Liberdade de expressão - Um dia ainda teremos

Eu trabalhei na Accenture até 2003 e sei que em vários projetos não se pagava horas extras e que para as promoções o que importa é o gerente defender o funcionário, apesar de que no caso do estagiário que você citou acho difícil dizer que foi simplesmente porque o tal Marcelo quis promover ele porque o processo era bastante burocrático.
Também sei que era uma cultura da empresa fazer piadinhas com quem saia no horário certo, ou seja, acredito que tenha acontecido mesmo mas também acredito na defesa do tal Marcelo de que não foi por mal.
Também entendo que as pessoas têm sensibilidades diferentes ao que acontece a sua volta, então tudo isso pode não afetar os outros 2000 funcionários da empresa (multiplicado pelo turnover altíssimo que tem lá) e ter afetado você.
E também entendo que se você quer uma indenização por danos morais você tem que ser no mínimo um pouco dramática na ótica da coisa, e que há várias formas de enxergar uma mesma verdade.
Mas é que essa vida de morar com os pais, fazer academia, ter TV a cabo e tempo para entretenimento/tratamento fica mesmo um pouco conflitante com o que você relatou de fazer bicos de infinitas horas por dia, sua mãe precisar de um segundo emprego, etc. A gente entende que você tinha um certo padrão de vida e que você gostaria de manter pelo menos uma fração disso, mas eu acho que algumas pessoas deixaram-se levar pela dramatização da situação e aí ficaram inconformadas com os novos dados.

Bom, de qualquer forma, boa sorte com tudo.

PS: eu vi no seu blog que você gostaria de chamar uma possível filha de Shailen, mas eu pensaria mais a respeito porque apesar de ter uma sonoridade bem bonita é um nome masculino.

[quote=mrcastro]Bom, dito tudo isso Shailen, eu espero que você possa se resolver o mais rápido possível, da melhor forma possível. Tenho certeza que com sua competência isso será alcançado facilmente.

Não ache que vc esteja sendo julgada, todos estão apenas querendo entender melhor a situação, mas isso não é realmente da nossa conta.

Enfim, espero que você se resolva, siga sua vida, e seja feliz, sempre de cabeça erguida :slight_smile: [/quote]

Algumas pessoas não parecem querer entender melhor a situação, concentram-se em procurar “furos” no relato. Talvez não tenham parado para pensar que se o relato for verdadeiro, estão machucando ainda mais uma pessoa que já está bastante sensibilizada pela situação. Só pensam na possibilidade de ser um engodo e o quanto “desmascarar” uma pessoa pode ser interessante.
Quando eu postei aqui neste fórum, sabia que haveria divisão de opiniões. Só não entendo alguns tipos de posicionamento, do tipo “Se o pai tem TV a cabo, então não há dificuldade financeira”. “Se faz teatro, é porque está mentindo”.
As pessoas precisam entender que não posso simplesmente chegar para o meu pai e dizer “Você tem que parar de assinar TV a cabo porque eu estou em dificuldades financeiras”. Puxa vida, ele é aposentado, é a única diversão que ele tem. Ele tem todo o direito de gastar a aposentadoria dele com o que ele quiser. a obrigação dele para comigo era durante a minha infância. Ele ajuda no que pode, mas não tenho o direito de definir o que é supérfluo ou não.
Quanto a mim, procuro fazer atividades gratuitas em órgãos da prefeitura sim. Qual o problema? Como vou melhorar se ficar em casa? Só comecei a reagir quando comecei a sair de casa. A primeira recomendação em relação à depressão é procurar atividades que eu goste. Não há nada que eu ame mais que as artes cênicas.
Se ficamos em casa acamados, estamos nos fazendo de vítimas. Se procuramos uma atividade, estamos ótimos. Não entendo esse pensamento. Se eu disser que fiz dois meses de academia neste ano então… serei crucificada?
Puxa, gente. Tentem ser menos críticos e me enxergarem como pessoa. Estou tentando de tudo para melhorar e seguir em frente, como muitos estão recomendando. Mas qdo tento seguir em frente, parece que estou errada…
Na nossa área precisamos de aliados, não de pessoas nos pondo à prova.
Para os que têm tanta certeza que sou alguma mentirosa patológica, como foi colocado, me dêem ao menos o benefício da dúvida. A carga já é grande.

foi uma falha não ter feito um contrato favoravel a você.

