Boa tarde pessoal. Chegou em minhas mãos um exemplar do livro “Android para programadores: Uma Abordagem Baseada em Aplicativos” da Deitel. Porém percebi que ele ainda se baseia no Eclipse como ferramenta de desenvolvimento. Gostaria de saber de alguém que já o leu se o seu conteúdo ainda é válido ou se já está muito defasado, independente da IDE usada. Obrigado desde já!
Não conheço o livro, mas achei a segunda edição dele na Saraiva e fui ler a descrição.
Lá diz que é de 2015 e que “Seu conteúdo prático e cheio de exemplos inclui” Android 4.3/4.4 e Android Studio.
Baseado no que li acredito que, pelo menos a segunda edição, não se baseia numa versão do Android tão antiga e por isso pode lhe ser útil ainda sim.
Se for basear seus estudos nele, aconselho a não se prender tanto a ferramenta Eclipse, mesmo que ele não mostre exemplos em outra IDE, tente reproduzir todos os exemplos do livro no Android Studio também. Até porque tudo o que se faz numa ferramenta pode ser feito na outra e até mesmo usando o Notepad e as ferramentas de linha de comando do Android SDK.
Se possível, tente seguir os tutoriais e guias do site oficial.
Bons estudos!
Obrigado pela resposta! Concordo que não é bom se prender a IDE alguma. O meu receio é que até mesmo a base mostrada nesse livro não seja mais aproveitável. Vou comparar alguns pontos com o guia oficial.
Comprei e indico:
Utiliza Android Studio e já tem uma breve entrada ao Material Design.
Obrigado! Vou dar uma olhada nele!