outputPanel> <rich:dataTable var="mechOut" value="#{anamanMatrixMB.mechanicOutput}"> <f:facet name="header"> <rich:columnGroup> <c:forEach var="#{mechOut}"> <rich:column> <h:outputLabel value="#{mechOut.rowCount}" /> </rich:column> </c:forEach> <rich:column> <h:outputLabel value="Soma" /> </rich:column> <rich:column> <h:outputLabel value="Média" /> </rich:column> </rich:columnGroup> </f:facet> <rich:subTable value="#{anamanMatrixMB.equipmentOutput}" var="#{eOut}"> <c:forEach items="#{mechOut.rowCount}"> <rich:column> <h:inputHidden value="#{eOut.getIdEquipment}" /> <h:inputHidden value="#{mechOut.getIdOutput}" /> <rich:inplaceSelect defaultLabel="..." valueChangeListener="" immediate="true" > <f:selectItem itemLabel="0" itemValue="0" /> <f:selectItem itemLabel="5" itemValue="5" /> <f:selectItem itemLabel="10" itemValue="10" /> </rich:inplaceSelect> </rich:column> </c:forEach> <rich:column> <h:outputText value="#{Método do ManagedBean que retorna a soma}" /> </rich:column> <rich:column> <h:outputText value="#{Método do ManagedBean que retorna a média}" /> </rich:column> </rich:subTable> </rich:dataTable> </a4j:outputPanel>

a idéia eh justamente essa, só que em vez de c:forEach seria a4j:repeat