Liberada a versão 2.0-Final do Demoiselle Framework for Java Enterprise Edition

Já tendo atingido o objetivo da padronização nos seus dois primeiros anos, a nova versão do Demoiselle está totalmente focada em alavancar a produtividade. No último dia 30/12 foi lançado o Demoiselle 2.0 totalmente aderente ao Java EE 6. O núcleo do framework faz uso intenso da nova especificação CDI (JSR-299) e as extensões do núcleo utilizam as demais especificações (JSF2, JPA2, Validation, Servlet3 e EJB 3.1).

Desde julho/2010 ocorreram discussões públicas no fórum Demoiselle para debater publicamente as propostas para a versão 2.0. Foi estabelecido o conjunto de especificações registradas no tracker, que foram implementadas na versão. Alguns desenvolvedores do projeto tiveram a oportunidade de participar do JavaOne Brasil, de 07 a 09/12/2010, apresentando a então versão 2.0-Beta2. O evento serviu para consolidar as decisões já tomadas, na certeza de que a nova versão do framework está completamente alinhada com o que há de mais moderno na plataforma Java EE, proporcionando maior segurança na continuidade e evolução.

A versão 2.0 inaugura um novo estilo de documentação, disponível em http://demoiselle.sourceforge.net/docs, QuickStart e Reference, visando facilitar o aprendizado dos usuários do framework. Em breve serão publicadas também instruções para migração da v1.* para a 2.0. A nova aplicação ContactList foi utilizada para validar as implementações e agora está sendo revisada para servir de exemplo de uso da versão 2.0. Por enquanto, pode ser acessada no endereço http://demoiselle.svn.sf.net/svnroot/demoiselle/sample/branches/contactlist-2.0/ até que seja migrada para o seu endereço definitivo.

Para mais detalhes sobre a versão 2.0-Final, acesse o respectivo post do fórum Demoiselle-Proposal, verificando cada uma das liberações desde a versão 2.0-Alpha1.

legal, a palestra do pessoal foi muito boa no Java One agora é testar.

Legal… usar este framework é mais uma coisa na minha lista de coisas para fazer em 2011 :smiley:

Para o pessoal que não assistiu ou não foi para o javaone segue o link:

por acaso esse não é aquele framework do governo?

Sim.
O governo é o principal patrocinador.
Mas ele é open source.

Não acho que foi uma boa apresentação.
Não foi possível observar nenhuma vantangem na utilização em relação a outros framworks.

Apesar do foco ser tecnico, pouco se mostrou, em aspectos práticos, a utilização do framework.

Inclusive o próprio palestrante disse em quase todas, se não todas, as funcionalidades do framework, que o jboss seam ou spring, já possuem algo semelhante.

Me parece a tentativa de seguir um caminho já trilhado por outros projetos…

Um framework é sempre bem visto,

mas depende para você irá utilizar,
esta parte o desenvolvedor tem que tomar muito cuidado para não fazer m…

ajhahauiahaui…

rows
[ ]´s

[quote=rogelgarcia]Não acho que foi uma boa apresentação.
Não foi possível observar nenhuma vantangem na utilização em relação a outros framworks.

Apesar do foco ser tecnico, pouco se mostrou, em aspectos práticos, a utilização do framework.

Inclusive o próprio palestrante disse em quase todas, se não todas, as funcionalidades do framework, que o jboss seam ou spring, já possuem algo semelhante.

[/quote]

Presente!

Antes de mais nada, o Demoiselle não é concorrente dos outros frameworks citados, isso tem que ficar bem claro. Por isso fiz questão de enfatizar no início sobre o folclore.

Você já deve ter tido a oportunidade de experimentar funcionalidades como tratamento de exceção do JBoss Seam ou a injeção com Arquillian, dentre outros. São projeto ótimos e abrangentes, mas para uma boa parte dos casos (os mais simples e corriqueiros) eles se tornam um canhão para matar uma mosca. Pensando na simplicidade de uso e redução de código, disponibilizamos algumas funcionalidades no Demoiselle. Você pode usá-las ou não. Pode usá-las em conjunto com outras mais complexas, ou não. O importante é ter opções. Opções simples e complexas, do tamanho do seu problema. Então eu não diria “vantagens” e sim opções e liberdade de escolha… Acho que isso aí já esclarece uma parte da dúvida à respeito do que eu disse lá no JavaOne.

Ainda sobre as vantagens de utilizar o Demoiselle meio ao JEE6, uma das pessoas que estava assistindo (não lembro o nome dele) ao final da palestra veio falar comigo algo mais ou menos assim: “A jee6 já oferece tanta facilidade. Eu ia te perguntar o que um framework poderia oferecer em cima disso. Não perguntei porque no decorrer da apresentação eu captei o recado”. Ele poderia ter ido embora sem falar isso comigo, mas achei legal o feedback. Pela atitude dele, deduzi que ele já sentiu na pele os problemas e viu as vantagens reais que esta versão (2.0) do Demoiselle oferece.

Com relação à utilização prática do framework, este realmente não foi o foco da apresentação. Citei que a palestra era para “dissecar” o framework, claro, dentro das limitações de tempo. Estávamos numa versão BETA e queríamos facilitar o entendimento do framework principalmente para colaboradores, pois, como sabemos, o JavaOne é repleto de ótimas mentes pensantes. Você estava lá, você sabe disso. Graças ao formato da apresentação, tivemos algumas colaborações na versão RC1, antes da liberação da versão final.

Fico feliz em notar que várias pessoas estão avaliando o framework que é de todos nós. Gosto de ouvir opiniões e críticas, pois sempre aprendo mais com elas. Sei também que existem muitas pessoas interessadas em contribuir com o projeto. Saiba que ele está de portas abertas para a avaliação e contribuições práticas.

Seja sempre bem vindo e valeu pelo feedback!

[quote=cleverson.sacramento][quote=rogelgarcia]Não acho que foi uma boa apresentação.

[/quote]

Presente!

Seja sempre bem vindo e valeu pelo feedback![/quote]

Ótima respota Zyc acredito que não é somente eu, mas todo o guj espera que esse framework brasileiro cresça tanto em qualidade como em popularidade.

Outra coisa quando sai uma apostila para o guj falando do demosele 2.0 ?
:slight_smile:

Tutoriais e maiores detalhes sobre o framework podem ser verificados no no site oficial:
http://www.frameworkdemoiselle.gov.br/documentacaodoprojeto/tutoriais

[quote=rdsilio]Tutoriais e maiores detalhes sobre o framework podem ser verificados no no site oficial:
http://www.frameworkdemoiselle.gov.br/documentacaodoprojeto/tutoriais[/quote]

Esta documentação aí é sobre a versão 1.

Para quem procura a documentação para a versão 2.0, acesse aqui: http://demoiselle.sourceforge.net/docs/

A documentação de referência, que contemplará todas as funcionalidades do framework, está em fase de elaboração, mas mesmo assim publicamos do jeito que está para que qualquer pessoa possa acompanhar e contribuir. Um dos focos da equipe dedicada agora é esse: melhorar a documentação.

Já tivemos contato com diversas pessoas interessadas em revisar. Quem quiser, pode participar também.

Tutoriais da versão 2

http://www.frameworkdemoiselle.gov.br/documentacaodoprojeto/manuais-e-tutoriais/tutoriais-da-versao-2/

Será ofertado também em formato Ensino A Distãncia EAD (http://www.frameworkdemoiselle.gov.br/treinamentos/ead)