Maratona de Programação

O que é?

Quem compete?

Um time representa uma instituição de ensino. Para efetuar a inscrição o time deverá ter um representante da instituição a que os alunos pertencem, e a instituição deverá se cadastar como uma sede da primeira fase da Maratona até 30 de abril.

PS: Cada instituição pode inscrever vários times.

A primeira fase será 17 de setembro de 2011, será uma fase eliminatoria.
A final brasileira será dias 4 e 5 de novembro de 2011

Será um grande evento e muito interessante que aqueles que tenham oportunidade participem, além de adquirir conhecimentos e um ótimo lugar para networks.

Segue o site da competição:
http://maratona.ime.usp.br/

Olha, você citou uma questão muito interessante. Vou fazer algumas perguntas:

Quais linguagens estão disponíveis para uso na maratona?

Se c e java estão inclusas, mais uma pergunta:

É justo alguém usar um framework como o da linguagem java contra uma linguagem de médio nível como c, onde não se tem nem mesmo uma classe que encapsula uma string?

Já vi programador usando linguagem c que consegue resolver problemas muito mais complexos que outros usando linguagens de alto nível. Mas ainda existe uma diferença com relação a recursos utilizados(classes, objetos, enfim um framework todo).

Qual é a metodologia para se avaliar um programador c vs um java?

Ou seja, sem frameworks.

A questão por escolher Java ou C quando participávamos na maioria das vezes se encaixava em um dos critérios: se a necessidade fosse por velocidade era C ou se fosse por estruturas de dados complexas, era Java. O C++ seria mais ou menos um meio termo entre as duas.

[]'s

Beleza?

O meu professor era coordenador das olimpiadas de Santos, o pessoal da minha faculdade se arriscou mas acabou dando ITA pela centésima vez.

[]'s

Além do empenho dos alunos também é preciso apoio da faculdade. Na que me formei nem o projeto existe mais, tudo por falta de apoio. Quem saiba convença meus alunos a participar dessa :smiley:

sempre participei e indico fortemente. consolidei muita coisa de estruturas, grafos e algoritmos durante as provas. e meu irmao, que foi mais longe, participou dos mundiais no Canada e no Japao… aí sim! :slight_smile:

Legal :smiley:

Sem contar que é mt bem visto pelas empresas. Nem precisa ir pra final e tal, só de participar já conta bastante
Eu tb participei de algumas e recomendo, além de ser super divertido, vc aprende mt.

Oi,

Realmente é uma ótima oportunidade e muito bem visto, como já foi dito. Porém tem algumas regras que devem ser respeitadas, quando vi o tópico lembrei que quando quis participar não pude, ja tinha passado da idade rsrs… :stuck_out_tongue:

Um time é elegível se todos os seus membros satisfizerem a condição abaixo:

cada competidor, antes desta competição, pode ter participado de no máximo uma final mundial do concurso da ACM, de no máximo 4 (quatro) regionais sul-americanas do concurso (ou seja, da Maratona de Programação) e deve ter iniciado seus estudos universitários no ano de 2007 ou anos posteriores (a contar do início do primeiro curso universitário do aluno), ou ter nascido em 1988 ou anos posteriores. 

Assim, por exemplo, se você iniciou seu primeiro curso superior em 2007, pode participar, mesmo que tenha nascido em 1980. Outro exemplo, se você nasceu em 1988 é pode participar, mesmo tendo iniciado sua graduação em 2004.

Apresentamos abaixo novamente as regras, agora em forma de um “programa” para verificar se o competidor é ou não elegível:

[regras de participação]
se
o competidor já participou de duas finais mundiais, ele não é elegível

se
o competidor já participou de cinco regionais, ele não é elegível

[período de elegibilidade]
se o competidor iniciou seus estudos universitários no ano 2006 ou anos anteriores E o competidor nasceu em 1987 ou anos anteriores), ele não é elegível;

caso contrário, o competidor é elegível.

Como assim havia passado da idade? Você pode ter nascido em qualquer ano, desde que tenha iniciado o curso há pouco tempo. E não tenha feito outro curso superior.

