Mais uma armadilha para desenvolvedores: síndrome de Bill Gates (ou, porque você NÃO ficará rico)

i++;

quer dizer:

long i = 0;
i = i + 1000000;

odeio…pra mim num existe coisa pior que opensource[/quote]

Eu acredito que opensource é um modelo de negócio alternativo e que pode dar certo.
Li alguns casos de sucesso no livro Wikinomics.

http://www.wikinomics.com/blog/

Inclusive um dos caras que indicam o livro é o Eric Schmidt (o que dá mais credibilidade ainda ao modelo opensource).

Algumas pessoas são realmente ingenuas.

Mark Richard Shuttleworth
Mark Richard Shuttleworth (Welkom, 18 de setembro de 1973) é um programador de computadores sul-africano que se tornou milionário depois de vender sua empresa de segurança de Internet, a Thawte, para a Verisign.

Aposto que a 10 anos atrás já tinha gente que falava: porque programador nenhum ficará rico

Pensem, na africa do sul existe um civil que já foi para o espaço. No Brasil o único que foi teve a viagem paga pelo governo. Tudo porque ele era programador e não tinha medo de ficar rico.

[quote=marcelomartins]Algumas pessoas são realmente ingenuas.

Mark Richard Shuttleworth
Mark Richard Shuttleworth (Welkom, 18 de setembro de 1973) é um programador de computadores sul-africano que se tornou milionário depois de vender sua empresa de segurança de Internet, a Thawte, para a Verisign.

Aposto que a 10 anos atrás já tinha gente que falava: porque programador nenhum ficará rico

Pensem, na africa do sul existe um civil que já foi para o espaço. No Brasil o único que foi teve a viagem paga pelo governo. Tudo porque ele era programador e não tinha medo de ficar rico.[/quote]

Ai que tá: eu acredito que programadores possam ficar ricos. Realmente MUITO ricos. No entanto, não acredito que possam ficar ricos baseando-se única e exclusivamente nas quatro falácias que apontei no post. Isto porque ficar rico, querendo ou não, requer trabalho: MUITO trabalho.

É por isto que eu digo: se você quer ficar rico programando, o requisito fundamental é de fato amar MUITO o que faz. Ter uma paixão louca pelo produto que está sendo criado, mas ao mesmo tempo, perceber que sozinho também não conseguirá muita coisa. É necessária muita disciplina. Dinheiro por si só não faz sentido algum, como mencionei (e Aristóteles também :slight_smile: ), ele é apenas meio, não fim.

Por que é fato: se você gosta do que faz, pesquisa a respeito. Se pesquisa a respeito, fica mais entendido no assunto. Se é mais entendido, produz algo de maior valor. É muito simples. Sendo assim, após ler alguns posts aqui, fica nítido que não sou um pessimista como foi dito, mas até mesmo um pouco otimista. :slight_smile:

A intenção não é desmotivar, mas ao contrário, motivar as pessoas para que amem de fato a profissão e, caso percebam que na realidade apenas gostam, pensem sériamente em mudar de ramo.

Opensource não é sinomino de gratis que fique bem claro!

[quote=Thiagosc][quote=juliocbq]concordo com tudo. Discordo somente de que bill era programador.
Todos os seu softwares de sucesso foram comprados.[/quote]

O Bill Gates foi um dos desenvolvedores do primeiro produto da Microsoft, um interpretador Basic. Ele foi um programador sim.[/quote]

Não foi não.

Aqui estão os criadores do Basic:

[quote=juliocbq][quote=Thiagosc][quote=juliocbq]concordo com tudo. Discordo somente de que bill era programador.
Todos os seu softwares de sucesso foram comprados.[/quote]

O Bill Gates foi um dos desenvolvedores do primeiro produto da Microsoft, um interpretador Basic. Ele foi um programador sim.[/quote]

Não foi não.

Aqui estão os criadores do Basic:

http://pt.wikipedia.org/wiki/BASIC[/quote]

Hum…


http://en.wikipedia.org/wiki/TRS-80_Model_100_line diz que

http://americanhistory.si.edu/collections/comphist/gates.htm#tc35 é a entrevista onde Bill Gates afirma isso.

Ou seja, ele escrevia em Assembler do 8085.

