[quote=rodrigoy]Luiz, acho que a gente já tinha batido um papo uma vez, vamos foque nos 20% que vão resolver 80% das funcionalidades. Eu acompanho as minhas contas no Excel deste 1997. O que um software precisa fazer é:
-
Montar um Plano de Contas (bem parecido com um plano contábil), com os gastos previstos.
-
Conciliar
Essas duas funcionalidades definem o sucesso do projeto. Agora, nesses mais de 10 anos que faço as contas no Excel, o que enche mais o saco é conciliar (ver se o seu planejamento está condizente com a realidade). Isso porque esse procedimento é: tirar um extrato e bater gasto a gasto associando os gastos com os gastos previstos.
O primeiro objetivo é fazer uma maneira do sistema importar extratos tirados na Web. Aí teríamos um plug-in para Bradesco, Itaú, BB, Caixa e etc… depois poderíamos fazer uma inteligência de “conciliação automática”, onde somente os itens “excessão” é que necessitariam de iteração humana.
Abraços![/quote]
Opa blz Rodrigo!?
Então, quando ao ponto 1, o conceito de orçamento (budget) vai se enquadrar nisso, exatamente para fazer tudo como uma plano de contas.
Andei vendo alguns formatos de exportação dos bancos, até agora tive contato com Itaú e Bradesco, que são os bancos que eu trabalho, mas pelo que notei, o mais comum são gerar os dados em formato CSV, Money e Quicken, a partir da primeira versão “conceito” que pretendo colocar no ar em algumas semanas, se tudo correr bem, a parte de importação dos dados será a prioridade.
Tem muitos projetos que já fazem essa importação, ou seja, tem muita coisa já pronta quanto a isso, MAS, o diferencial realmente acho que será a “inteligência” por trás disso, em como fazer esse merge e dar uma maneira interativa do usuário conciliar isso.
No final dessa semana, espero já estar comitando a estrutura web do projeto, ai é questão de fazer a parte visual para as primeiras funcionalidades e já colocar no ar como prova de conceito, então creio que devemos conseguir fechar o ano com um sistema já bem usável e com um número bom de funcionalidades.
Obrigado mais vez pelo acompanhamento, e sinta-se à vontade pra sempre opinar/criticar.
[]'s