Recomendo o br.spoj.pl para se preparar. Participar da maratona vale muito a pena. ++

[quote=RafaelViana][quote=Anime]
Assim, por exemplo, se você iniciou seu primeiro curso superior em 2007, pode participar, mesmo que tenha nascido em 1980. Outro exemplo, se você nasceu em 1988 é pode participar, mesmo tendo iniciado sua graduação em 2004.
[/quote]

Como assim havia passado da idade? Você pode ter nascido em qualquer ano, desde que tenha iniciado o curso há pouco tempo. E não tenha feito outro curso superior.[/quote]

se o competidor iniciou seus estudos universitários no ano 2006 ou anos anteriores E o competidor nasceu em 1987 ou anos anteriores), ele não é elegível;

Na verdade não sei se é a mesma maratona,por que era para universitários e estudantes de cursos técnicos, mas quem tinha nascido antes de 1987, não poderia participar…

[quote=Anime]

caso contrário, o competidor é elegível. [/quote]

Não sou elegível… =/

[quote=asaudate][quote=Anime]

caso contrário, o competidor é elegível. [/quote]

Não sou elegível… =/[/quote]

Ahh… Que pena… :stuck_out_tongue:

[quote=Marky.Vasconcelos][quote=Formato do concurso]

Na final brasileira os programas deverão ser feitos em C, C++ ou Java.

Entretanto, não poderão fazer uso de material armazenado em meio magnético ou ter acesso à Internet durante a competição.
[/quote]

Ou seja, sem frameworks. [/quote]

Opa, não digo isso. Java já tem todo o seu encapsulado nas suas classes. Como c é uma linguagem de médio nível não possui as facilidades do java.

[quote=Adelar]A questão por escolher Java ou C quando participávamos na maioria das vezes se encaixava em um dos critérios: se a necessidade fosse por velocidade era C ou se fosse por estruturas de dados complexas, era Java. O C++ seria mais ou menos um meio termo entre as duas.

[]'s[/quote]
C++ tem o mesmo nível da Java.

Mesmo assim não é tão justo não. O hotspot tem o jit para otimizar o código. Ou seja, pode ser 3 programadores x 1 programador se contar desempenho. Não estou criticando o evento não, é que sempre tive curiosidade de entender por que a competição não usa linguagens do mesmo nível. Ex:

C++ vs Java;
Java vs C#;
Java vs ObjectPascal;
python x ruby;

Digo isso porque já participei de algumas (á alguns bons anos) e ninguém da coordenação conseguiu me explicar isso.

[quote=wellington.nogueira]Já participei da maratona e, se você não tiver com os conhecimentos de algorítmos BEM consolidado, acaba não andando na prova.

Quando competimos, utilizamos linguagem C e numa das provas tivemos trabalho pois estávamos com o programa correto mas não era performático suficiente :expressionless: quando notamos o “problema”, não havia tempo hábil para acertar o código…

Apenas para sanar dúvidas quanto a uma competição que permite usar C ou Java (acho que C++ era permitida também), o programa passa por uma bateria de testes que deve ser diferenciado para cada linguagem e ganha quem resolver mais exercícios no menor tempo.

Um outro site interessante para a preparação é o USACO http://ace.delos.com/usacogate . Este é em inglês e tem um formato similar ao da maratona.[/quote]

Então, isso faz mais sentido. Não pode ser usada como métrica somente a solução do problema, mas sim como ele foi resolvido. Dessa forma a competição toma outra característica.

Eu vou participar esse ano.

Fiquei feliz pra caramba por ter recebido o convite do coordenador do curso para integrar a equipe da Faculdade. Pra mim, que estou terminando o curso agora no meio do ano, vai ser uma experiência interessante.

Alguém aí que já tenha participado tem alguma dica sobre o que estudar, ou pode contar um pouco sobre a experiência?

Jovem,

Gostaria de saber o motivo pelo qual você publicou está noticia como fosse sua. Sendo que eu enviei a mesma ontem e estava aguardando a aprovação da moderação.
Isso não me afeta mas um tanto inseguro e desonesto, acredito nas regras do foruns e que deve servir para todos.

“Dê credito a quem é de crédito”
[color=red]
ISSO É PIOR DO QUE CENSURA É PLÁGIO.[/color][size=24] [/size]

sem mais