Lista de grandes Softwares desenvolvido em Java

Longino, não vale a pena discutir com quem afirma que c++ é a linguagem mais portável que existe…

[quote=Longino][quote=jmmenezes]A questão é a de tecnologia certa para o problema certo. Se considerar tem muito mais coisa realmente em VB do que em C++. Também acontece que o mercado “no brasil” é fraco para softwares de prateleira. Em compensação se for ver o salário…
A moda de rodar tudo Web é legal, mas vai demorar até se tornar algo que substitua as ferramentas (Corel, Cad, etc) por equivalentes em Web. Acho que o dia que teremos o SO e o Browser e mais nada nos nossos computadores ainda esta longe…
Mesmo que isso acontece, a programação C e C++ continuará existindo. Mesmo que você receba stream dos jogos, dificilmente onde eles irão ser executados, serão programados em outra tecnologia, pelo menos em um primeiro momento.
Tem ainda a questão de portar código nativo para rodar dentro do navegador. Procure MAME portado para Chrome no google e entenda como a coisa foi feita.

Óbvio que ninguem vai usar C e C++ para fazer software de locadora ou de padaria… para isso existe até o Maker que cria sistemas em um clique![/quote]

Primeiramente, C e C++ são duas linguagens distintas. O erro é justamente atribuir a popularidade da primeira, C, para a segunda, quando na verdade não é correto: http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html

Existem inúmeras linguagens para os mais diversos usos, e a tendência é que a necessidade de “baixo nível” se torne cada vez mais nicho. Tanto que vemos a popularização de linguagens assim como Javascript, Ruby ou Groovy, que não são tão eficientes, mas cumprem o papel adequadamente para diversos tipos de aplicação. E isso eu quero dizer “produtos” e não o famoso “software de padaria”.

Até mesmo para certas áreas assim como jogos onde performance é crítica, vemos Flash, C# (ou Java se for Android) e outras tecnologias crescerem devido a facilidade de desenvolvimento.[/quote]

Eu sei que são coisas distintas…
Essa “popularidade” também não quer dizer nada… estamos falando de softwares de prateleira… pode ter 1 aplicativo C++ para cada 10 aplicativos C para cada 100 aplicativos Java… isso não diz nada do que é melhor ou pior! C++ é sim a linguagem mais usada hohe para softwares de prateleira!

Com certeza a tendência é que mais baixo nivel se torne cada vez mais nicho…visto a imensa quantidade de apps web que já substituiram o desktop. Entretanto, volto a falar, o dia que conseguirmos ter um AutoCad, Corel, Photoshop, etc dentro do navegador, e rodando com tecnologia de navegador, talvez os aplicativos de prateleira como conhecemos hoje sumam, mas hoje eles são uma realidade.

Se falar de mercado já trabalhei com C, também já trabalhei com C++ e também já trabalhei com diversas outras tecnologias. Com certeza tem muito mais gente usando Java do que C++, mas isso não quer dizer que não se possa ter um emprego bom em C++.

Deve ter uns 10 anos que não ouço falar de software de prateleira. Vai ver é por isso que c++ faz sucesso nesse mercado.

Um software de prateleira que fosse iniciar seu desenvolvimento hj não precisaria usar uma linguagem tão defasada.

Fico feliz em ver um tópico produtivo. Fazia tempo que não aparecia algo.
Discussões são bem vindas! Pena que o Longino fica na diarréia mental dele de sempre e que o Hermanoz não tem noção do que está falando.

Hermanoz, o que o Vinícius e outros colegas estão dizendo é que se COMPILA facilmente um programa escrito em C++ ISO para qualquer plataforma que possua um compilador que siga a norma, não que um programa compilado no Windows vai rodar no Linux entendeu? Já ouvi uma terminologia que dizia que C e C++ são portáteis (compile o MESMO código para cada plataforma) e Java é portável (rode o mesmo binário em várias plataformas (depende da VM é claro)).

C e C++ são as linguagens que mais possuem compiladores para plataformas distintas. C tem compilador para praticamente TODAS as plataformas.

“Software de plateleira” que os colegas estão mencionando são softwares fechados, prontos para o uso, não necessriamente um software dentro de uma caixinha que está numa plateleira da Americanas ou da FNAC por exemplo.

[]'s

Também não foi isso que falei. Eu falei que C++ é uma linguagem de alta portabilidade.
Maior que Java e que C#. Mas o C deve ser mais portável que o C++ (não duvido que o C++ esteja em segundo lugar, ou perto disso).

Sério? Faz 10 anos que você não ouve falar de nenhum software do tipo “Office”? Nem de nenhum game? Nem de nenhum anti-vírus? Ou de algum player de mídia?
Downloader de torrent? Navegador de internet? Aliás, onde você está lendo os posts do GUJ?

De qualquer forma, como o David falou, “software de prateleira” foi o termo que usei para referenciar a software acabado, para o grande mercado.
Pode ser baixado pela Steam, ou ser totalmente digital como o VLC, mas se for aquele software “fechado”, é o que estou chamando de software de prateleira.

