Olá…
Galera alguém ai tem um link ou tutorial explicando sobre teste de software, bem teórico mesmo.
Valeu a atenção…
8)
Olá…
Galera alguém ai tem um link ou tutorial explicando sobre teste de software, bem teórico mesmo.
Valeu a atenção…
8)
Eu trabalhei com testes em 2 empresas por quase 5 anos ao todo e posso dizer que a maioria dos textos por ai são muito pobres no que diz respeito a testes.
Muitos textos são feitos sob ótica waterfall ou semi-waterfall, onde o testador segue um documento muito mediovagel (clique no botão 1 e insira o texto X, resultado esperado: Falha).
O primeiro ponto sobre testes é a reprodutibilidade do mesmo: existem certas ações que ninguem espera num software (travamento, mensagens loucas, etc), mesmo assim vc precisa validar as regras de negócio e todos os fluxos possiveis, lembrando que testar não significa que o software está livre de bugs (testar só encontra problema, não garante que eles não estejam lá). Se uma inconsistência é detectada vc precisa garantir que sempre que determinada condição foi atingida (conjuntos de valores nos campos, entrar na tela de uma determinada forma, ter exatos 101 registros no banco) o erro ocorre: isso facilita enormemente o trabalho de correção do mesmo.
Tendo isso na cabeça, separe o blablabla do que é importante nas suas pesquisas. Siga estes conselhos:
http://blog.fragmental.com.br/2008/03/24/testadores-ageis/
O que faz a diferença no processo de desenvolvimento é a dedicação do time com a qualidade (o que pode ser visto na adoção de testes unitários, por exemplo). Se os programadores tem orgulho de desenvolver uma tela onde vc testou por HORAS e não achou nenhum bug cabeludo (normalmente é “hi esse css ta esquisito” ou “ah, com caractere especiais malucos ou tags html a tela explode, mas ninguem que usa essa tela fará isso ou sera sumariamente demitida”) ou vc testou com má vontade ou o time se protege de todas as formas contra erros. Provavelmente vc conversa com o time quando o caso é o segundo, pois desenvolvedor nem sempre sabe testar direito então vão ver contigo o que mais eles podem fazer.
Lembrando que por mais dedicada q uma equipe pode ser, alguma coisa eles vão esquecer. Minha visão é que o teste é complementar ao desenvolvimento e não acredito em metodologias em cascata ou coisa parecida, onde são tarefas TOTALMENTE desacopladas e cheias de documentos pra lá e pra cá (onde geralmente alguem quer se proteger colocando a culpa em outra pessoa).
Ah sim, ferramenta de teste com next, next, finish (ou record/playback) é conversa pra boi dormir se vc não sabe como programar. Automação de teste pode ser feita até com curl/shell script (e fica ANIMAL).
[quote=peczenyj]Eu trabalhei com testes em 2 empresas por quase 5 anos ao todo e posso dizer que a maioria dos textos por ai são muito pobres no que diz respeito a testes.
…
[/quote]
Mas tem muita coisa boa também. Dois pontos de partida interessantes são:
http://www.testingeducation.org/
http://www.testingspot.net/
No entanto, concordo com o peczenyj em que tem muito texto ruim por ai. Como quase
tudo na nossa área, não existe um consenso amplo sobre o certo e o errado.
Se está procurando um texto mais enxuto que represente um “corpo de conhecimento”,
infelizmente não sei onde achar. Trabalho com testes há vários anos e ainda não
encontrei um que possa recomendar.
A área de testes é muito ampla, e mesmo lendo, e pesquisando, e implementando, e escrevendo
material de treinamento tenho a impressão de que o buraco daquilo que não conheço é cada vez
maior.
Eu sei que não foi a intenção de quem perguntou, mas eu percebi a pergunta +ou- como:
Quero aprender medicina, tem um tutorial por ai ?
Jorge
Puxa! Um colega de profissão!
Talvez um bom ponto de partida seja esse:
"The Art of Software Testing"
http://books.google.com.br/books?id=tzI4S5x5smkC&dq=The+Art+of+Software+Testing+&pg=PP1&ots=S5lQ4NnEiO&sig=tMi3gvL-k5vjRi4V7KDfqX0u83Q&hl=pt-BR&sa=X&oi=book_result&resnum=1&ct=result#PPA123,M1
[quote=bsatrianim]Olá…
Valeu a atenção…
8) [/quote]
Uma boa pedida é Test-Driven: TDD and Acceptance TDD for Java Developers (Lasse Koskela, Manning, 2007), mescla bastante bem conteúdo teórico com abordagens práticas. Altamente recomendável. Porém, não é um livro teórico sobre testes de software em geral, mas especificamente sobre TDD.