Manter Página em Cache usando Tiles

Bom dia!
Primeiramente vou explicar exatamente o problema que estou enfrentando.
Tenho todo meu sistema feito usando tiles, porém, como todos sabem, é impossível eu utilizar o tiles e criar páginas que não recarreguem inteiras.
Preciso fazer com que o header, o footer e etc utilizem a menor banda possível. Ok, poderia fazer com que os fragmentos de página (footer.jsp, header.jsp) se mantivessem em cache no navegador, porém como eu recebo sempre uma página inteira diferente (apenas com o conteúdo pseudo-estático imbutido no jsp da nova página) creio que o navegador considere páginas diferentes e não mantenha em cache absolutamente nada.
Alguém sabe me informar melhor como é tratado isso, até se o navegador consegue guardar em cache alguma ou então dar uma outra sugestão de melhorar a performance?

Grato desde já :slight_smile:

baum…acho q a melhor forma de vc fazer isso q vc quer…eh montar uma estrutra com DIV, e fazer suas requisições via AJAX, assim vc pode determinar o DIV que ira receber o resultado da sua requisição…o q pode inclusive ser uma JSP…

falow!

Tive o mesmo problema, tentei usar o atributo flush=“false” na tag tiles:insert no header, o footer, como solução, porém não tive sucesso não sei o porquê?.. Acabei infelizmente usando Frames para essas páginas.