Lançado Richfaces 4.1

http://blog.bleathem.ca/2011/12/richfaces-410final-release-announcement.html

Parece que o Richfaces está voltando a acelerar o ciclo de desenvolvimento, depois de ter demorada um bom tempo pra sair a versão 4.0 com suporte ao JSF 2.

Na versão 4.1 voltaram alguns componentes que existiam na 3.3 (JSF 1.2) e não tinham sido portados pra 4.0, como o FileUpload.

Nos meus testes internos, não vi diferença sensível em performance em relação à 4.0, mas o tamanho das páginas geradas caiu uns 15%, bom pra quem acessa com link ruim.

Outro ponto é que melhoraram o suporte a HTML5 e CSS3 pra funcionar bem em dispositivos mobile

ainda uso a versão 3.3 com jsf 1.2…
chegou a hora de migrar?

vou esperar mais um pouco!

legal, vou conferir.

Ja tinha postado essa notícia ha alguns dias mas os moderas nao liberaram.

Ficou muito boa essa versão.

[quote=daniel.info]ainda uso a versão 3.3 com jsf 1.2…
chegou a hora de migrar?

vou esperar mais um pouco![/quote]

É uma decisão que só você pode tomar mesmo, porque depende de vários fatores. A migração não é trivial, tem muitos atributos que o richfaces tinha e o JSF 2 criou com o mesmo nome ou a mesma função, então alguns eles aposentaram e deixaram o da especificação, outros eles renomeara.

A versão 4.x ficou muito boa e ficou mais simples, mas o trabalho de mudar é bem complexo.

Testei todas as versões 4 e 4.1, além de contribuir no jira. A versão 4.1 é a mais estável de todas as 4.X, mas tenho minhas dúvidas se ela é tão estável quanto a 3.X, apesar disso, migrei um sistema interno, pequeno, para a 4.1 para ver como a coisa se comporta.

Como dito acima, a migração não é apenas fazer swap de biblioteca, tem que colocar a mão na massa.

[quote=marcosalex][quote=daniel.info]ainda uso a versão 3.3 com jsf 1.2…
chegou a hora de migrar?

vou esperar mais um pouco![/quote]

É uma decisão que só você pode tomar mesmo, porque depende de vários fatores. A migração não é trivial, tem muitos atributos que o richfaces tinha e o JSF 2 criou com o mesmo nome ou a mesma função, então alguns eles aposentaram e deixaram o da especificação, outros eles renomeara.

A versão 4.x ficou muito boa e ficou mais simples, mas o trabalho de mudar é bem complexo.[/quote]

Concordo, é necessário cautela.
Eu acho viável estudar e começar um projeto do zero.

Temos o primefaces também como opção para JSF 2, porém tive alguns problemas de conflito com outras tecnologias envolvidas.

Isso pode servir como ponta pé inicial:
http://community.jboss.org/wiki/RichFacesMigrationGuide33x-4xMigration

Os comentarios no wiki tbm ajudam.