recentemente eu me deparei em uma discussão sobre Mainframe vs Clusters…
bem eu não tenho muito experiência para afirmar nada… portanto gostaria de pedir a opinião do pessoal aqui do forum:
1 - Clusters vão substituir os Mainframes ?
2 - Muita gente disse que os Mainframes seriam extintos, mas eles ainda existem em muitas grandes empresas!
3 - Quais as vantagens de um ou de outro ?
4 - Qual dos dois será o futuro ?
5 - E sobre o Java e clusters ?
agradeço a opinião de todos…
eu particularmento me interesso por esta parte de clusters, mas ainda não tive muito tempo para estudar… é difícil defender o meu lado se eu não conheço muito bem o outro.
portanto se puderem esclarecer um pouco minhas dúvidas eu ficaria muito grato!
1 - Clusters vão substituir os Mainframes ?
Não. Embora os Clusters UNIX/WIN64 estejem altalmente desenvolvidos, a arquitetura de hardware dos MainFrames é anos-luz superior, garantindo alta performance tranascional.
2 - Muita gente disse que os Mainframes seriam extintos, mas eles ainda existem em muitas grandes empresas!
O legado de COBOL, Natural, ADABAS, EasyTrieve, PL/1, e outras linguagens é imenso, e portar essas aplicacões para outras linguagem seria extremamente oneroso. Estima-se que para portar as aplicações existentes nestas tecnologias seria necessário pelo menos uns 30 anos.
3 - Quais as vantagens de um ou de outro ?
Um Cluster UNIX/WIN64 na baixa plataforma quando executa aplicações WEB On-Line tem um melhor custo benefício que o MainFrame. Entretanto, o poder de processamento Batch do MainFrame é muito superior devido á sua capacidade transacional.
Ou seja, usar um Cluster de ApplicationServer acessando regras de negócio em MainFrame garante a disponibilidade e qualidade de serviços para uma escala de 100k transações/hora. E o poder do MainFrame garante no Batch 1000K/transações hora. Os bancos usam muito essa dobradinha.
4 - Qual dos dois será o futuro ?