Logica correta?!

Me digam uma coisa…
Fiz uma aplicação JAVA utilizando RMI, da seguinte forma:
No meu Servidor faço a conexao com o banco de dados e possuo todos os metodos onde ocorre transações com o banco de dados.
No meu cliente, chamo os metodos que estao no servidor, passando uma “query” (string) como parametro.

Na minha máquina está funcionando tudo corretamente (localhost).
Gostaria de saber se da forma que eu fiz está correto e é uma boa implementação? Se não for…como posso melhorá-lo?

Obrigado!

eu hein?

eu não tenho experiencia nisso, mas se fosse vc eu deixaria as queryes no servidor e mandava por RMI apenas avisos para o servidor realizar as operações…

e mandava por RMI uma collection contendo, por exemplo, o resultado de uma consulta…

Olá, o que eu diria é, use o padrão MVC e DAO, é mais ou menos o que o microfilo disse, você acha algo sobre estes padrões aqui no portal.
Com estes padrão você consegue separar a lógica da view, e vai descobrir que se no caso de alteração de alguma query, é melhor você alterar só uma, no case se usar o padrão MVC, do que alterar as querys dos clientes, que podem ser trocentas, dá uma olhada, valeu a pena.

Mas tipo…o que eu mando para o servidor é uma String. Por exemplo: “SELECT * FROM CLIENTE”

Dai o Servidor me manda uma Collection, ora um ArrayList, ora um HashMap, contendo as informações que eu pedi =)

Pois é, fazer isto não é legal, o legal seria numa classe que esta no server você criar um método getCliente(), que te retorne uma Collection com os clientes.

no caso eu usaria getCliente() pra retornar somente um cliente, passando um ID pro método… ou uma outra string q quero q coloque no WHERE… eu usaria findAll pra chamar todos os clientes :slight_smile: