Estou pensando em instalar uma distribuição leve do linux e colocar nele uma máquina virtual Windows para estudar, testar sistemas entre outras coisas, e a máquina linux ficar praticamente intocada até porque não conheço nada em linux, seria até divertido conhecer linux
mas em fim, é bom rodar tudo em uma máquina virtual, talvez até fazendo uma máquina virtual para cada coisa
ex. uma para acessar a internet, outra pra estudar a linguagem, outra pra jogar etc
a máquina perderia seu potencial, ou não teria tanta perda de desempenho, claro, contando que vai ficar uma máquina aberta de cada vez
to com 1 tb, e memória ta meio fraco ainda 2gb, processador acho que é 4 núcleos
o que vocês acham?
Dica: programar em Java é osso mesmo sem máquina virtual se você tiver só 2 GB de memória. Aconselho arranjar mais (para que a máquina virtual não fique afogada).
Faço um monte de teste em uma maquina virtual com o WebSphere. E me ajuda muito
Mas vc precisa de uma maquina ± parruda para usar.
A minha tem 8gb e as vezes pede leite.
Mas depende também o que vc vai utilizar.
t+ :thumbup:
- Ou seja, sempre que a gente faz alguma besteira na configuração, sempre dá para voltar para trás - realmente ajuda, e muito
- Também ajuda o fato de poder começar com uma máquina virtual já toda configuradinha só que sem nenhuma aplicação no WebSphere instalada, e poder mexer à vontade sabendo que pode começar de novo sem sofrer muito.
Usar ou não uma VM depende de muitos fatores. Eu acho que poder voltar atrás caso tudo dê errado só é útil em alguns casos mais complexos e críticos. Pra aprender java (Helloworlds da vida), acho desnecessário. Isso não impede, é claro, de você criar a VM para estudar outro sistema. Como você disse, você tem curiosidade em aprender Linux, acho que é válido. Se você cria a VM para abrir o Eclipse e estudar Java, você não estará estudando Linux, mas Java.
Em termos de hardware, como comentado pelo pessoal, me preocupa somente a sua memória, já que o SO hospedeiro é Windows. Se for o XP, talvez não haja grandes entraves, mas do Vista pra cima o consumo de memória do próprio SO já é alto, e você precisa de uma VM com ao menos 1 GB para rodar um Ubuntu da vida com uma IDE aberta (Eclipse/Netbeans) e ter alguma folga. É importante levar em conta também outros fatores, como programas em segundo plano (se for programar para web, provavelmente um servidor e um programa de banco de dados estarão rodando também), o gerenciador de janelas da distribuição Linux (KDE, Gnome, XFCE), além de que, se você for estudar, a chance é grande de que outros aplicativos estejam abertos (o browser, um leitor de pdf, etc).
Abraço.