Olá, estou analisando um módulo de contas a receber e estou com a seguinte dúvida para realizar o procedimento de baixa de uma determinada parcela quando a mesma for paga parcialmente.
Tenho a tabela (dados resumidos)
TITULO {
-valor
-valor_recebido
-data_pagamento
-quitada
}
Quando o cliente paga o valor de forma parcial eu devo colocar o valor recebido e quitar a parcela e gerar uma nova com o restante ou é mais interessando eu atualizar o valor_recebido e deixar a parcela em aberto?
Durante a analise cheguei nessas duas formas de resolver o problema, se alguém com mais experiencia poder me dar umas dicas eu agradeço.
Por causa da integracao com a contabilidade e’ melhor voce gerar um novo registro.
Evitando ir colocando tudo por cima. Porque se algo acontecer de errado na contabilidade
voce tem como checar o historico detalhado no contas a receber e arrumar a contabilidade.
Agora caso nao esteja ligando com a contabilidade tambem e’ interessante deixar detalhado em separado, pode acontecer de precisa fazer alguma verificacao dos pagamentos.
Já trabalhei em sistemas que usam cada um uma abordagem diferente, então depende do que seu cliente deseja (e, em alguns casos, o que a contabilidade do cliente prefere, como citado pelo j-menezes acima).
Se é um sistema de teste ou mesmo pessoal, aí você tem mais liberdade pra fazer o que quiser. Inclusive, pode ser o caso de deixar isso opcional, numa configuração que o cliente pode escolher ou mesmo exibindo as opções no momento da baixa. E, qualquer que seja a abordagem, é uma boa você manter o histórico de cada baixa.
Obrigado pelo feedback pessoal, vai me ajudar a tomar a decisão mais certa para o projeto.
Gostei da dica TerraSkilll, vou estudar esta possibilidade de deixar com as duas opções.