Mas acredito que ele não tenha ficado milionário por ser programador. Acho que a maior virtude do Gates é a visão de mercado.

Eu tinha o OS/2 no início da década de 90, uma caixa com vários disquetes (creio que 20).

O Windows 95 era a cara do OS/2, esculpida em carrara.

[OFF-TOPIC]
Alguém sabe por que o OS/2 não emplacou?
[/OFF-TOPIC]

Abraços.

[quote=juliocbq][quote=Thiagosc][quote=juliocbq]concordo com tudo. Discordo somente de que bill era programador.
Todos os seu softwares de sucesso foram comprados.[/quote]

O Bill Gates foi um dos desenvolvedores do primeiro produto da Microsoft, um interpretador Basic. Ele foi um programador sim.[/quote]

Não foi não.

Aqui estão os criadores do Basic:

http://pt.wikipedia.org/wiki/BASIC[/quote]

Existe uma diferença entre criar uma linguagem e criar um interpretador. O primeiro produto comercializado pela Microsoft foi um interpretador Basic escrito em sua maior parte pelo próprio Bill Gates e seu amigo Paul Allen.

[quote=Marcio Duran][quote=rrigoni]Discordo que software livre é uma furada.

Tem seus prós e contras.

Pq programador não pode ficar rico? Se o cara desenvolver algo extremamente inteligente, e que lhe renderá mt grana isso não é possível?
Não sejam radicais. Otimo texto mas muito radical.

Ronaldo.[/quote]

Cracker fica rico fácil.[/quote]

Sim, veja o caso do Kaká, Ronaldinho, Ronaldinho Gaúcho…

:lol:

agora falando sério, algumas opiniões minhas sobre o texto (gostei)
:arrow: eu não trabalho para ficar rico, concordando ai com Aristóteles que o trabalho é um meio e não um fim
:arrow: acho que existam bons desenvolvedores que simplesmente não são apaixonados pelo que fazem
:arrow: é aquela história, essas pessoas souberam aproveitar a oportunidade quando ela surgiu, muitas vezes perdemos a chance e ela não volta mais

[quote=celso.martins]Mas acredito que ele não tenha ficado milionário por ser programador. Acho que a maior virtude do Gates é a visão de mercado.

Eu tinha o OS/2 no início da década de 90, uma caixa com vários disquetes (creio que 20).

O Windows 95 era a cara do OS/2, esculpida em carrara.

[OFF-TOPIC]
Alguém sabe por que o OS/2 não emplacou?
[/OFF-TOPIC]

Abraços.[/quote]

oi celso

Por falhas de marketing e investimento, o OS/2 sucumbiu diante do Windows 95 … Até 1996 a IBM tentou vender o OS/2 para o utilizador doméstico mas sempre cometendo as mesmas falhas: pouco marketing, pouco investimento em suporte técnico e pouco lobby para angariar novos programas compatíveis. Por correr programas do Windows e acreditar que isso era o suficiente para suprir lacunas do sistema, a IBM comete uma grave falha e sucumbe diante da explosão de oferta de programas 32 bits para Windows a partir de 1996.

para os que lembram, isso é verdade??

Continuem programando, existe um lenda que depois de 1 bilhao de linhas de código um genio aparece no seu micro e te concede 3 desejos.

Agora falando serio, ninguem fica rico por programar, e sim por criar algo inovador ou ser um bom administrador/negociador.

O maximo que vcs vao conseguir programando é virar titio no meio da molecada, quando tiver uma idade mais avançada vai ser praticamente expulso do mercado.

Gostei do texto e ainda acrescento algo: não vamos perder emprego para a nova geração. Por acaso vocês estão vendo a qualidade da educação dos jovens hoje? No meu ambiente de trabalho, tenho que decifrar alguns e-mails porque não possui um mínimo de regra gramatical e tudo perde o sentido. As pessoas não compreendem textos mais elaborados, tem dificuldade de fazer abstrações. Estão saindo da escola mas vivem numa ilusão de que ter pensamento positivo vai resolver tudo. Olha a mentalidade desse cara que diz que as grandes empresas se apropriam do seu trabalho e o programador fica na rua da amargura. Acorda pro mundo real, tem muita gente inescrupulosa que está se lixando pra você, não se pode ser ingênuo. O que faz uma pessoa bem sucedida são os contatos.

