Livro Arquitetura e Design de Software: mais 4 tópicos liberados!

Em julho anunciamos aqui no GUJ o livro Arquitetura e Design de Software - Uma visão sobre a plataforma Java com 4 tópicos liberados para download. Hoje anunciamos mais 4 tópicos liberados:

• Java como plataforma não como linguagem
  • Favoreça imutabilidade e simplicidade
  • Cuidado com o modelo anêmico
  • Considere uma ferramenta de mapeamento objeto relacional

Acesse o site e faça o download: http://www.arquiteturajava.com.br

Estamos em processo de finalização do livro e gostaríamos muito de ouvir a opinião de todos!

Pelo que tenho percebido o livro deve conter varios topicos curtos, tentando abranger diversos assuntos sem, no entanto, se aprofundar demais nos assuntos. O resultado pode ser legal e o livro resultar numa boa referencia, mas confesso que o ultimo capitulo me “preocupa” um pouco caso nao haja aprofundamento na questao.

É praticamente um Effective Java da arquitetura! Parabéns pelo trabalho.

Ola Yvga!

Com certeza, é preciso tomar muito cuidado. Se voce reparar mesmo nos outros tópicos, sempre fazemos citações e referências a livros, sites e blogs, além de tentar mostrar opiniões dos dois lados.

abracos

Alguma previsão de lançamento do livro?

Voces pretendem lançar o livro com opção de compra em pdf? tentei procurar por alguns livros em pdf (para comprar mesmo, nada de roubar os outros) e simplesmente nao consegui achar!

Até então tenho gostado muito dos capítulos que foram liberados. A linguagem está super simples, bem fácil de entender. Achei que a forma simples de explicar torna a leitura boa para quem não entende muito do assunto, e ao mesmo tempo não torna chata para quem já entende de arquitetura. No meu caso, mesmo já trabalhando há alguns anos em arquitetura Java pude aprender muita coisa com esses capítulos. Aquele da chave de fenda então estava muito bom, inclusive li 2 vezes de tão boa a leitura.

Mas o que me chamou mesmo atenção, inclusive com o comentário do YvGa sobre os capítulos curtos. No inicio achei que eram curtos por ser um “preview”, porém se vocês fizerem o livro final assim de certa forma cria uma forma muito boa de ler, pois capítulos muito grandes tornam a leitura cansativa.

Abraços

Pretendem lançar em pdf de grátis? Aqueles que abaixamos da net. :twisted: :twisted:
Bom trabalho!

Tem q ter versão pra kindle e ipod touch

Podia ter uma noite de autógrafos, ou algo do tipo, para o lançamento do livro.
Além da chance do pessoal comprar o livro “em primeira mão”, também teríamos a oportunidade de levar o livro autografado pelos autores, além de poder trocar idéias.
O que acham?
:slight_smile:

[quote=Loiane]Podia ter uma noite de autógrafos, ou algo do tipo, para o lançamento do livro.
Além da chance do pessoal comprar o livro “em primeira mão”, também teríamos a oportunidade de levar o livro autografado pelos autores, além de poder trocar idéias.
O que acham?
:slight_smile: [/quote]

++

Gostei da idéia… muito interessante.

Oi pessoal!

Respondendo a todos:
Ainda não temos uma data certa de lançamento mas estamos correndo para ser o mais breve possivel! (alias, escrever um livro dá trabalho hahaha).
Não sei dizer se vamos ter uma versao em PDF, vou ver com a editora.
E vamos ter sim alguma especie de lancamento oficial que anunciamos mais pra frente!

[]'s e obrigado pelo feedback!

Sérgio

Eu tinha lidos os 4 capitulos anteriores e gostei bastante sobre GC e ClassLoaders.

De IoC eh legalzinho, desenvolvimento voltado a interface esta um pouco mais do mesmo.

Vou ler os demais capitulos entre um metro e outro! :thumbup:

Oi Andre!

As secoes dentro de “topicos de orientacao a objetos” não vão ser muita novidade para quem já leu o Effective Java (com excecão do DDD e modelo anemico). E isso deve ser frequente com desenvolvedores mais experientes e mais familiarizados com a plataforma Java: algumas seções serão muito proveitosas, outras já serão de seu conhecimento, pois o livro é baseado muito na nossa experiencia com o GUJ, blog da caelum, consultoria, etc, e pessoas como voce tambem participaram disso :)!

abracos

Apenas por curiosidade, o que voces utilizaram como editor de texto? Foi algo como o Latex?

valeu

A gente usa o Tubaina, que por traz usa o Latex:

http://www.caelumobjects.com/opensource/tubaina/

[]'s

Legal esse Tubaina hein?
Parabéns, é bem mais fácil criar documentos com ele.

VOu ler… Parece ser bem legal o livro!! Mais um que vai entrar pra minha coleção =)

Sim, eu entendo. Eu fiquei pensando nisso depois que escrevi. E outra coisa, eh estranho ler um capitulo no meio do nada, fica a impressao que ta faltando coisa.

Por exemplo, eu li os outros capitulos disponibilizados. O que fala do modelo anemico ficou um pouco… anemico! :? Mas sei la, de repente no contexto do livro ganhe mais globulos vermelhos.

Gostei dos capitulos de Java como plataforma e sobre imutabilidade.

Agora o topico sobre ORM, apesar de bem recheado, esta muito panfleteiro. O capitulo deveria se chamar “Considere usar o Hibernate”. Na minha humilde e chata opiniao, colocaria um capitulo de detalhes sobre o Hibernate num Apendice ou coisa assim, nao no proprio capitulo “generico”.

Uma pergunta: essas sao as versoes finais? Porque tem alguns erros de digitacao, nada que comprometa, mas fica feio!

Eh isso. Ateh :thumbup:

Bom pessoal estou lendo os capítulos disponíveis e a linguagem está realmente muito fácil de entender. Parabens!

Quanto a possíveis erros de ortografia etc. detectados podemos utilizar este tópico para informar aos autores? ou preferem por e-mail, mp, etc ?