[quote=Bani]Eu trabalhei na Accenture até 2003 e sei que em vários projetos não se pagava horas extras e que para as promoções o que importa é o gerente defender o funcionário, apesar de que no caso do estagiário que você citou acho difícil dizer que foi simplesmente porque o tal Marcelo quis promover ele porque o processo era bastante burocrático.
Também sei que era uma cultura da empresa fazer piadinhas com quem saia no horário certo, ou seja, acredito que tenha acontecido mesmo mas também acredito na defesa do tal Marcelo de que não foi por mal.
Também entendo que as pessoas têm sensibilidades diferentes ao que acontece a sua volta, então tudo isso pode não afetar os outros 2000 funcionários da empresa (multiplicado pelo turnover altíssimo que tem lá) e ter afetado você.
E também entendo que se você quer uma indenização por danos morais você tem que ser no mínimo um pouco dramática na ótica da coisa, e que há várias formas de enxergar uma mesma verdade.
Mas é que essa vida de morar com os pais, fazer academia, ter TV a cabo e tempo para entretenimento/tratamento fica mesmo um pouco conflitante com o que você relatou de fazer bicos de infinitas horas por dia, sua mãe precisar de um segundo emprego, etc. A gente entende que você tinha um certo padrão de vida e que você gostaria de manter pelo menos uma fração disso, mas eu acho que algumas pessoas deixaram-se levar pela dramatização da situação e aí ficaram inconformadas com os novos dados.

Bom, de qualquer forma, boa sorte com tudo.

PS: eu vi no seu blog que você gostaria de chamar uma possível filha de Shailen, mas eu pensaria mais a respeito porque apesar de ter uma sonoridade bem bonita é um nome masculino.[/quote]

O que tem de conflitante em ter feito dois meses de academia (que não faço mais), o meu pai assinar uma TV a cabo e eu fazer teatro por recomendação médica? Uma TV a cabo custa 99 reais. Isso é um luxo que devo proibir meu pai de ter? Pense um pouco…tenho que desgraçar a família toda porque estou em dificuldades? Me desculpe, mas não concordo.
Seria desumano da minha parte dizer que ele não pode ter a única distração que tem. Meu pai trabalhou não sei quantos anos, acho que merece ter esse “luxo”.
A medicação que minha avó não pôde tomar custava 900 reais ao mês. Não eram os 99 da TV a cabo que iriam suprir isso.
Bicos são coisas ocasionais, senão seriam empregos fixos. Foram dois dias como recreacionista em um buffet infantil e uma tradução de curriculum no último mês, por exemplo. O que isso tem a ver com conflito de horário?

Ah… você não entendeu a questão do dia em que saí mais cedo, vou resumir.
Minha mãe caiu e bateu a cabeça, sendo hospitalizada. Como ninguém sabia informar seu estado, saí na mesma hora para ir ao hospital. Não saí no horário, saí antes. Qdo estava saindo, o infeliz falou “bem que minha mãe poderia quebrar um galho para eu poder sair mais cedo”. Entendeu agora a ironia?

[color=brown]Editado por livre e espontânea pressão.[/color]

Eu sei que Shailen é um nome masculino indiano, já tive um namorado dessa nacionalidade. Fique tranquilo que já mudei de idéia, agora é Melissa.
Abandonei o blog por um tempo, nem fiz manutenção na coluna da esquerda.

Antes da **())) trabalhei uns 10 anos como PJ. Não tinha muita noção de CLT pq só fui CLT no SERPRO em início de carreira. Mas estes dias estive olhando o contrato da Accenture e notei duas coisas:

  • Só tenho o contrato do tempo de experiência, aparentemente eles não dão o contrato efetivo para assinarmos. Ou estou falando bobagem e o contrato de experiência vira automaticamente efetivo? Sinceramente não sei.
  • No contrato está estipulado que tenho que trabalhar 8 horas, ou seja, pelo próprio contrato da ¨&¨¨&*&& eles têm que pagar horas extras.

O “problema” não é seu pai ter TV a cabo, o conflitante é simplesmente que do jeito que você colocou na primeira mensagem ficava a impressão de que sua sobrevivência dependia de trabalhar infinitas horas por dia fazendo bicos para ganhar 100 reais (ficando até meio implícito que você estava trabalhando infinitas horas por dia para comprar comida ou algo assim).

