Loocrum - Gestor Financeiro

[quote=rodrigoy]Luiz, acho que a gente já tinha batido um papo uma vez, vamos foque nos 20% que vão resolver 80% das funcionalidades. Eu acompanho as minhas contas no Excel deste 1997. O que um software precisa fazer é:

  1. Montar um Plano de Contas (bem parecido com um plano contábil), com os gastos previstos.

  2. Conciliar

Essas duas funcionalidades definem o sucesso do projeto. Agora, nesses mais de 10 anos que faço as contas no Excel, o que enche mais o saco é conciliar (ver se o seu planejamento está condizente com a realidade). Isso porque esse procedimento é: tirar um extrato e bater gasto a gasto associando os gastos com os gastos previstos.

O primeiro objetivo é fazer uma maneira do sistema importar extratos tirados na Web. Aí teríamos um plug-in para Bradesco, Itaú, BB, Caixa e etc… depois poderíamos fazer uma inteligência de “conciliação automática”, onde somente os itens “excessão” é que necessitariam de iteração humana.

Abraços![/quote]
Opa blz Rodrigo!?

Então, quando ao ponto 1, o conceito de orçamento (budget) vai se enquadrar nisso, exatamente para fazer tudo como uma plano de contas.

Andei vendo alguns formatos de exportação dos bancos, até agora tive contato com Itaú e Bradesco, que são os bancos que eu trabalho, mas pelo que notei, o mais comum são gerar os dados em formato CSV, Money e Quicken, a partir da primeira versão “conceito” que pretendo colocar no ar em algumas semanas, se tudo correr bem, a parte de importação dos dados será a prioridade.
Tem muitos projetos que já fazem essa importação, ou seja, tem muita coisa já pronta quanto a isso, MAS, o diferencial realmente acho que será a “inteligência” por trás disso, em como fazer esse merge e dar uma maneira interativa do usuário conciliar isso.

No final dessa semana, espero já estar comitando a estrutura web do projeto, ai é questão de fazer a parte visual para as primeiras funcionalidades e já colocar no ar como prova de conceito, então creio que devemos conseguir fechar o ano com um sistema já bem usável e com um número bom de funcionalidades.

Obrigado mais vez pelo acompanhamento, e sinta-se à vontade pra sempre opinar/criticar.

[]'s

Pessoal, vou repasssar o email que mandei na lista dos participantes do projeto Loocrum:

[quote=Luiz Aguiar na lista dos participantes]Olá pessoal,

É, não estou morto rs… embora a demora eu apareci novamente =)

Bom temos novidades em relação ao projeto, podem ser boas ou ruins, depende do ponto de vista.

Seguinte, ano passado muito colaboraram, acho que até mais que eu, tive realmente uma certa dificuldade para gerenciar meu tempo e acabei não participando como gostaria. Esse ano, terei na verdade menos tempo livre que ano passado, mas acredito que vou conseguir gerir melhor isso, podendo colaborar mais.

Mas a notícia que realmente tenho pra vcs, é que não vou mais participar do desenvolvimento do Loocrum em Java, isso mesmo, vou fazer um “fork” (será que ta correto dizer isso rs) do projeto para ser desenvolvido em Ruby on Rails. Por necessidades pessoais (e profissionais) tenho que estudar Ruby (e Rails), então esse seria meu case pessoal para colocar em prática esse estudo.

Sei que isso pode parecer ruim, pois nem todos tem vontade (ou precisam) estudar Ruby, mas vou deixar os fontes onde estão, e todos que quiserem tocar o projeto com a premissa inicial em Java poderão fazer sem maiores problemas.

Na verdade, o projeto praticamente não decolou né, por isso achei viável ainda essa mudança, se estive num estado de desenvolvimento mais avançado com certeza eu não faria esse opções pro projeto.

Quem quiser maiores informações sobre o repositório do projeto no Assembla, senhas e algo mais, posso passar, mas depois peço que mudem para um novo nome apenas, pois o nome Loocrum vai seguir a nova formula do projeto em Rails.

O novo projeto já esta hospetado no google code: http://code.google.com/p/loocrum/ e os fontes ficarão no Github.

Óbvio que quem quiser continuar participando será bem vindo, será necessário fazer uma reformulação de algumas coisas, até na lista, vou deixar os emails cadastrados durante janeiro todo, para que de tempo de todo mundo acessar, mas depois vou limpar os membros da lista e cadastrar os “novos” que irão participar do projeto com Rails, quem quiser continuar, pode me responder em off ou nesse email mesmo, que depois mantendo os interessados.

De qualquer modo, me vejo a obrigação de pedir desculpas pela falta de tempo em tocar o projeto e por essa mudança brusca, e também agradecer o que vcs fizeram, que sei que foi com a melhor das intenções, que depositaram seus tempos livres para colaborar com o projeto, obrigado mesmo!

Grande abraço a todos e ótimo ano!
[/quote]

Pra quem não é participante, apenas alguns esclarecimentos, infelizmente o projeto não andou muito ano passado, embora tenhamos algumas coisas commitadas e tudo, tivemos de maneira geral pouco tempo disponível para colaborar mais, então o projeto esta embrionado ainda, o que me permitiu tomar essa decisão.
Realmente acredito que esse ano vou (vamos) conseguir dar vida ao projeto e fazer ele sair de embrionário para chegar ao usuário final.

Talvez alguém pergunte, se eu quiser colaborar, que garantias tenho que não vou disponibilizar meu tempo e depois vc vai querer trocar novamente a tecnologia do projeto?
Essa garantia esta dada nesse exato momento! Não existe nenhuma intenção em mudar a tecnologia do projeto (que memso anteriormente eu já gostaria de ter iniciado com Rails), espero que minha palavra seja o suficiente como garantia. =)

Conto com a compreensão de todos, e que em breve vcs possam estar ajudando a testar e usar o Loocrum.

Obrigado!

Cara, eu estava procurando exatamente isso.

Achei um programa muito interessante pro Symbian (Handy Expense), mas meu celular de pobre só roda java.

Vou dar uma lida melhor no tópico depois, mas é uma boa iniciativa, parabéns!

Boa hein, demorou mas ai esta uma otima atitude de usar MVC para Rails, parabéns pela iniciativa.

[quote=mario.fts]Achei um programa muito interessante pro Symbian (Handy Expense), mas meu celular de pobre só roda java.

Vou dar uma lida melhor no tópico depois, mas é uma boa iniciativa, parabéns!
[/quote]
Já testei esse programa na época que eu tive um N80 e depois N95, basicamente eu usava só ele pra gerir meus gastos.

Qualquer ideia (agora sem acentos rs) que possa ter pode entrar em contato, toda ajuda é sempre bem vinda.