recentemente eu me deparei em uma discussão sobre Mainframe vs Clusters…
bem eu não tenho muito experiência para afirmar nada… portanto gostaria de pedir a opinião do pessoal aqui do forum:
1 - Clusters vão substituir os Mainframes ?
2 - Muita gente disse que os Mainframes seriam extintos, mas eles ainda existem em muitas grandes empresas!
3 - Quais as vantagens de um ou de outro ?
4 - Qual dos dois será o futuro ?
5 - E sobre o Java e clusters ?
agradeço a opinião de todos…
eu particularmento me interesso por esta parte de clusters, mas ainda não tive muito tempo para estudar… é difícil defender o meu lado se eu não conheço muito bem o outro.
portanto se puderem esclarecer um pouco minhas dúvidas eu ficaria muito grato!
1 - Clusters vão substituir os Mainframes ?
Não. Embora os Clusters UNIX/WIN64 estejem altalmente desenvolvidos, a arquitetura de hardware dos MainFrames é anos-luz superior, garantindo alta performance tranascional.
2 - Muita gente disse que os Mainframes seriam extintos, mas eles ainda existem em muitas grandes empresas!
O legado de COBOL, Natural, ADABAS, EasyTrieve, PL/1, e outras linguagens é imenso, e portar essas aplicacões para outras linguagem seria extremamente oneroso. Estima-se que para portar as aplicações existentes nestas tecnologias seria necessário pelo menos uns 30 anos.
3 - Quais as vantagens de um ou de outro ?
Um Cluster UNIX/WIN64 na baixa plataforma quando executa aplicações WEB On-Line tem um melhor custo benefício que o MainFrame. Entretanto, o poder de processamento Batch do MainFrame é muito superior devido á sua capacidade transacional.
Ou seja, usar um Cluster de ApplicationServer acessando regras de negócio em MainFrame garante a disponibilidade e qualidade de serviços para uma escala de 100k transações/hora. E o poder do MainFrame garante no Batch 1000K/transações hora. Os bancos usam muito essa dobradinha.
4 - Qual dos dois será o futuro ?
Os Dois… Os Bancos que utilizam essa estruturas centralizadas, seguras e de alta capacidade não vão abandoná-las pela capacidade e segurança e a tendência e usar os Clusters UNIX/WIN64 para disponibilizar serviços na WEB com larga escala de usuários á um custo ínfimo e garantir a execução das transações dentro da robustes do MainFrame.
5 - E sobre o Java e clusters ?
Clusters, tem que ser J2EE, seja em UNIX ou WIN64… Somente vão existir eles… Pois o Cluster o MS.NET é um Lixo…
Uma das maiores vantagens de um Mainframe é a maior facilidade de administração e menor complexidade, o custo vale pela dor de cabeça evitada.
Porem clusters, supostamente, possuem escalabilidade horizontal, enquanto a de um mainframe é vertical, Ou seja, dado que seu cluster/mainframe esteja saturado, é muito mais simples aumentar a capacidade de processamento do cluster que de um Mainframe.
Porem eu acho que clusters vão perder muito espaço para soluções de grid computing, nem que seja apenas o nome que mude, já que ambos são tecnologias bem semelhantes.
Hoje em dia voce monta um cluster com 64 servidores blade 1U dual Xeon 2Ghz/4GBram por muito menos que um mainframe de 64cpus HP, Sun, Ibm ou Compac.
1- Essa pergunta tem ligação direta com o fato de que a capacidade de processamento em chips de silício tem um limitante superior. Não importa se ele é muito grande, o fato de ele existir já garante que uma hora ele será alcançado. Os mainframes também terão seu teto.
Assim como o louds, eu acho que o futuro está na computação em grade, ou distribuída. A evolução dos estudos sobre transações distribuídas e bancos de dados ativos se acelera o tempo todo.
Na verdade, eu acho que a existência dos MainFrames depende da existência dos bancos de dados. Uma vez que esse modelo sumir do mapa (e eu acredito que sumirá, será substituído por uma estrutura mais complexa, de rede, onde cada nó terá poucas das características de um BD), os main frames também sucumbirão.
O Java, nisso tudo, está ótimo. Não apenas tem facilidade para distribuição (muito além do J2EE, viu Oziel?), mas também a portabilidade de código e transparência de organização dos dados. Além da reflexão, que a meu ver é condição necessária para quebrar a barreira dos BDs.
Pessoal resolvi ressucitar essa thread de 2003 por ela ter boas respostas e tirar algumas dúvidas q eu tinha, então vou apenas fazer perguntas q ficaram depois de ler as respostas ok!
Oq exatamente significa essas transações q tanto falam sobre mainframe? É transações em database, ou rotinas executadas na aplicação?
Pelo q eu entendo, o mainframe executa tanto o database (model) como a aplicação (controller), e então um cluster executaria a UI (view), é isso?
Então um mainframe tem poder de processamento serial soberbo, com capacidade de processamento superior a um cluster AMD64/IA-64? De onde vem essa capacidade serial tão grande? Oq os fabricantes usam hoje pra construir mainframes?
Como fica Java em relação a mainframes? É possível executar, e se sim, como é o desempenho comparado com COBOL & cia?
Cluster com Java é EJB ou existe alguma alternativa?