LocalDate scaneado no formato BR - Qual é a opinião de vocês? Sou novo no Java

Eu vi conteúdos de você pode manipular do DateTime, mas só com exemplos com resultados prontos, sem interação com o usuário.

Tipo: Você digita a data num formato específico e já era “28/02/1997”, já consegue aceitar a data neste formato.

Portanto, o código ficou assim:

package blackboard;

import java.time.LocalDate;
import java.time.format.DateTimeFormatter;
import java.util.Locale;
import java.util.Scanner;

public class Main2 {
	public static void main(String[] args) {

Scanner sc = new Scanner(System.in);  

DateTimeFormatter formatter = DateTimeFormatter.ofPattern("dd/MM/yyyy", new Locale("pt", "BR"));

String dateString = sc.nextLine();

LocalDate date = LocalDate.parse(dateString, formatter);

System.out.println(date.format(formatter));
			sc.close();
	}
}

entrada - > "28/02/1997"
saída -> "28/02/1997"

Eu queria é saber a opinião de vocês, parece muito grande? tá muito exagerado, é assim mesmo? “Pode isso, Arnado”?

Não compreendi qual sua dúvida com este código, mas não vejo muita utilidade, a data no backend não precisa de formatação, isso é uma coisa que o frontend pode lidar tranquilamente.

Nesse caso específico não precisa do Locale.

O Locale faz diferença para informações como o nome do mês e dos dias da semana, ou para obter os formatos localizados.

Mas como no seu caso é um formato fixo somente com valores numéricos, não precisa do Locale.

Fora isso, também não entendi exatamente qual é a sua dúvida…

minha dúvida era se essa codificação procede, se não precisa ser tão grande assim, se tem algum excesso, etc … porque eu vi e conectei conteúdos espalhados pela Internet, eu arrisquei e precisava de uma segurança, por isso agradeço pela contribuição.

Depende do que você precisa fazer.