Lógica de controle para sistema de ponto?

Em um sistema de controle de ponto, qual seria a melhor forma de garantir a segurança de que realmente foi aquela pessoa que assinou no horário específico, sem usar recurso de cartões pessoais?

Estava imaginando em uma coisa mais burocrática, por isso não achei tão interessante assim, mas até um pouco viável.

Todo dia o sistema enviaria senhas para o e-mail de cara usuário, então estando o usuário dispondo da senha ele assinaria o ponto.

Um sistema biométrico seria a melhor saída para garantir a identidade da pessoal.

Agora, se a empresa em questão não tem recursos suficientes para isso, todas as outras soluções que eu vejo são “burláveis”. Nessa sua solução, por exemplo, um colega poderia ter a senha do e-mail, até da máquina de outra pessoa, desta forma, ele poderia acessar o e-mail e também a tal senha que teria sido enviada. Logo, o sistema passaria apenas pela senha do e-mail, ou seja, se o sujeito tem a senha do e-mail de outro, ele tem o acesso ao ponto deste cara.

Aqui na empresa desenvolvemos nosso próprio sistema de ponto, utilizamos máquinas de ponto instaladas na porta do prédio. O cartão de ponto é também o crachá da pessoa. O que também não garante muito, mas já dificulta. Pra burlar o sistema o cara precisaria passar o crachá dele pra outra pessoa, e assim ficaria sem acesso ao prédio… :stuck_out_tongue:

Eu trabalhei em um e funciona parecido com a sua ideia… O usuário tem uma lista de senhas e contra-senhas… com no minimo 5 pares.
O sistema solicita a senha para uma determinada contra senha randomicamente…

Mas não acho isso tão burocrático não, já que vc quer um controle maior…

Biômetria.
Já implementei um sistema de controle de ponto com Biômetria, era em VB na época mas funcionava bem, utilizavamos um relógio virtual, isso mesmo, um software que simulava um relógio de ponto.

Nada melhor do que biometria…e acredito que este mecanismo está se popularizando e deve estar chegando a preços acessíveis.

ate mais…

Irei verificar mais sobre Biométrica.

Obrigado a todos, se alguém mais quiser colaborar com alguma informação, seja bem vindo.

Eu vou contar a minha experiência com Ponto Eletronico, trabalhei cerca de 3 anos com sistemas de RH e tenho algumas soluções bacanas para esse problema e uma muito boa que foi implementada recentemente.

Caso não seja o interesse utilizar o cartão uma solução acessivel é o seguinte.

Primeiramente, Sistemas para Ponto através de WEB tem como foi dito um probleminha quando alguem resolve implementar um robozinho para bater o ponto.

Casos Reais de Tentativas de Burlar o ponto:
-Aconteceu uma vez que um Fulano, implementou um robo e um dia a nossa Empresa estava em Greve. Já pra imaginar a zica que aconteceu.

-Fiquei sabendo que algumas pessoas batiam o ponto num estado com um certo fuso horário e mudavam para outro, só que eles não imaginavam que havia um relatório mensal de marcações em estados diferentes.

-Problemas com pessoas que faziam Jornada Extendida que era trabalhar de ponto batido, a pessoa entrava com ação contra a Empresa pois solicitava-se a horário de catraca para comparar com o horário da marcação do ponto.

Problemas, existem muitos até que foi desenvolvida uma solução bem melhor.

Foi desenvolvido um sistema que acessa a API do Windows e ao Bater o Ponto, ativa o Screen Saver ou Efetua o Bloqueio da Estação, somente permitindo o desbloqueio através da marcação do ponto.

Essa solução pode ser uma boa para o seu caso.

Mesmo a biometria tem maneiras de desvio. Já me contaram casos onde
a digital não era reconhecida e o próprio sistema tinha meios de tratar
estas exceções.

Ah, mas pra controle de ponto, pode crer que é perfeitamente aceitável.
Você não pode contar, simplesmente, com um sistema biométrico para acesso ao cofre de um banco, ou coisa do gênero.

Biometria para o ponto seria uma boa alternativa, que o sistema de ponto mesmo se ativado por biometria impedisse o trabalho sem ponto batido, senão sempre vai ter gente indo no sindicato acusando de trabalhar com a jornada encerrada.

Oq quero dizer, é seria interessante que no acesso a empresa fossem feitas as marcações para evitar problemas do tipo, isso é claro irá variar de acordo com o tamanho da empresa.

Galera,

Depende da área de aplicação do relógio de ponto. Experiência própria, implantamos aqui na fábrica que estou hoje e o pessoal de manutenção de equipamentos e de chão de fábrica tem muitos problemas pois machucam muito a mão e o leitor de digital é influenciado por qualquer corte nos dedos.

[]'s

[b][b]Olá pessoal,

Quanta dúvida, rs… espero poder contribuir um pouquinho aqui!
Trabalho em um empresa de tecnologia, entre alguns programas e software temos o nosso “carro chefe” que é o tão comentado Sistema de Ponto por biometria. O nosso sistema permite fazer o cadastro das 10 digitais (todos os dedos da mão), o que não impedira a pessoa que tiver um corte ou algo parecido de registrar seu ponto. O registro é feito através de um leitor aclopado a um computador, tudo em tempo real as informações chegam na hora para o servidor da empresa… muito interessante, seguro e pratico. Parece até coisa de ficção cientifica né? Mas é realidade, diversas empresas já utilizam desse sistema. Espero que isso ajude um pouquinho!
Quem tiver mais interesse, disponibilizo meu e-mail.

larissa@valcorporation.com.br

Valcorporation Serv. e Tecnologia Ltda.

Obrigada!

Segue um link para um SDK de controle de dispositivos de biometria que usamos na empresa:
http://www.griaule.com/page/pt-br/fingerprint_sdk
Abraços

Acho que tudo depende da aplicação.

Faz igual o Detran :slight_smile:
Aqui na faculdade é só o dedão mesmo… se der algum problema de não reconhecer, ferrou-se.
Senão me engano tem cartão com códigos de barra também.

Hahahah…essa é boa.

Eu tentei fazer um uma vez, mas achei um trabalho danado.A Sun tinha que ter uma api padrão para isso bem desenvolvida.
Legal que a maioria dos dispositivos biométricos atuais tem sensores de calor para saberem se os dedos estão numa temperatura corporal aceitável, para evitar aquelas idéias bizarras de cortarem o dedo de alguém para burlar o sistema.

Um sistema de pontos anti burlavel seria um sistema que reconheceria o usuario pela ires do olho e dasse acesso ao predio para ele… creio que seria a melhor forma…

mas realmente… acho isto meio que muito burocratico…

Uma duvida alguem sabe como implementar um sistema de controle que reconheça a iris do individuo?
alguem tem alguma ideia de como fazer isto?
A e estes sistemas de cotrole exagerados não são muito legais… eu não iria gostar de trabalhar em uma empresa com um sistema de controle de ponto pela iris ou pela digital… pois da a ma sensação que não confiam em vc que lhe monitoram demais que vc é como um rato monitorado… o velho sistema de cartoes de pontos e o melhor… se o cara burla o sistema que mandem embora o cara que burlou… funcionario bom e aquele q se pode confiar sem nem precisar de controle de ponto…

A Politec tinha ou tem um sistema de leitura de iris para acesso as areas da empresa.
Talvez ela comercialize a solução.

mas olha a pancada

talvez o preço ja seja outro,pois a materia ja fez aniversário !

http://artefato.digital.jor.br/index.php?option=com_content&task=view&id=689&Itemid=127

então vou começar a bolar um sistema desses ja que isto da tanto $$$$$$$$$$$$ assim…