[quote]
Com certeza a tendência é que mais baixo nivel se torne cada vez mais nicho…visto a imensa quantidade de apps web que já substituiram o desktop. Entretanto, volto a falar, o dia que conseguirmos ter um AutoCad, Corel, Photoshop, etc dentro do navegador, e rodando com tecnologia de navegador, talvez os aplicativos de prateleira como conhecemos hoje sumam, mas hoje eles são uma realidade.

Se falar de mercado já trabalhei com C, também já trabalhei com C++ e também já trabalhei com diversas outras tecnologias. Com certeza tem muito mais gente usando Java do que C++, mas isso não quer dizer que não se possa ter um emprego bom em C++. [/quote]

Concordo com o que você disse.

Entretanto, vale ressaltar que programar em ambientes como QT já é bem mais “alto nível” do que a maioria das pessoas (que só viram C++ na faculdade) pensa.
Para começar, coisas como Smart Pointers praticamente gerenciam memória sozinhos. Há construtores de telas visuais, muitos componentes de terceiros totalmente prontos e poderosos modelos de eventos.
Engana-se quem pensa que a linguagem e, principalmente, a comunidade em torno dela, está parada.

De qualquer forma, código ir para o navegador é uma grande tendência. Até porque, os SOs estão começando a dar suporte as mesmas tecnologias, como vem puxando a MS com o Metro (e não duvido que outras vão seguir).
Também não duvido que logo veremos editores de imagens, players de vídeo e até pacotes como Office indo para outras linguagens.

Acho mais difícil é imaginar um game ou um cad indo para esse lado também, afinal, teríamos que imaginar máquinas com muito poder computacional.
Ao ponto dele deixar de ser o gargalo. Isso envolveria computadores capazes de gerar gráficos tão perfeitos, que seriam indistinguíveis da realidade, e cálculos que beirariam o instantâneo.
Ou o surgimento de alguma linguagem com um paradigma muito melhor que os atuais.

Hoje essas empresas enfrentam concorrência e não estão dispostas a sacrificar poder de fogo em prol de velocidade de desenvolvimento.

Há bastante emprego para programadores C++, mesmo no Brasil, onde o mercado desse tipo de software é mais fraco.
Talvez vocês não ouçam falar deles pois não estão nesse mercado, portanto, não conhecem os canais certos para procura-los.
Mas vive aparecendo ofertas na DevGuys. Existem comunidades e reuniões anuais de C++, enfim, desculpe desapontar uns e outros, mas existe vida fora do Java.

Por fim, volto a falar que estou falando de “Grandes Softwares”, como foi a proposta do tópico original. É claro que existem milhões de games em flash, mas a (absurda) maioria é desconhecida do público.
Também existe um número sem fim de aplicativos, que você pode encontrar no sourceforge, em sites de download e listas por aí. Mas a grande maioria, também são totalmente desconhecidas.

Foi extremamente difícil montar aquela listinha de “Grandes softwares em java” e alguns nem sequer são tão grandes assim.
É igualmente difícil montar uma lista assim para o C#.
Agora, pegue a última lista que postei de C++. E você verá que ela é recheada de softwares conhecidos.

Afinal, são praticamente todos os softwares da Adobe, Microsoft, Corel, Antí-Vírus, AutoDesk, Todos os grandes estúdios de games, etc… Com uma lista assim, qualquer comparação é covardia.

[quote=davidbuzatto]Fico feliz em ver um tópico produtivo. Fazia tempo que não aparecia algo.
Discussões são bem vindas! Pena que o Longino fica na diarréia mental dele de sempre e que o Hermanoz não tem noção do que está falando.

Hermanoz, o que o Vinícius e outros colegas estão dizendo é que se COMPILA facilmente um programa escrito em C++ ISO para qualquer plataforma que possua um compilador que siga a norma, não que um programa compilado no Windows vai rodar no Linux entendeu? Já ouvi uma terminologia que dizia que C e C++ são portáteis (compile o MESMO código para cada plataforma) e Java é portável (rode o mesmo binário em várias plataformas (depende da VM é claro)).

C e C++ são as linguagens que mais possuem compiladores para plataformas distintas. C tem compilador para praticamente TODAS as plataformas.

“Software de plateleira” que os colegas estão mencionando são softwares fechados, prontos para o uso, não necessriamente um software dentro de uma caixinha que está numa plateleira da Americanas ou da FNAC por exemplo.

[]'s[/quote]

Se quer criar um novo significiado para a palavra portabilidade que é compartilhado entre você e o Vini apenas ok, mas não reclama quando não conseguir se fazer entender.

Quanto ao software de prateleira, não sei de onde tirou que C++ é o mais utilizado. A menos que cite alguma referencia eu continuo achando que é conversa fiada.

Para cada aplicativo tipo Office e navegador web existem trocentos de aplicativos que usam linguagens de alto nível.

O mais curioso é ele postar um link onde C está em primeiro e C++ em terceiro, com o Java em queda no meio.
Sem falar que C e C++ ocupam o topo da lista ao que… uns 40 anos?

Além disso, acho difícil confiar no índice TIOBE, pelo menos no que refere a super popularidade do C, pois é baseado em buscas na internet.

