Linguagem C e banco de dados sql

Boas! Na universidade comecei a programar em java, este forum foi muito muito util, agora tenho cadeiras de programaçao em C e base de dados sql, sera que alguem me poderia recomendar um forum acerca destas linguagens?
o guj nao se ‘estica’ para outras linguagens? :o

agradeço ajuda, cumprimentos (:

A linguagem C caiu em desuso dado que seu paradigma foi substituído pela OO. As faculdades já não ensinam a linguagem e as poucas pessoas que se interessam precisam correr atrás de material. Provavelmente deve existir MUITO material bom, mas nada que esteja em discussão ainda.

C caiu em desuso???
Tah, pode não ser a linguagem mais usada em todos os tipos de sistema, mas não caiu em desuso não!
Só para citar UM exemplo, sistemas operacionais ainda são escritos em C.

CB, acho difícil ensinar a usar banco de dados com C. Tem certeza que é isso que vão ensinar?

[]´s

Na verdade, a linguagem C está entre as 3 linguagens mais usadas. Basta lembrar que todo mercado de firmware ainda é escrito em C!

Muitas aplicações desktop também são escritas em C, como o próprio navegador que você está usando para ler esse tópico.

[quote=CB]Boas! Na universidade comecei a programar em java, este forum foi muito muito util, agora tenho cadeiras de programaçao em C e base de dados sql, sera que alguem me poderia recomendar um forum acerca destas linguagens?
o guj nao se ‘estica’ para outras linguagens? :o[/quote]

Só te respondendo. Se “estica” sim. Esse fórum “Outras linguagens” é para isso mesmo. :slight_smile:
E muitos usuários ativos aqui (eu, entanglement, thingol, bezier curve, juliocbq) são programadores C ou C++.

Pelo menos 99,9% das faculdades aqui do ES ensinam C.
Creio que caiu em desuso no que diz respeito a linguagem comerciais e novas tecnologias… Mais acho que e um degral muito importante a qual todos que estao começando na area devem passar.
E existe sim muito material bom e disponivel em C um bom exemplo e o Viva o Linux tem um otimo forum sobre C.

davidbuzzato: nao me tao a ensinar usar banco de dados com C mas sim as duas coisas por separado, em cadeiras diferentes :wink:

ao resto, muito obrigado, tava na duvida se nas ‘outras linguagens’ podia postar topicos de C, achava q podia ter umas linguagens definidas pro forum e que as tantas C nao estava incluida :roll:

em relaçao a linguagem C, desde que entrei na universidade ja ouvi falar muito dela, apesar de na minha universidade a licenciatura so tem uma cadeira de C, noutras universidades têm 3 cadeiras em C.
Na minha universidade o curso de informatica resume se a aprender PP, java, C, php, assembly, base de dados e pouco mais para alem disto, uma cadeira de cada e nao voltams a usar estas linguagens no resto do curso :confused: PP e java ja está, agora que venha o resto haha :lol:

cumprimentos e obrigado once again :wink:

Na verdade, a linguagem C está entre as 3 linguagens mais usadas. Basta lembrar que todo mercado de firmware ainda é escrito em C!

Muitas aplicações desktop também são escritas em C, como o próprio navegador que você está usando para ler esse tópico.[/quote]

Acho que vcs entenderam o que eu quis dizer : /

Em todo caso, sistemas operacionais, quantos são ??? Uns 10 mais ou menos. Agora sistemas “corporativos” quantos são ??? Uns 10.000 por ano. Será que dá pra comparar ?

C é o berço de tudo, mas quantas são as pessoas que usam C e quantas usam linguagens de plataforma alta.

[quote=ViniGodoy]

Muitas aplicações desktop também são escritas em C, como o próprio navegador que você está usando para ler esse tópico.[/quote]

Bom… certamente os 10.000 estão usando diversos firmwares na máquina de desenvolvimento de aplicativos corporativos :wink:

Engenheiro programa em C e assembler

Modelagem que hoje está sendo requerido por diversas empresas ligadas a engenharia como engenharia do petróleo, por exemplo. A modelagem exige C, assembler e profundo conhecimento em Linux.

Essa sua resposta veio sem nenhum embasamento hein…

[quote=CB]Boas! Na universidade comecei a programar em java, este forum foi muito muito util, agora tenho cadeiras de programaçao em C e base de dados sql, sera que alguem me poderia recomendar um forum acerca destas linguagens?
o guj nao se ‘estica’ para outras linguagens? :o

agradeço ajuda, cumprimentos (:[/quote]

MySql, SQlite, etc…, todas esses bancos tem apis para usar nas linguagens c++ ou c. O framework qt possui drivers e apis de alto nível para popular datasets, tabelas, etc…

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3XE2bKUAxfw[/youtube]

Acho que vcs entenderam o que eu quis dizer : /

Em todo caso, sistemas operacionais, quantos são ??? Uns 10 mais ou menos. Agora sistemas “corporativos” quantos são ??? Uns 10.000 por ano. Será que dá pra comparar ?

C é o berço de tudo, mas quantas são as pessoas que usam C e quantas usam linguagens de plataforma alta.[/quote]

É só olhar a quantidade de dispositivos que são requeridos no conjunto das soluções. Esse número é de igual para igual.
Quer um exemplo de aplicação? Quando vai em um supermercado e encontra um produto sem preço. Você vai consultar em um dispositivo com leitor ótico programado em c, e é uma aplicação corporativa.