Logomarca do sistema?

Saudações

Eu estou adicionando um JLabel com uma imagem no NetBeans, até ai tudo bem. Mas como eu faço para centralizar essa imagem?.

Uma outra dúvida que estou tendo é que o NetBeans aponta para uma imagem em um path tipo: /home/java_noobie/imagens, ele sempre irá pegar a imagem desse lugar, supondo que eu ja tenha feito o sistema e esteja tudo funcionando como deve ser, o usuário final pode ir e alterar a “imagem.jpg” com a imagem que ele quiser, bastando alterar a imagem e seu nome. Quero saber como fazer para adicionar essa imagem diretamente em minha aplicação, assim sendo o usuário não irá conseguir aterá-la.?

Desde já, obrigado.

[]'s

para centralizar… vc deve adicionar um Layout na sua aplicação e colocar esse JLabel na parte central do Layout…

agora, quanto a proteção de imagem…eu tenho a mesma dúvida…

Você pode colocar a imagem dentro do seu JAR junto com a aplicação.

lbl.setIcon(new ImageIcon(getClass().getClassLoader().getResourceAsStream("<caminho relativo da imagem a partir do JAR>")));

Posso fazer uma pergunta bem idiota?

Como eu adiciono uma imagem em uma aplicação pelo netbeans. Quero colocar uma imagem como logomarca e não sei fazer…

você pode atribuir a imagem dentro de um JLabel e nas propridades dela tem opção icon…escolha o diretório da imagem ou coloque a imagem no path da aplicação…e pronto.