Estamos anunciando oficialmente o livro Arquitetura e Design de Software: uma visão sobre a plataforma Java. São 5 autores (ei! eu estou aí também!), e conta com o prefácio do Phillip Calçado. O livro tem um formato semelhante ao Effective Java, por ser dividido em tópicos independentes. Quatro desses tópicos foram liberados da versão de draft, com a expectativa que a comunidade de um feedback em relação ao conteúdo, forma de escrever, typos, erros, etc.
Você pode fazer o download dos PDFs diretamente no site:
Ja baixei os pdf’s e esse fds vou dar uma olhada.
Os assustos propostos pelo livros ficaram otimos, achei bem legal.
Este livro ja esta na minha lista de futuras compras!
Já existe uma ideia aproximada de quantas paginas o livro terá?
Dei uma primeira lida nos PDFs e achei muito bom. O que vou apontar é besteira, mas notei apenas que no tópico “Entendendo o NoSuchMethodError e o ClassLoader hell”, o primeiro parágrafo da seção “OutOfMemoryError no redeploy de aplicações” está começando com letra minúscula.
Fiquei com aquele gosto de quero mais! Parabéns pelo trabalho!
Curioso como são as coisas, acabei de contratar a Integrator e, em um dos contatos que havia enviado e obtive como resposta do Edson, me informava o que está no tópico liberado por vocês, em Entendendo o NoSuchMethodError e o ClassLoader hell. Essa parte de vazamento e hot deploy era uma coisa que não sabia. Fazia sem medo, já que o servidor permitia e não me davam contra indicações. Passava o tempo o danado caia, lógico, já que na Internet não disponho de 8GB de RAM como na máquina que desenvolvemos e não sabiamos porque. Tá ai, um livro útil também para empresas de hospedagens, orientando seus funcionários/atendentes de como funciona o Java.
Os tópicos (pelo menos pelos títulos) estão parecendo excelentes! Acho muito bom termos produção nacional em um nível mais alto do que os clássicos “Introdução ao…”. Vou ver se pego os PDF’s esse final de semana pra dar uma olhada.
Parabéns pela iniciativa para o engrandecimento da comunidade também no segmento de arquitetura e design.
Eu que ainda me sinto um “iniciante” nesse aspecto do Java fiquei muito interessado. Vocês podem dizer se haverá pré-venda em algum local específico, tipo na própria Caelum ou algo do gênero ?
Com toda a certeza eu quero comprar este livro quando o mesmo estiver impresso. Vai ser mais um item de grande valia para mim para o aprendizado mais aprofundado do Java.
Abraços e sucesso à todos e mais uma vez PARABÉNS à todos os autores e também ao Phillip pelo prefácio !
Em sã consciencia não posso deixar passar em claro a desilusão. O livro deveria se chamar “GUJ : 10 anos” ou algo assim…
Tentaram abarcar muita coisa e incluir coisas hype como SOA is death , JSF , DDD ( linguagem ubiqua / modelo anêmico) , Injeção de Dependencias… básicamente as coisas hype com uma pitada de Effective Java (perfira composição , perfira imutabilidade, otimização permantura é ruim) … mas fica um travo amargo em muitos pontos… Arquitetura que diferencia tiers e layers … ok, e cadê stores ? e o velho mito “getter e setters” são maus, “encapsulamento permaturo” é mau , “Evite escrever seu proprio framework” ( por poder usar o nosso e nunca aprender a fazer o seu ).
Está faltando um item fundamental : padrão de arquitetura! … bom, mas pensando bem é melhor não ter. Afinal alguem pode escrever que se pode ter duas instancias de Singleton…
Se se chama-se “os assuntos quentes no guj” , seria legal. Um almaque dos assuntos que mexem as duvidas do pessoal e um visão do patrono do site sobre esses assuntos. Assim, um pseudo livro sobre arquitetura que fala de DDD e getter e setters , que não sabe que existe o conceito de store e esquece padrão de arquitetura … Se o indice for tão bom quanto o conteudo e o conteudo for a mesma conversa do pessoal da Caleum que vemos no Guj … estou ansioso por ver o resultado.
Realmente tem bastante coisa. Muitos dos topicos ainda estao em aberto. Sem duvida nenhuma vamos levar em consideracao a opiniao do que o pessoal acha.
Mas sinceramente acho que nao é s hype. Por exemplo, IoC nao é hype, é fato, concorda? Mas sim, alguns dos tópicos são embates e discussoes frequentes que aparecem no GUJ, na Caelum, no portaljava, na lista do soujava e de outros lugares de tópicos atuais.´Como esta escrito no site, é uma compilação do nosso aprendizado no decorrer dos anos, então acho que voce descreveu bem, mas por favor, nao deixe de citar outros topicos que voce acharia interessante abordar!
Nao se esqueca que o titulo do livro possui a palavra design, nao só arquitetura, e damos bastante atencao a isso tambem. Bem que “GUJ 10 anos” tambem seria bom ;).
Pessoal, fica aqui tambem o agradecimento a todos que tem enviado email pro autores@arquiteturajava.com.br com as correções, sugestões e idéias para outros tópicos. O feedback tem sido grande.
[quote=raf4ever]Olá Paulo,
qual a previsão de lançamento?[/quote]
Ola Rafael! Novembro desse ano… com sorte, início do mês. E quanto mais feedback, mais rapidamente fazemos acertos para o lançamento ocorrer no previsto!
ainda nao sabemos o preco final mas devera abaixo de livros equivalentes que sao importados. pra editora fechar o preco a gente precisa fechar o nr de paginas, o que ainda nao aconteceu pq ainda estamos escrevendo
opa, cara gostei do que li ali por enquanto, nao sou nenhum expert mas vi ali algumas explicaçoes para erros que ja tive (por exemplo na parte “Entendendo o NoSuchMethodError e o ClassLoader hell”) e que provavelmente teria apanhado bem menos pra resolver se tivesse visto algo assim antes … se o resto do livro seguir a ideia desses capitulos ali ficara muito bom, acho bacana esse lance de passar o aprendizado que tiveram durante suas vidas prq com certeza muita coisa ali é duvida ou ate uma caixa preta por enquanto para os menos “vividos” …