Conforme compreendido em diversos posts, devemos usar e abusar da criação de Intefaces em java deixando de lado, sempre que possível, o uso/criação de sub-classes (extends). Como no próprio artigo aqui do Guj sobre intefaces diz:
Ou seja, devemos sempre enxergar como uma classe vai se comunicar com outra. TODA classe que se comunica com outra tem um getAlgumaCoisa(). Como na inteface criada no artigo…
public interface Funcionario(){
public void getNome();
... (outros gets)...
Então a questão fica. Criariamos uma interface para cada classe que possua ‘gets’ ?? :? Isso seria um bom exemplo de uma boa modelagem? Afinal, estamos usando interfaces e ‘enxergando’ como as classes se comunicam com outras classes.
Se tivessemos uma classe: Professor, Materia, Turma e Sala, por exemplo… Todas as classes possuem seus Gets… Criariamos interfaces para essas classes se comunicarem? Tipo, IProfessor (getNome, getGraduacao), IMateria (getNome), ITurma (getNome, getCod), ISala (getNum)… ?
Não sei se ficou meio confuso a forma que exemplifiquei aqui, mas é a forma que ando sempre vendo nos posts e comentários em geral. Como se o programador quando usa interfaces fosse um profissional diferenciado, melhor… até mesmo em testes de entrevistas…