Programadores C++ buscam coisas do C o tempo todo, pois o C é praticamente um subset do C++. O mesmo vale para programadores de Objective-C.

Duvido muito que o TIOBE seja capaz de diferenciar a intenção do programador que está fazendo a busca.

Hermanoz, então cite os grandes softwares que se enquadram nessa categoria.
É interessante vc pedir referências. O autor do tópico já apresentou uma lista, com dezenas de softwares. E eu outra.

Cite então as suas. Mas com softwares conhecidos, ok?
Afinal, é esse o assunto do tópico.

[quote=Hermanoz]
Se quer criar um novo significiado para a palavra portabilidade que é compartilhado entre você e o Vini apenas ok, mas não reclama quando não conseguir se fazer entender.
Quanto ao software de prateleira, não sei de onde tirou que C++ é o mais utilizado. A menos que cite alguma referencia eu continuo achando que é conversa fiada. [/quote]

Você está confundido portabilidade: que é a capacidade de um software existir em várias plataformas (mesmo que através de recompilação) com multiplataforma (build once, run everywhere).
Multiplataforma é um tipo específico de portabilidade. E eu estou falando há muito tempo de software portável, não multiplataforma.

É curioso você pedir referências, quanto até agora só usou frases vazias como a primeira que fiz “quote”.

[quote=ViniGodoy]
É interessante vc pedir referências. O autor do tópico já apresentou uma lista, com dezenas de softwares. E eu outra.

Afinal, é esse o assunto do tópico.[/quote]

Você é desenvolvedor ou arqueólogo de software?

Porque os grandes softwares que vc citou foram todos feitos a mais de uma década atrás. Alguns até mais do que isso.

[quote=Hermanoz][quote=ViniGodoy]

Afinal, é esse o assunto do tópico.[/quote]

Você é desenvolvedor ou arqueólogo de software?

Porque os grandes softwares que vc citou foram todos feitos a mais de uma década atrás. Alguns até mais do que isso.

[/quote]
Eu não queria mais postar nada nessa thread, mas…
Fiquei curioso com a lista de softwares em C# e Java que você vai postar.
Aliás, não apenas a tua, a do longino também.

Será que podem matar nossa curiosidade?

Eu também não queria postar nada mas muito desses softwares “antigos” ainda são muito utilizados.

[quote=Hermanoz]Você é desenvolvedor ou arqueólogo de software?
[/quote]

Como diria o Leão da Montanha… Saída estratégica pela direita…
Mas pode incluir softwares igualmente antigos na sua lista também.

Todos que citei tem versões atuais. Seja o Office, Cad ou softwares da Adobe.
Se quiser falar de softwares relativamente novos, podemos citar VLC, Chrome, Skype, Stellarium, Kapersky, Picasa e praticamente todos os games lançados esse ano.

[quote=drsmachado]
Eu não queria mais postar nada nessa thread, mas…
Fiquei curioso com a lista de softwares em C# e Java que você vai postar.
Aliás, não apenas a tua, a do longino também.

Será que podem matar nossa curiosidade?[/quote]

Basta dar uma olhadinha no mercado em sua volta. Se eles tivessem desenvolvendo em c++ estariam contratando programadores nessa linguagem não acha?

O Vini fala tanto de desenvolver em C++ mas até onde sei ele trabalha dando aulas.

[quote=Hermanoz]Basta dar uma olhadinha no mercado em sua volta. Se eles tivessem desenvolvendo em c++ estariam contratando programadores nessa linguagem não acha?
O Vini fala tanto de desenvolver em C++ mas até onde sei ele trabalha dando aulas.
[/quote]

Foi evasivo novamente.

Quanto ao FUD sobre a minha pessoa, nice try.

Eu sou coordenador técnico na Positivo Informática.
Trabalho lá como desenvolvedor, não como professor.
Antes disso, trabalhei com Java e C++ na Siemens.

Você poderia ter lido isso no meu currículo.

PS: Ainda estou aguardando sua lista.

Se é repetido a exaustão porque programadores continuam se apegando a linguagens de baixo nível com intuito de serem valorizados?

Se é repetido a exaustão porque programadores continuam se apegando a linguagens do passado com intuito de serem valorizados?[/quote]
Qual a lista dos GRANDES e CONHECIDOS programas feitos em java e C#?
Só precisamos da lista para darmos créditos ao que está tentando defender.
Sem ela, não passa de alguém que não fundamenta o que diz e quer atenção.

Oi,

É. Eu também só estou de butuca :shock: aguardando a lista dele…

Tchauzin!

[quote=lina]Oi,

É. Eu também só estou de butuca :shock: aguardando a lista dele…

Tchauzin![/quote]
Todos estamos.

[quote=drsmachado]
Qual a lista dos GRANDES e CONHECIDOS programas feitos em java e C#?
Só precisamos da lista para darmos créditos ao que está tentando defender.
Sem ela, não passa de alguém que não fundamenta o que diz e quer atenção.[/quote]

Não sei porque a fixação com Java e C#. É só isso que entende por linguagem de alto nível?