Bom dia a todos, estou a um bom tempo sumido aqui do fórum, mas hoje estou de volta.
Gostaria de tirar uma dúvida. Irei começar a fazer parte do meu trabalho em casa, acessando remotamente o computador da empresa, porém estou acostumado a usar somente SOs com licenças OEM, que pelo que eu entenda são vendidos junto com o computador que se compra, porém o software para acesso remoto que me deram para realizar o trabalho só funciona em sistemas de 32 bits e o meu é 64 bits (já testei, reinstalei e realmente não funcionou - fui informado que só funciona em 32 bits mesmo), com isso gostaria de comprar uma licença para poder utilizar em uma máquina virtual no meu pc de casa, finalmente me deparei com lugares vendendo as duas versões de licenças OEM e FPP, com isso tive as seguintes dúvidas.
Pode-se vender licenças OEM sem ser junto com o computador?
Se eu comprar a licença OEM e instalá-la em uma máquina virtual eu tenho o direito (legalmente falando) de instalar em outra máquima como SO principal já que não é SO principal em nenhum computador? Falo isso pois faria o trabalho de casa pelo notebook (usando uma máquina virtual) que é bem melhor que meu desktop e assim mudaria SO do desktop.
Eu trabalhei, a uns 4 anos atrás, em uma distribuidora de informática, e naquela época não era permitido.
Mas hoje em dia não sei se mudou alguma coisa.
…
Se a única limitação é um sistema de 32 bits, Linux não lhe serviria? =)
Qual é o Windows que vc tem? Seven?
Se for, você pode tentar usar o ‘XP Mode’. Todo Seven tem direito a ter uma licença do Windows XP rodando no Microsoft Virtual XP.
Só não sei se o XP Mode poderia ser em 32 bits, sendo que o seu Windows é 64.
[quote=clone_zealot]Qual é o Windows que vc tem? Seven?
Se for, você pode tentar usar o ‘XP Mode’. Todo Seven tem direito a ter uma licença do Windows XP rodando no Microsoft Virtual XP.
Só não sei se o XP Mode poderia ser em 32 bits, sendo que o seu Windows é 64.[/quote]
Entendi.
Sim uso o Windows 7 64 bits.
Valeu pela dica. Vou pesquisar isso.
Passei por um problema similar! No início desse ano precisei licenciar a minha cópia do Windows XP. Entrei em contato com a Microsoft porém, o preço da licença do XP era próximo ao do Windows 7 Ultimate. Acabei adquirindo este último que já vem com uma licença para rodar o XP na máquina virtual (o qual utilizo para executar algumas ferramentas antigas).
Se eu não me engano, apenas o Windows 7 Ultimate vem com o XP habilitado. Os demais “flavors” do Seven não ganham esse benefício (apesar de todas as versões virem com a máquina virtual). Foi uma p… jogada de marketing da Microsoft esse lance de vincular a cópia do XP a versão mais cara do Seven. Mas, dependendo do caso, acaba valendo a pena.
[quote=Macoy_AbZ]Passei por um problema similar! No início desse ano precisei licenciar a minha cópia do Windows XP. Entrei em contato com a Microsoft porém, o preço da licença do XP era próximo ao do Windows 7 Ultimate. Acabei adquirindo este último que já vem com uma licença para rodar o XP na máquina virtual (o qual utilizo para executar algumas ferramentas antigas).
Se eu não me engano, apenas o Windows 7 Ultimate vem com o XP habilitado. Os demais “flavors” do Seven não ganham esse benefício (apesar de todas as versões virem com a máquina virtual). Foi uma p… jogada de marketing da Microsoft esse lance de vincular a cópia do XP a versão mais cara do Seven. Mas, dependendo do caso, acaba valendo a pena.
[/quote]
Lembrando que como tudo que vem da MS, o modo XP não consegue roda em qualquer máquina e existem aplicativos pro XP que não funcionam nele.
Como o clone_zealot tinha me aconselhado eu tentei mas infelizmente não consegui executar no XP mode.
Macoy_AbZ a minha versão é Home Premium (pelo o que entendi só o Ultimate habilita o XP em sí, é isso? Os outros são só uma máquina virtual?)
marcosalex saberia me informar quais seriam as limitações para um pc rodar o modo XP, já que nem todos podem executar? E num Ultimate 64 seria possível rodar um XP 32? o meu é um: Samsung RC420
Eu tenho um Seven Professional, e o XP Mode vem habilitado.
Como a idéia do XP Mode é que um developer possa testar os seus softwares, faz sentido vir só na Professional e na Ultimate. Na Professional, pois é voltado ao mercado corporativo, e na Ultimate, pois seria um puta-falta-de-sacanagem não vir com uma feature que outra versão tem.
Sobre o Windows XP, ele é um sistema operacional de 32 bits, mesmo “virtualizado” no Seven. Portanto as aplicações 32 bits que rodam no XP da máquina virtual deveriam, em teoria, funcionar normalmente. Mas na prática, ainda há excessões…
Realmente há algumas limitações de hardware. O modo de virtualização do processador deve estar ativado e a placa mãe deve suportar este recurso do processador. No meu caso eu tive que atualizar a BIOS para que ela reconhecesse e ativasse o modo de virtualização do processador.
Um amigo me falou que é possível “burlar” essa dependência de hardware. E rodar a máquina virtual do Seven em qualquer processador. Porém, nunca ví isso na prática.
Eu havia me esquecido do Seven Professional! Ele, assim como no ultimate, vem com a licença do Windows XP. A MS realmente foi infeliz em vincular o XP as versões mais caras do Seven.
Também dá pra instalar numa boa o XP Jack Sparrow. Nesse caso, acho que é pirataria do mesmo jeito e o tio Bill pode não ficar muito feliz com você… Mas, na guerra: “num tem tú vai tú mesmo”…
Também dá pra instalar numa boa o XP Jack Sparrow. Nesse caso, acho que é pirataria do mesmo jeito e o tio Bill pode não ficar muito feliz com você… Mas, na guerra: “num tem tú vai tú mesmo”…[/quote]
não seria possível comprar uma licença tipo upgrade, mais barata?
A melhor maneira de saber é lendo as possíveis restrições existentes na EULA do SO que você adquiriu. Em teoria, não poderia ser vendido sem um hardware e/ou instalado numa máquina virtual.
Achei algumas informações, mas não sei se tirariam suas dúvidas