E como eu disse, as piadinhas eram normais até pra quem saia no horário, então considero que também sejam normais pra quem sai antes, ainda que seja uma piada de mal gosto dado que você estava preocupada com a situação da sua mãe.

[quote=Bani]O “problema” não é seu pai ter TV a cabo, o conflitante é simplesmente que do jeito que você colocou na primeira mensagem ficava a impressão de que sua sobrevivência dependia de trabalhar infinitas horas por dia fazendo bicos para ganhar 100 reais (ficando até meio implícito que você estava trabalhando infinitas horas por dia para comprar comida ou algo assim).

E como eu disse, as piadinhas eram normais até pra quem saia no horário, então considero que também sejam normais pra quem sai antes, ainda que seja uma piada de mal gosto dado que você estava preocupada com a situação da sua mãe.[/quote]

Com essa frase eu quis simplemente dizer que a única remuneração que tenho hoje são os bicos que faço ocasionalmente, em trabalhos que jamais pensei que faria na vida, como distribuir panfletos em farol e servir salgadinhos em buffets infantis. Nada contra esse tipo de atividade, mas não é como uma coordenadora de projetos sonha em passar uma parte da vida. Só passando por isso para entender o quanto é complicado.
Não faço isso para comprar comida, mas compro remédios e ajudo a pagar algumas contas, porque não é nada legal estar na casa dos meus pais sem poder colaborar com nada.
Vocês escrevem coisas como se eu tivesse dito que estou morando debaixo da ponte. Estou passando dificuldades, mas nunca disse que passo fome, embora passe por necessidades que considero básicas.
Além da suspensão do remédio da minha avó, tive que parar de fazer terapia e suspender o tratamento com o neuro porque não estávamos conseguindo pagar. Tratamento, no meu caso, é uma necessidade básica.
Não acho correto a &&(&&(*&(&( ir contra uma decisão médica porque isso convém a eles, enquanto eu poderia estar cumprindo meu período de estabilidade com minha remuneração normal.

Nossa, é realmente complicado…

Não posso deixar de dizer que pode procurar abrir uma empresa e trabalhar como PJ, isso seria bem mais rentavel.
Infelismente a justiça brasileira é muito falha, audiencia só em 2009 ? Fala serio…

Agradeço muito a Deus por nunca ter tentado trabalhar na Accenture, já tive 2 oportunidades, onde as 2 eu recusei, tenho 2 amigos lá e sei o que eles sofrem. È preciso levar a conhecimento publico o que essa e outras empresas fazem…daria uma ótima reportagem para o “Fantasico”.

Shailen, é natural que as pessoas procurem furos no seu relato. E pode ter certeza que os advogados da accenture também procurarão. Portanto é importante deixar tudo bem explicadinho para não dar margem a erros de interpretação e contradições.

[quote=erickles]Nossa, é realmente complicado…

Não posso deixar de dizer que pode procurar abrir uma empresa e trabalhar como PJ, isso seria bem mais rentavel.
Infelismente a justiça brasileira é muito falha, audiencia só em 2009 ? Fala serio…

Agradeço muito a Deus por nunca ter tentado trabalhar na Accenture, já tive 2 oportunidades, onde as 2 eu recusei, tenho 2 amigos lá e sei o que eles sofrem. È preciso levar a conhecimento publico o que essa e outras empresas fazem…daria uma ótima reportagem para o “Fantasico”.[/quote]

Editado por livre e espontânea pressão.

…não foram capazes de enviar um e-mail com condolências pelo falecimento da minha avó, embora eu tenha informado o RH e Depto Pessoal.
Eu já tenho empresa aberta, trabalhei como PJ por muitos anos. A questão é a que coloquei anteriormente. Preciso de um período de readaptação e a única empresa que tem obrigação de me readaptar é a ()(**. Não posso exigir que outras empresas, que nada têm a ver com o problema, cumpram requisitos de readaptação. Só trabalhando eu vou saber o quanto raciocínio e memória ainda estão prejudicados. Fui liberada para readaptação dentro da **()**)* e ela tem algumas particularidades como carga horária máxima de 8 horas, liberação para tratamento quando for necessário e alguns outros itens que não tenho conhecimento, mas são solicitados quando o afastamento é muito longo. Somente depois de constatado que é possível trabalhar normalmente, após o período de readaptação, é que posso me considerar apta para trabalhar em outro lugar.

