Lovelock - Fedora 15 liberado

hoje, 24/05/11, foi liberado a versão 15 do linux fedora

informações sobre as principais melhorias
http://fedoraproject.org/wiki/Releases/15/FeatureList

página oficial

página da comunidade fedora no brasil
http://projetofedora.org/

t+

Legal… tem muitas coisas legais nessa versão :smiley: Algumas aplicações que estão na lista nem fazia idéia que era parte da distribuição do fedora, tipo a Tryton e a Robotics Suite.

Vou testar o fedora e o gnome 3. Pode ser que seja a nova distribuição que eu vá usar.

vou usar por um tempo, eu quero saber se esse tal de systemd acelera as coisas

Não gostei, pesado alem de um bugsinho, pra variar o gnome3 não queria mais iniciar minha sessão, descartado, tô experimentando o Linux Mint Debian Edition, mas tô achando ele muito travado, tem que instalar os pacotes que quero interino repositórios pelo source.list, só que daí deu pau tbm, QUEBROU O KERNEL… dá pra acreditar!? Instalei tudo de novo e vou tomar mais cuidado agora.

Cara, tenta o opensuse. Dessas últimas releases é a mais estável. Eu consegui instalar o fedora e minha geforce, apesar de levar umas duas horas pra fazer isso. Vou abrir mão do ubuntu e usar o gnome 3 por um tempo porque gostei dele. O desenho é muito bom, e não tá comendo memória como na versão do lançamento. O problema do fedora é que não tem quase nenhum pacote útil instalado, o que te obriga praticamente a ter internet, senão se torna uma distro inútil.

talvez seja pq vc instalou pelo ‘live cd’ (de 600mb) ao invés de usar o ‘dvd instalável’ (de 3gb), tem tb o fato de oq é util pra vc pode não ser util pra mim

talvez seja pq vc instalou pelo ‘live cd’ (de 600mb) ao invés de usar o ‘dvd instalável’ (de 3gb), tem tb o fato de oq é util pra vc pode não ser util pra mim[/quote]

usei o live. Ele detectou minha placa com os drivers nouveau. Removi e instalei os proprietários. O dvd já tem todos os arquivos mas é grande pra baixar numa internet lenta. Alguns pacotes essenciais como ia32 para manter o sistema compatível com aplicações de 32 bits não estão disponíveis no cd.

Cara, tenta o opensuse. Dessas últimas releases é a mais estável. Eu consegui instalar o fedora e minha geforce, apesar de levar umas duas horas pra fazer isso. Vou abrir mão do ubuntu e usar o gnome 3 por um tempo porque gostei dele. O desenho é muito bom, e não tá comendo memória como na versão do lançamento. O problema do fedora é que não tem quase nenhum pacote útil instalado, o que te obriga praticamente a ter internet, senão se torna uma distro inútil.[/quote]

O fedora vem com pouco pacote instalado porque todas as ferramentas que já vem com a distribuição são livres… isso é uma politica do projeto, eu particularmente não concordo com isso, pra quem quer iniciar com linux, encarar um sistema que tem que instalar ferramentas básicas como um tocador de mp3 video etc que são ferramentas de uso do dia a dia do usuário já deixa o cara com um pé atrás.
Foi a primeira distribuição que usei, e achava ótima até a versão 12… depois disso comecei a usar o opensuse.
Vou instalar ele novamente pra ver como anda.

Cara, tenta o opensuse. Dessas últimas releases é a mais estável. Eu consegui instalar o fedora e minha geforce, apesar de levar umas duas horas pra fazer isso. Vou abrir mão do ubuntu e usar o gnome 3 por um tempo porque gostei dele. O desenho é muito bom, e não tá comendo memória como na versão do lançamento. O problema do fedora é que não tem quase nenhum pacote útil instalado, o que te obriga praticamente a ter internet, senão se torna uma distro inútil.[/quote]

O fedora vem com pouco pacote instalado porque todas as ferramentas que já vem com a distribuição são livres… isso é uma politica do projeto, eu particularmente não concordo com isso, pra quem quer iniciar com linux, encarar um sistema que tem que instalar ferramentas básicas como um tocador de mp3 video etc que são ferramentas de uso do dia a dia do usuário já deixa o cara com um pé atrás.
Foi a primeira distribuição que usei, e achava ótima até a versão 12… depois disso comecei a usar o opensuse.
Vou instalar ele novamente pra ver como anda.
[/quote]

A questão dos codecs e dos outros proprietarios eu nem me importei. Só achei estranho “arquivos de sistema”.

fedora é muito bom. uma de minhas distros favoritas.
gnome rules para sempre.

