Olá… estou procurando uma licença para um software meu, que seja open source mas gratuito a todos. Tipo, pelo o que entendi da licença GNU GPL, ela é open source, livre e modificações pela comunidade têm que ser disponibilizada, além de que trechos de códigos GPL que por ventura esteja em outro sistema, faz com que este inteiro seja GPL…
Mas, está especificado que, apesar de tudo isso, o software “pode ser cobrado”… OPEN não significa GRÁTIS…
E aí que está minha busca (ou dúvida). Eu insiro a GPL em meu software e não cobro nada por isso, mas pelo o que entendi disso, um outro cara que baixar os fontes, modificar e disponibilizar, pode cobrar por isso… nao??? Se sim, queria algo que “proibisse” tal medida, onde o cara que modificar não pudesse cobrar por isso ao disponibilizar…
Existe algo assim?? Ou estou pensando errado sobre a GPL??
Nem discuto mais GPL… é impressionante como brasileiro não entende essa licença…
" Se eu usar MySQL em produção eu tenho que pagar a licença comercial !!! "
Santa ignorância…
E não falo “brasileiro” por um simples xenofobismo sem motivos, falo porque no forum sobre licenças do MySQL todas as perguntas sobre isso vem de brasileiros…
Acho que você que vc não entendeu o tópico amigo… e está trocando os pés pelas mãos… vou escrever devagar e de forma clara para ver se entende ok??
Não quero discutir sobre a GPL e as apps que estão sobre… quero UMA licença QUALQUER que seja open source e grátis “PARA INSERIR EM MEU SOFTWARE DE PRODUÇÃO”… lí a licença GPL e me parece que bate com o que quero, MENOS a parte de poder ser cobrado pelos releases… a pergunta foi:
–> a GPL cobre o que eu disse em meu primeiro tópico ou existe outra licença que faça ???
A minha dúvida é se os desenvolvedores que baixarem minha app e modificar, pode cobrar por isso… pq nao quero assim, quero algo todo open e free. Sei que pode-se pegar a GPL (que cobre a parte que quero sobre open source) e “criar” outras, mas já existe algo assim?
Se por acaso eu interpretei algo errado sobre a GPL que lí pode falar ué, ou é mt difícil escrever?
jopss
[quote=jopss]Acho que você que vc não entendeu o tópico amigo… e está trocando os pés pelas mãos… vou escrever devagar e de forma clara para ver se entende ok??
Não quero discutir sobre a GPL e as apps que estão sobre… quero uma licença que seja open source e grátis “PARA INSERIR EM MEU SOFTWARE DE PRODUÇÃO”… lí a licença GPL e me parece que bate com o que quero, MENOS a parte de poder ser cobrado pelos releases… a pergunta foi:
–> a GPL cobre o que eu disse em meu primeiro tópico ou existe outra licença que faça ???
A minha dúvida é se os desenvolvedores que baixarem minha app e modificar, pode cobrar por isso… pq nao quero assim, quero algo todo open e free. Sei que pode-se pegar a GPL (que cobre a parte que quero sobre open source) e “criar” outras, mas já existe algo assim?
jopss [/quote]
Eu entendi muito bem sua pergunta e nem me preocupei em responde-la… só quis constar minha indignação sobre como “nos” não entendemos nada de software livre… Mas quem se importa com isso???
Sim… mas como farei isso, não achei nada a respeito… seria uma GPL, mas ninguem pode cobradar pelos releases futuros… sei que o Paraná criou a LPG-AP, “garante que qualquer interessado possa usar, publicar, distribuir, reproduzir ou alterar o programa licenciado. Mas o programa deve ser distribuído com o código-fonte e sem qualquer ônus.”
Esse é perfeito, mas pelo geito é somente para o estado PR, pois o nome diz: “Licença Pública Geral para Programas de Computador da Administração Pública”…
Estou atras disso pq nao quero algo “feito nas coxas”… quero algo que seja válido.
Se você fizer isso vai criar uma licença que não é Open Source e incompativel com a enorme maioria do que está disponível por ai. Vai criar uma ilha em volta do teu software. GPL obriga a devolver as modificações sem ônus algum. Porém não impede alguém pegar teu software e vender ele. Sem falar que definição de vender é muito ampla, pois considera trabalhos derivados e nesse caso você vai distribuir algo que ninguém poderá incorporar em qualquer coisa que seja software livre.