Lendo um arquivo .DBF

Pessoal:
alguém aqui já fez leitura de um arquivo .DBF (aquele arquivo de banco de dados do Clipper)??

O Java lê todos os arquivos de uma mesma forma, tipo, ele lê arquivos binários e arquivos texto, correto?
No caso, o arquivo DBF entraria como um arquivo texto, já que ele tras um tipo de banco de dados nele…estou falando a coisa certa?

Alguem sabe??

Agradeço desde já

até mais…

Use JDBC. Procure por um driver JDBC por aí ou então crie uma fonte de dados ODBC na sua máquina e use a ponte JDBC-ODBC.

Daniel:

Não sei como os arquivos .DBF funcionam…mas ele nao são o banco entende? Sáo arquivos que contém informações que os programas em Clipper lê…acho que é algo assim…devido a isso, não acho que algo JDBC iria me ajudar, mas sim fazer a leitura do arquivo…compreende?
Já que as informações estão no arquivo.

e ai? :lol:

ate mais…

Oba,

Na verdade vc pode sim usar JDBC pra acessar um DBF, fica muito mais elegante e fácil seu código.

Aqui tem um JDBC!!! (pago, sorry! mas nem é tão caro)
Devem existir outros sim , só pesquisar um pouco.

Acredito que não valha a pena vc tentar ler o arquivo direto, mas se quiser aqui tem um overview do formato e aqui a documentação oficial :shock:

Precisei acessar arquivos .dbf e fiz usando JDBC com drive ODBC.
Eis um trecho do código :

final String STR_DRIVER = "sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver";
     final String STR_CON = "jdbc:odbc:Driver={Driver do Microsoft dBase (*.dbf)};DBQ=F:\Arquivos";

Class.forName(STR_DRIVER);
     Connection conn = DriverManager.getConnection(STR_CON,"","");

Onde “F:\Arquivos” é o caminho da pasta onde estão os arquivos dbf.