[quote=aleck]Continuem programando, existe um lenda que depois de 1 bilhao de linhas de código um genio aparece no seu micro e te concede 3 desejos.

Agora falando serio, ninguem fica rico por programar, e sim por criar algo inovador ou ser um bom administrador/negociador.

O maximo que vcs vao conseguir programando é virar titio no meio da molecada, quando tiver uma idade mais avançada vai ser praticamente expulso do mercado.

[/quote]

uau…q comentario hein… :shock:…deixa queto… :?

Na minha opinião o prazer de programar está relacionado ao quanto envolvido você está no projeto.

Logo se você é o idealizador do projeto você provavelmente estará super envolvido com ele e logo você será uma pessoa feliz no decorrer de seu desenvolvimento(seja vc programando ou não).

Por isso que projetos pessoais, ou de uma área que você realmente admira(EX: Medicina) te trazem uma maior satisfação, sensação de liberdade e com isso você sente aquela vontade de conseguir terminar aquilo da melhor forma possível.

Portanto quando vc está realmente envolvido, maiores são as chances de vc crescer, seja de forma empreendedora ou trabalhando para os outros mesmo.

[quote=thingol][quote=juliocbq][quote=Thiagosc][quote=juliocbq]concordo com tudo. Discordo somente de que bill era programador.
Todos os seu softwares de sucesso foram comprados.[/quote]

O Bill Gates foi um dos desenvolvedores do primeiro produto da Microsoft, um interpretador Basic. Ele foi um programador sim.[/quote]

Não foi não.

Aqui estão os criadores do Basic:

http://pt.wikipedia.org/wiki/BASIC[/quote]

Hum…


http://en.wikipedia.org/wiki/TRS-80_Model_100_line diz que

http://americanhistory.si.edu/collections/comphist/gates.htm#tc35 é a entrevista onde Bill Gates afirma isso.

Ou seja, ele escrevia em Assembler do 8085. [/quote]

Agora chegamos em um acordo. Eu concordo que o bill codificava. Mas não concordo que seja um “programador”. O gates é um administrador.
Na minha opinião Allan Cox é um programador.

[quote=Thiagosc][quote=juliocbq][quote=Thiagosc][quote=juliocbq]concordo com tudo. Discordo somente de que bill era programador.
Todos os seu softwares de sucesso foram comprados.[/quote]

O Bill Gates foi um dos desenvolvedores do primeiro produto da Microsoft, um interpretador Basic. Ele foi um programador sim.[/quote]

Não foi não.

Aqui estão os criadores do Basic:

http://pt.wikipedia.org/wiki/BASIC[/quote]

Existe uma diferença entre criar uma linguagem e criar um interpretador. O primeiro produto comercializado pela Microsoft foi um interpretador Basic escrito em sua maior parte pelo próprio Bill Gates e seu amigo Paul Allen.

Concordo, vc tem razão.

[quote=juliocbq]Agora chegamos em um acordo. Eu concordo que o bill codificava. Mas não concordo que seja um “programador”. O gates é um administrador.
Na minha opinião Allan Cox é um programador.


[/quote]

[quote=kicolobo]
Ai que tá: eu acredito que programadores possam ficar ricos. Realmente MUITO ricos. No entanto, não acredito que possam ficar ricos baseando-se única e exclusivamente nas quatro falácias que apontei no post. Isto porque ficar rico, querendo ou não, requer trabalho: MUITO trabalho.[/quote]

ou não…

Acho que ter coragem e assumir riscos é mais importante que trabalhar muito.

Gente… Ser programador não torna ninguem rico… Mas é fato que, em poucas áreas você tem oportunidades tão boas quanto na nossa. Porque??? Porque nós detemos os meios de produção!!!

É muito barato pra nós desenvolver um projeto revolunionário. Na maior parte das vezes basta um micro, Internet e dedicação. Em muitas áreas, só a dedicação não basta, é preciso muuuito dinheiro pra começar algo.

Sobre ficar rico:
http://blogmaverick.com/2008/10/04/how-to-get-rich/

Tradução básica:

Desenvolvedor ou não… rs!

[]'s
JL