Manipulando Matrizes

Fala Galera,

Qual o outro modo de se trabalhar com matrizes em java além modo tradicional como exemplificado abaixo:

int [][] teste;

Não há por exemplo uma classe que facilita isto, como por exemplo a classe Vector para arrays?

Abraços,
Danilo

[color=“red”]*Editado: Tópico movido para o fórum Java Básico (Iniciantes). Jair Elton.[/color]

Partindo do principio de que não existem arrays multidimensionais em Java como é implementado em outras linguagens*, tambem não existem classes “multidimensionais”, e sim uma serie de classes de coleções de objetos, assim sendo, para criar uma coleção multidimensional você pode usar uma “coleção de coleções”.

*O array int [][] teste; não é um array multidimensional “tradicional” e sim um “array de arrays”, a sintaxe [][] é somente um atalho. :???:

Para fazer o que você quer, poderia ser algo desse tipo:

[code]Vector vec = new Vector();

Vector v1 = new Vector();
vec.add(v1);

Vector v2 = new Vector();
vec.add(v2);

v1.add(“obj1”);
v1.add(“obj2”);

v2.add(“obj3”);
v2.add(“obj4”);[/code]

Mas geralmente não há necessidade de trabalhar com esse tipo de coisa, se estiver tentando fazer isso, ou sua aplicação é muito especifica, ou é alguma gambiarra que você está fazendo.
Qual o objetivo disso?

É para uma simulação industrial onde:

Tenho uma matriz:

ambiente[6][4]:

6- Maquinas
4- Produtos

Priciso associar a esta matriz o tempo que cada produto fica em uma maquina.

Então minha dúvida é se o melhor modo para se trabalhar com isto é utilizando uma array de arrays? pois quando utilizo somente arrays eu usa a classe de coleções.

Abraços,
Danilo

Acho que o ideal seria você criar um modelo de classe mais elaborado para isso, e não usar tipos primitivos e arrays.

Valew pela dica

Abraços