Leitura do último registro de uma tabela

Bom dia, tudo bem?
É o seguinte: estou fazendo meu trabalho final de curso, que consiste em ler alguns valores (5 sinais) pela porta paralela e atualizar um banco. Até aí tudo bem.
Tenho uma classe que mapeia os sinais no banco(modelo.evento ? Evento0, Evento1 … evento4). Tenho uma rotina que de 10 em 10 segundos lê a porta paralela e atualiza no banco os 5 valores lidos através da paralela. Funciona perfeitamente. A cada 10 segundos ele realmente lê a porta e atualiza o banco. Só que eu preciso ler estes valores no banco (só me interessa a situação dos eventos do último registro, pois será o retrato dos eventos na última leitura da porta paralela - os outros ficarão só para log) para atualizar um outro sistema que será o que mostrará para o usuário, graficamente, como estão os 5 eventos monitorados. Esta parte de ler o último registro do banco (Evento0 a Evento4 do último registro) eu não conseguindo. Dá prá dar uma dica. Creio que o mais difícil eu já fiz, que seria ler a porta e atualizar o banco a cada 10 segundos. Agora só preciso de uma rotina de leitura da última linha de registros do banco.

Grato, Carlos.

A chave primaria do seu registro é auto increment?
Se for é só usar a função max:

select max(coluna) from tabela;

ou:

select * from tabela where coluna = max(coluna)