Livro Use a Cabeca - Duvida

Pessoal,

tem uma parte do livro do “Use a cabeça - Java 2 edição” que antes de começar a aprender precisa configurar o %javac para poder compilar, o trecho esta em anexo:

Baixei o SDK no site mas nao entendi mais nada do que e pra fazer, se alguem puder me dar uma luz, agradeco…

Rafael.

1 - Você está no windows ou no linux?
2 - conseguiu rodar o instalador?

eu to no windows seven 64

Pois e, isso que eu acho que nao entendi direito, que istalador?

Ele pede pra criar um arquivo e salvar como “party.java” depois rodar este arquivo executando o JAVAC

=/

Vamos lá.
http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk7-downloads-1637583.html

Nessa página tem baixe o jdk para windows 64 bits. O jdk é um kit de desenvolvimento que contém, dentre outras coisas, o programa javac, que é o compilador Java, e o programa Java.exe, que você usará para executar suas aplicações.

Para ver como fazer as configurações do Java, veja esse tutorial:
http://blogdocaze.com.br/2011/02/24/tutorial-como-instalar-e-configurar-o-java-jdk-no-windows/

Você usar ou não o JDK 64 bits é uma opção sua , vc pode simplesmente configurar o JDK 32 bits

instalando o jdk no program file(x86), alias qualquer programa que seja 32 bit.

Mas tem alguns programas que não aceitam a instalação fora do c:/program files , nesse casos vc pode tentar rodar
em modo de compatibilidade. (Acho que esse não é o caso do JDK).
Normalmente vejo programas em c++ que não permitem mudança de diretório.

Agora que ví se o cara tivesse que esperar tudo isso por uma resposta já tinha desistido faz tempo.
huahuahua

Matheus

Obrigado, quando eu chegar em casa eu vou tentar fazer esta instalação.

Rocklee6544

Obrigado pela sua ajuda também meu caro, a noite volto a postar aqui pra ver se deu certo ou não.

Bom, eu instalei a JDK, e agora? como prosseguir?

Obrigado.

Acessa esse link:

http://www.guj.com.br/java/60-instalado-e-configurando-o-jdk-no-windows

e da uma olhada nos tutoriais aqui do fórum.

Na apostila do curso FJ-11 da Caelum tem o passo-a-passo (página 270):
http://www.caelum.com.br/apostilas/#

Seguindo a apostila da CAELUM, na parte em que eu tenho que digitar JAVAC -VERSION no CMD, aparece que JAVAC é um comando inválido.

Verifique sua variável JAVA_HOME e se a variável Path está com ;%JAVA_HOME%\bin no final.

Sim, fiz exatamente como está ali…

e o valor da variável no path está assim:

C:\app\product\11.2.0\client_2\bin;C:\Program Files\Common Files\Microsoft Shared\Windows Live;C:\Program Files (x86)\Common Files\Microsoft Shared\Windows Live;C:\app\product\11.2.0\client_1\bin;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%JAVA_HOME%\bin%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0;C:\Program Files\TortoiseSVN\bin;c:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server\100\Tools\Binn;c:\Program Files\Microsoft SQL Server\100\Tools\Binn;c:\Program Files\Microsoft SQL Server\100\DTS\Binn;C:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server\100\Tools\Binn\VSShell\Common7\IDE;C:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server\100\DTS\Binn;C:\Program Files (x86)\Microsoft Visual Studio 9.0\Common7\IDE\PrivateAssemblies;c:\Program Files (x86)\Microsoft ASP.NET\ASP.NET Web Pages\v1.0;C:\Program Files (x86)\Windows Live\Shared

Faltou um ponto e vírgula depois de \bin

Desculpe rafael.cs mas esse é o máximo que posso te ajudar, se alguém mas souber algo que possa estar errado…
A única solução que eu tomaria nessa hora era retornar o valor anterior das variáveis, desinstalar o java e refazer o processo do início novamente.

[quote=natanaelv]Faltou um ponto e vírgula depois de \bin[/quote] :shock: Nem havia reparado. Como na apostila pede para inserir no final acaba sendo desnecessário.

Pois é cara, venho enfrentando essa dificuldade a tempos :frowning: Isso está me trancando nos estudos.

Ainda lembro da primeira vez que fui configurar o JDK,
passei uma semana pra fazer(jucão!!!), consegui quando peguei o tutorial aqui do GUJ.

É o mesmo que passaram ali atrás?

[quote=rafael.cs]Sim, fiz exatamente como está ali…

e o valor da variável no path está assim:

C:\app\product\11.2.0\client_2\bin;C:\Program Files\Common Files\Microsoft Shared\Windows Live;C:\Program Files (x86)\Common Files\Microsoft Shared\Windows Live;C:\app\product\11.2.0\client_1\bin;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%JAVA_HOME%\bin%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0;C:\Program Files\TortoiseSVN\bin;c:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server\100\Tools\Binn;c:\Program Files\Microsoft SQL Server\100\Tools\Binn;c:\Program Files\Microsoft SQL Server\100\DTS\Binn;C:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server\100\Tools\Binn\VSShell\Common7\IDE;C:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server\100\DTS\Binn;C:\Program Files (x86)\Microsoft Visual Studio 9.0\Common7\IDE\PrivateAssemblies;c:\Program Files (x86)\Microsoft ASP.NET\ASP.NET Web Pages\v1.0;C:\Program Files (x86)\Windows Live\Shared[/quote]
Além do ; que o amigo já identificou, eu recomendaria setar o JAVA_HOME nas variáveis de Sistema e não de Usuário.

E mais importante do que tudo. Você já entendeu o que é uma variável de ambiente e para que serve uma ??? Parece besteira, mas depois de entender o conceito, muita coisa fica mais simples, pois tem gente que realmente não sabe e se perde por conta disso.

Abs[]

Ola pessoal,

Bom, tentando bastante depois das ajudas aqui, eu acho que eu consegui. Eu criei um arquivo teste no notepad++ e depois rodei ele no CMD: javac meuprograma.java

Logo apos eu rodar ele, foi criado automaticamente um arquivo .class

Acredito que depois de criado esse .class, tenha compilado corretamente, acertei?