Olá gostaria que alguém me ajudasse a fazer um mapeamento de processos de uma pizzaria de grande porte com todas as entradas, processos e saídas da mesma desde já agradeço.
Cara, acredito que o fórum seja ultilizado basicamente para a parte técnica da linguagem java, e não muito a esquemas de processos… caso tenha alguma dúvida em seu programa é só postar ae…
Abraços
Eu sei muito bem disso!!! Só pensei se alguém poderia me ajudar nessa parte de negócios da Tecnologia da Informação.
Pelo que entendi você quer fazer analise de requitos, se for isso você primeiro deve fazer o levantamento de requisitos do projeto,definir casos de uso ,fluxo de atividades do sistema e coisas do tipo.
[quote=Josue Eduardo]Cara, acredito que o fórum seja ultilizado basicamente para a parte técnica da linguagem java, e não muito a esquemas de processos… caso tenha alguma dúvida em seu programa é só postar ae…
Abraços[/quote]
No fórum também tratamos de assuntos relacionados a modelagem, pois é algo muito importante, principalmente quando se está falando orientação à objetos,o que faz toda diferença quando o assunto é java.
É duvidoso que alguem aqui tenha uma pizzaria… a forma mais concreta e realista de vc saber o que quer é perguntar em uma pizzaria.
Ou seja, na prática, é aqui que entra o chamado “Domain Expert” , ou seja, o cara que sabe como o negócio funciona.
Poderiamos inventar alguma coisa, ou tentar agregar informações, mas sempre seriam informações de quem não tem uma pizzaria. Isto é um erro comum, quando os desenvolvedores tentam substituir o domain expert. Os desenvolvedores não conhecem o dominio. Por isso que ha uma fase de levantamento.
Não senhor, para isso, temos uma área só para arquitetura de sistemas e metodologias.
O incorreto foi só ele ter aberto em Java Básico.
Luccas, que tipo de mapeamento você que fazer? Um diagrama de atividades ou um BPM?
Ok, estou precisando de algum exemplo de um BPM de uma pizzaria.
E me desculpa aí por postar no tópico de Java Básico.
E qual é a dúvida? O que vc já fez?
Bom estou fazendo um projeto de sistemas da informação e meu tema é Pizzaria, acredito que a parte que estou tendo mais dificuldade é o BPM. O meu professor não quer algo pequeno tipo uma “pizzaria da vila” até porque ele não quer os alunos com o conhecimento básico. Todavia, ele quer algo grande tipo uma pizzaria que vai ter diversos departamentos como marketing, contabilidade, RH, produção, comercial e etc.
Percebe que eu criei uma camada de departamentos (Contabilidade, RH, Matketing, Comercial e etc.), uma camada de apoio (Estoque, Compras e etc.) e uma camada do negócio.
A camada de negócio é pra descrever como funciona a pizzaria.
A camada de apoio é pra mostrar como funciona a parte de compras, estoque, produção e etc.
A camada de departamentos seria pra descrever como funciona a parte geral da empresa.
Como eu faria a parte de departamentos e apoio?
Obs: Estou usando a ferramenta “Bizagi”
Os processo de contratação de motoboy e estoque não fazem parte do processo de pedido de pizza, poranto você irá abrir um novo arquivo de processo bpm para modelá-los.
Dica: Comece modelando as atividades, só depois pare para pensar no organograma da pizzaria.
O seu já está num bom caminho, mas tem falhas de notação. Você só usa aquela flecha pontilhada entre diferentes pools, não entre diferentes lanes. Usar uma mensagem para criar um fluxo paralelo não é a melhor alternativa, o ideal seria colocar um ou com paralelismo. Além disso, é importantíssimo escrever no ou qual é a condição e o que acontece em cada fluxo.
Se você quer controlar estoque nesse fluxo, a tarefa de preparar pizza deveria ir para a retirada do produto do estoque. Porém, eu transformaria a etapa de preparar pizza num subprocesso.
Não entendi o fluxo bidirecional entre receber canhoto e receber pagamento. Normalmente, os fluxos tem um fim só. O que dá a impressão é que ali na parte do motoboy, você pensou como um segundo fluxo. Nesse caso, ou você cria um novo pool, ou então, transforma também a entrega do motoboy em um subprocesso.
Geralmente, é preferível trabalhar com subprocessos e deixar cada diagrama mapear apenas uma situação. Um mapeamento já é suficientemente complexo sozinho, fica ainda mais complicado se você misturar as coisas.
E agora o que achou?
Existe notação específica para a saída e para a chegada de mensagens, que evitam tantas flechas. Use-as.
O desenho vazio é para a saída da mensagem. O desenho cheio é para a chegada. Os dois não precisam estar conectados por flechas.
[quote=Luccas_Ferreira]E agora o que achou?
[/quote]
Achei legal. Acredito a ferramenta q usou foi o Bizagi, muito boa.