Pessoal,
Foi lançado o Milestone 5 do Richfaces com a correção de vários bugs!
Vale a pena conferir!
Para mais detalhes: http://www.jboss.org/richfaces
Pessoal,
Foi lançado o Milestone 5 do Richfaces com a correção de vários bugs!
Vale a pena conferir!
Para mais detalhes: http://www.jboss.org/richfaces
ótima notícia.
Atualmente eu estou usando o primefaces para jsf 2.0, espero que o riich faces volte a ser bom quanto era na versão jsf 1.2
HMM, gostei, será que está usável na prática?
É um dos últimos frameworks que me impedem de migrar meus apps pro JSF 2.0.
Quem usa Richfaces 3.3.3 e ainda não começou a realizar testes de migração (mesmo com as versão milestone) vai se estrepar.
A migração não será simples, digo isso porque acompanho o projeto desde o lançamento do ALPHA 1, realizando testes sempre que possível.
[quote=Flavio Almeida]Quem usa Richfaces 3.3.3 e ainda não começou a realizar testes de migração (mesmo com as versão milestone) vai se estrepar.
A migração não será simples, digo isso porque acompanho o projeto desde o lançamento do ALPHA 1, realizando testes sempre que possível. [/quote]
O que você chama de se estrepar? Não conseguir migrar?
De uma versão alpha pra outra muda muita coisa, e às vezes um trabalho que você teve, não vai precisar mais no próximo release. Versões milestone, alfa, beta são pra quem está disposto a contribuir, testar ou participar do desenvolvimento, a grande maioria das empresas só migra depois da versão estável, de preferência depois de algumas atualizações e correções depois destas.
E, vamos ser sinceros, conjunto de componentes visuais não são uma coisa do outro mundo caso algum seja descontinuado ou modificado. No máximo gasta-se um tempo a mais no processo.
Verdade, não é nada trivial, como até mesmo no Primefaces de 1.2 para o 2.0 é. Tentei fazer isso com o Richfaces e foi um parto, bem frustrante.
marcosalex,
Fica o meu alerta para quem quiser. Tenho 13 anos de experiência na área.
Abraço
[quote=Flavio Almeida]
Abraço[/quote]
E modéstia zero. hehehehe
Não respondeu minha pergunta, mas tudo bem.
Gosto do Richfaces, acho muito superior que o icefaces, que diga-se de passagem é incompátivel com outros frameworks.
Não sabia dessa no IceFaces. Como assim, se eu usa-lo não posso instalar outro framework jsf?
RichFaces 4 ta demorando uma eternidade para ser lançado. Tudo bem, essa demora pode ser justificada de diversas formas, mas continua sendo um longo período de tempo, assim como foi com o JBoss AS 6.
Seria legal mesmo se tivessem conseguido o mesmo período de tempo que conseguiram com o Hibernate 3.5 em relação a JPA 2.
[quote=FkJ]RichFaces 4 ta demorando uma eternidade para ser lançado. Tudo bem, essa demora pode ser justificada de diversas formas, mas continua sendo um longo período de tempo, assim como foi com o JBoss AS 6.
Seria legal mesmo se tivessem conseguido o mesmo período de tempo que conseguiram com o Hibernate 3.5 em relação a JPA 2.[/quote]
Não seria JBoss AS 5, que foi o que demorou bastante? O 6 foi relativamente rápido, visto que o Weblogic só saiu agora
http://blogs.sun.com/theaquarium/entry/oracle_weblogic_server_11gr1_10
e o Websphere ainda está em beta.
É claro que o Glassfish saiu primeiro, já que é a referência, mas não acho que o 6 demorou.
Agora, que o RichFaces está demorando bastante, está sim. O IceFaces também demorou muito mas já saiu.
[quote=Flavio Almeida]marcosalex,
Abraço[/quote]
Não entendi o que tem ver, a migração do Richfaces com 13 anos de experiência na área…
[quote=leonardoMachado]
Não entendi o que tem ver, a migração do Richfaces com 13 anos de experiência na área…[/quote]
Pois é.
E eu comecei com programação em 1992. hehehehe
Você não ocnsegue integrar o Ice Faces com outros frameworks jsf, pos o mesmo gera uma série de conflitos e erros.
Já passei por esta experiência e não pretendo passar novamente, por isso, optei pelo Rich Faces, acho mais fácil de trabalhar e não me dá dor de cabeça.
[quote=Marcio_Nogueira]Você não ocnsegue integrar o Ice Faces com outros frameworks jsf, pos o mesmo gera uma série de conflitos e erros.
Já passei por esta experiência e não pretendo passar novamente, por isso, optei pelo Rich Faces, acho mais fácil de trabalhar e não me dá dor de cabeça. [/quote]
Não sabia. No começo tínhamos considerado usar o Ice Faces porque a Sun iria adotá-lo no ambiente RAD dela do Netbeans, no lugar do Woodkstock, que foi descontinuado. Só que quando ela começou a quebrar, o projeto miou.
Hoje estamos com começando a usar Richfaces e estamos satisfeitos, usávamos JSF puro. A única coisa que não gosto dele é ter de modificar o arquivo faces-config, acho que algumas coisas teriam de ser automáticas do ambiente.
Outro problema é que achei ele meio lento, tanto no Glassfish quanto no JBoss, mas nada crítico.
Richfaces é sem dúvida nenhuma um dos melhores frameworks JSF.
[quote=marcosalex]
Não sabia dessa no IceFaces. Como assim, se eu usa-lo não posso instalar outro framework jsf?[/quote]
Icefaces, na minha opinião, é o pior e o mais traumático de todos, trabalhamos com ele e temos sérios problemas quando precisamos criar alguma coisa de javascript(JQuery por exemplo), não tem tanta documentação, os componentes melhorzinhos são pagos e não se pode nem pensar em misturar ele com qq outro framework jsf.
Estamos fazendo um estudo para mudar nosso framework de view para richfaces ou primefaces, que tb tá se mostrando bem estável.
Tomara que a migração seja tranquila. [=
Hoje uso o 3.3.1
Tenho olhado o primefaces. Está bastante interessante.
Em um projeto novo que estou trabalhando escolhi o PrimeFaces por ele ter superado o RichFaces em funcionalidade e facilidade de uso.