Sim, mas a língua escrita dá margem a erros que a falada não dá. Quando os fatos são apresentados, são elaborados pelo advogado, que transcreve tudo de forma que não deixe margem de dúvida. Se eu fosse explicar tudo nos mínimos detalhes, contando tudo o que aconteceu, a mensagem seria grande demais. Como aqui ninguém é advogado de acusação, acho que poderiam fazer perguntas ao invés de insinuações. Foi este ponto que me deixou chateada.

Estamos apenas tentando te ajudar, todos aqui ficaram comovidos com o seu relato, até porque todo mundo aqui trabalha com informática e programação. Eu acredito em você, mas você deve tomar cuidado para não se contradizer(agora para mim está tudo explicado), porque isso pode te prejudicar quando for levar para o tribunal o seu relato.

Valeu, todo mundo aqui te deseja boa sorte.

Editado por livre e espontânea pressão.

Eu até compreendo a situação, mas vc achar que entrar em um site (nos dias de hoje), contar uma história e todo mundo acreditar nela de corpo e alma e depois ainda ficar chateada; isto só pode ser muita inocencia ou tá querendo brincar com a inteligencia dos outros.

Como vc mesma já comprovou na accenture, deve haver mais de 10 malandros e 15 metidos a espertos para cada cidadão honesto (os fakes não me deixam errar) portanto muita calma nesta hora minha cara.

flws

Eu até compreendo a situação, mas vc achar que entrar em um site (nos dias de hoje), contar uma história e todo mundo acreditar nela de corpo e alma e depois ainda ficar chateada; isto só pode ser muita inocencia ou tá querendo brincar com a inteligencia dos outros.

Como vc mesma já comprovou na accenture, deve haver mais de 10 malandros e 15 metidos a espertos para cada cidadão honesto (os fakes não me deixam errar) portanto muita calma nesta hora minha cara.

flws
[/quote]

É verdade, mas coloquei apenas que não custa perguntar antes de julgar. Em todos os momentos estou me oferecendo para enviar o que estiver ao meu alcance e responder qualquer tipo de dúvida.
Se eu fosse inventar uma história, faria de tudo para tentar ocultar minha identidade. Coloquei o nick que uso há anos, indiquei meus e-mails pessoais antigos, me disponibilizei a receber pessoas em casa para mostrar documentos… acho que se estivesse mal-intencionada não faria isso. Se cheguei ao ponto de fazer um pedido público de ajuda é porque a situação não foi resolvida por vias normais.
Não escolhi este fórum ao acaso. Escolhi justamente por ele ter pessoas inteligentes e bons profissionais. Há fóruns em que nem há condições de colocar um assunto sério em pauta. Não saí postando em todos os fóruns que vi pela frente.

[color=red]Editado por livre e espontânea pressão.[/color]

Mudando um pouco de assunto, não sei quem é o moderador desta área, mas gostaria de pedir a opinião de vocês sobre manter ou não o post inicial aqui. Após a ameaça de processo, não sei se eles podem tentar fazer algo que envolva vocês. Vim pedir ajuda, mas não quero prejudicar ninguém. Se acharem melhor editar, podem me pedir ou solicitar ao moderador, ok?

À propósito, já mudei bastante o texto seguindo as sugestões de vocês. Obrigada pelas críticas construtivas e pelos e-mails que estão enviando com sugestões. :slight_smile:

Quais são as suas provas? Vc não disse que o seu notebook foi roubado com todas as provas que vc tinha? Quais provas além dessas vc tem?

-Como vc pretende provar que fazia hora-extras adoiadado sem receber?

-Como vc pretende provar as suas acusações contra o tal gerente?

Editado por livre e espontânea pressão.

Guarde este e-mail e faça backup. Pode ser usado contra a propria accenture.
Fiquei tambem de certa forma revoltado com isso, não me espanta a accenture cometer esse tipo de coisa, depois de tudo oque ouvi dizer de gente que trabalha lá.

Uma dica que posso te dar com relação a adaptação é:

Baixe um projeto open source qualquer e estude ele. Procure entender, procurar bugs. Você disse ser talentosa em achar bugs, veja os que existem e busque soluções, aprenda uma linguagem nova, sei la.