Pessoal
Estou tendo problemas com o Eclipse Helios.
Quando estou navegando, nos menus do eclipse e em um determinado menu, a ide trava e fecha sozinho.
Alguém sabe oq fazer ai? Instalei o JDK 1.6.0_25, configurei as variaveis path e mudei comandos java e javaws do OpenJDK na pasta usr/bin para a jdk que instalei, e nada, continua da mesma forma

Desde já agradeço vcs

[quote=Andr?Heidi Moriya]Pessoal
Estou tendo problemas com o Eclipse Helios.
Quando estou navegando, nos menus do eclipse e em um determinado menu, a ide trava e fecha sozinho.
Alguém sabe oq fazer ai? Instalei o JDK 1.6.0_25, configurei as variaveis path e mudei comandos java e javaws do OpenJDK na pasta usr/bin para a jdk que instalei, e nada, continua da mesma forma

Desde já agradeço vcs

[/quote]

Pode ser um problema no port do gtk3 para o swt. Por exemplo o qtcreator 2.2 quebra quando vou executar um projeto(que também utiliza sistema de lookandfeel **gtk). No site da nokia mostra que existe um problema com a GLib. Dê uma olhada nos forums do eclipse.

Instalei o Fedora 15 64bit de um live cd com Gnome 3. Tudo funciona normalmente pelo top aqui, mas aleatoriamente meu sistema trava…
Já mudei o Kernel 2 vezes (2 atualizações dele) e o problema persiste. Mudei o interface para lxde, mas o problema persiste…
Fiquei muito feliz com a performace, mas fica impossível com ele travando aleatoriamente… Nem consigo saber o motivo pq TUDO trava e só destrava com o botão de desligar (não consigo nem mudar entre F1, F2, etc…).
Alguma ajuda?

[quote=dmvieira]Instalei o Fedora 15 64bit de um live cd com Gnome 3. Tudo funciona normalmente pelo top aqui, mas aleatoriamente meu sistema trava…
Já mudei o Kernel 2 vezes (2 atualizações dele) e o problema persiste. Mudei o interface para lxde, mas o problema persiste…
Fiquei muito feliz com a performace, mas fica impossível com ele travando aleatoriamente… Nem consigo saber o motivo pq TUDO trava e só destrava com o botão de desligar (não consigo nem mudar entre F1, F2, etc…).
Alguma ajuda?[/quote]

placa de vídeo?

O que acham do yum ?
Eu usei há alguns anos atrás e tive diversos problemas com a instalação de pacotes e resolução de dependências. Desisti de usar o Fedora e passei para o Ubuntu, em que não tive problemas com o apt-get.

i3, 4mb de ram, placa de video nVidia Corporation G96 [GeForce 9500 GT]

Está usando isso: Gallium 0.4 on NV96

[quote=dmvieira]i3, 4mb de ram, placa de video nVidia Corporation G96 [GeForce 9500 GT]

Está usando isso: Gallium 0.4 on NV96[/quote]

gallium é o driver genérico para gpus da nvidia. Entra no site da nvidia e atualiza para o proprietário.

Tentei fazer isso, mas ele não deixa atualizar. O driver da nvidia diz que não pode ser instalado devido ao nouveau

você precisa dar um blacklist no driver nouveau. Senão vai ser impossível instalar o nvídia

edita o arquivo /boot/grub/grub.conf

e adiciona no final da linha do kernel:

Reboota e instala o driver da nvidia.