Depois do canivete suíço apresentado pelo professor/escritor, aprendi algumas outras ferramentas, como o zip():
https://replit.com/@LeandroCGMS/LoopsCustosos#exemplo_zip.py
Bom dia.
Me deparei com um exercício, no qual, pede para mostrar todos os quadrados mágicos de 123.456.789 a 1.000.000.000, um bilhão, isto usando uma lista. Como eu estava usando prints para cada quadrado mágico dentro do loop, cheguei a conclusão que o problema era limitar a velocidade do loop pela taxa de atualização do monitor, reduzindo em milhões de vezes a velocidade, mas mesmo depois de ter retirado estes prints e apenas incrementado uma string, o loop permanece lento. Eu sei que o uso de fórmulas pode reduzir, em n vezes, os ciclos de repetição, porém partindo do princípio que é necessário fazer os quase 1 bilhão de repetições, gostaria de saber se é possível tornar este loop não custoso.
Observação, já levo em consideração o fato de linguagens de mais baixo nível serem mais rápidas, algo entre 100 a 400 vezes. Nos meus testes, para um loop apenas para chegar ao final, sem fazer nada, há pouca diferença de segundos, entre C e Python, e não são custosos apenas para contar.