Tente se readaptar a programar por conta propria mesmo, nao fique esperando que a accenture te receba de bracos abertos ou vc ganhe uma grana deles… pois pode ser que isso nao aconteça, a justiça é muito ruim no Brasil.

Abraços,
Frentic

[quote=Frentic]Uma dica que posso te dar com relação a adaptação é:

Baixe um projeto open source qualquer e estude ele. Procure entender, procurar bugs. Você disse ser talentosa em achar bugs, veja os que existem e busque soluções, aprenda uma linguagem nova, sei la.

Tente se readaptar a programar por conta propria mesmo, nao fique esperando que a accenture te receba de bracos abertos ou vc ganhe uma grana deles… pois pode ser que isso nao aconteça, a justiça é muito ruim no Brasil.

Abraços,
Frentic[/quote]

Mto boa colocação ++

[quote=Shailen][quote=erickles]Nossa, é realmente complicado…

Não posso deixar de dizer que pode procurar abrir uma empresa e trabalhar como PJ, isso seria bem mais rentavel.
Infelismente a justiça brasileira é muito falha, audiencia só em 2009 ? Fala serio…

Agradeço muito a Deus por nunca ter tentado trabalhar na Accenture, já tive 2 oportunidades, onde as 2 eu recusei, tenho 2 amigos lá e sei o que eles sofrem. È preciso levar a conhecimento publico o que essa e outras empresas fazem…daria uma ótima reportagem para o “Fantasico”.[/quote]

Ontem já fui ameaçada por um dos diretores da empresa por ter feito o pedido público de ajuda. Definitivamente, esta é uma empresa de pessoas frias. Eles têm a capacidade de enviar e-mails com ameaças, mas não foram capazes de enviar um e-mail com condolências pelo falecimento da minha avó, embora eu tenha informado o RH e Depto Pessoal.
Eu já tenho empresa aberta, trabalhei como PJ por muitos anos. A questão é a que coloquei anteriormente. Preciso de um período de readaptação e a única empresa que tem obrigação de me readaptar é a Accenture. Não posso exigir que outras empresas, que nada têm a ver com o problema, cumpram requisitos de readaptação. Só trabalhando eu vou saber o quanto raciocínio e memória ainda estão prejudicados. Fui liberada para readaptação dentro da Accenture e ela tem algumas particularidades como carga horária máxima de 8 horas, liberação para tratamento quando for necessário e alguns outros itens que não tenho conhecimento, mas são solicitados quando o afastamento é muito longo. Somente depois de constatado que é possível trabalhar normalmente, após o período de readaptação, é que posso me considerar apta para trabalhar em outro lugar.

Sim, mas a língua escrita dá margem a erros que a falada não dá. Quando os fatos são apresentados, são elaborados pelo advogado, que transcreve tudo de forma que não deixe margem de dúvida. Se eu fosse explicar tudo nos mínimos detalhes, contando tudo o que aconteceu, a mensagem seria grande demais. Como aqui ninguém é advogado de acusação, acho que poderiam fazer perguntas ao invés de insinuações. Foi este ponto que me deixou chateada.[/quote]

O que te garante que as suas testemunhas não tenham recebido ameaças também da Accenture?

Eu também sofro desse problema (embora que esse mal não tenha desencadeado pelo mesmo motivo que o seu), mas te desejo boa sorte.

[quote=Michel_Sancovich][quote=Frentic]Uma dica que posso te dar com relação a adaptação é:

Baixe um projeto open source qualquer e estude ele. Procure entender, procurar bugs. Você disse ser talentosa em achar bugs, veja os que existem e busque soluções, aprenda uma linguagem nova, sei la.

Tente se readaptar a programar por conta propria mesmo, nao fique esperando que a accenture te receba de bracos abertos ou vc ganhe uma grana deles… pois pode ser que isso nao aconteça, a justiça é muito ruim no Brasil.

Abraços,
Frentic[/quote]

Mto boa colocação ++[/quote]

Mto boa colocação ++ (2)

[quote=lrpfeliciano]

Eu também sofro desse problema (embora que esse mal não tenha desencadeado pelo mesmo motivo que o seu), mas te desejo boa sorte.[/quote]

Melhoras para você também. :slight_smile: