Lançado OpenGL 3

A notícia é de ontem, e meio esperada também… porque sabíamos que a especificação iria sair com o Siggraph 2008, mas…
Finalmente, saiu a terceira especificação do OpenGL. E a mudança é mesmo substancial. O openGL está trocando um modelo baseado em máquina de estados (lembram? Você atribui uma cor … desenha o que quiser, atribui outra cor… desenha outra coisa…) por um modelo orientado a objetos.
De quebra, eles ainda lançaram a versão 1.3 do Shader language. E ainda, o grupo de trabalho do OpenGL promete unir forças com o OpenCL para acoplar computação com capacidades gráficas programáveis… GPGPU gente!!!

http://www.khronos.org/news/press/releases/khronos_releases_opengl_30_specifications_to_support_latest_generations_of/

off: (hahaha… para maiores informações falar com a beth - veja o link).

[quote=rodrigousp]A notícia é de ontem, e meio esperada também… porque sabíamos que a especificação iria sair com o Siggraph 2008, mas…
Finalmente, saiu a terceira especificação do OpenGL. E a mudança é mesmo substancial. O openGL está trocando um modelo baseado em máquina de estados (lembram? Você atribui uma cor … desenha o que quiser, atribui outra cor… desenha outra coisa…) por um modelo orientado a objetos.
De quebra, eles ainda lançaram a versão 1.3 do Shader language. E ainda, o grupo de trabalho do OpenGL promete unir forças com o OpenCL para acoplar computação com capacidades gráficas programáveis… GPGPU gente!!!

http://www.khronos.org/news/press/releases/khronos_releases_opengl_30_specifications_to_support_latest_generations_of/

off: (hahaha… para maiores informações falar com a beth - veja o link).
[/quote]

Alguem sabe qdo teremos bibliotecas em Java para essa versão?

Leva um certo tempo porque é a especificação que foi lançada, não uma implementação para (digamos) Windows.

Parece que os fabricantes já estão trabalhando em drivers para opengl 3.

A nvidia planeja para setembro o lançamento do seu driver.

E o pessoal do linux já está pensando nisso também. O projeto Gallium3d já prevê a utilização da nova especificação.

O que eu acho interessante no Gallium3d é a possibilidade do algoritmo de tesselar ser processado pela placa de vídeo:
_ Não, isso não é trivial. A renderização de uma imagem vetorial, digamos SVG precisa ser calculada para depois ser exibida… o que pode ser muito, muito lento quando utilizamos as pobre CPUs.

Mas, de fato, resta saber quando o JOGL será atualizado para que possamos explorar essa belezinha.

É cara, com essa mudança além das coisas ficarem mais fáceis vão ficar lindas! :smiley:

Quando lançarem o primeiro livro dessa nova especificação, eu pego! :smiley:

Bom para quem não viu um exemplo dos resultados, ai vai !!!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mjLvLytm45w&NR=1[/youtube]

Márcio, eu não sei o que está acontecendo com você - se é falta de conhecimento ou se voce está querendo enganar alguém, mas esse movie é um que a PIXAR Studios criou para a Vila Sésamo bem antes de 2000 eu acho. Você está de sacanagem ou o que? Me diga com seu olho de curador em 3D o que dá pra ver de novo ai? Se for falta de conhecimento conheça bem antes de falar algo. Se for por sacanagem, infantilidade é triste.

Cada dia mais eu me convenço que você não existe, embora tenha Orkut e curriculum, mas se existe você é MUITO pirado (repito, no mausentido).

Galera, ai nao tem resultado ALGUM do OpenGL 3. Isso é sacanagem do Márcio.

:idea: “Leia ai, vamos ampliar um pouco seu conhecimento”

Observação , existe um padrão usado pela Pixar chamado RenderMan Interface Specification, tanto OpenGL como RISpec, se tem por base ao desenvolvimento Shading language.

“Bom , Sergio Figueiras
Continua a explicar, o que esta fora do seu conhecimento !!!”

[quote=Marcio Duran][quote=Sergio Figueras]
Galera, ai nao tem resultado ALGUM do OpenGL 3. Isso é sacanagem do Márcio.
[/quote]

:idea: “Leia ai, vamos ampliar um pouco seu conhecimento”

Observação , existe um padrão usado pela Pixar chamado RenderMan Interface Specification, tanto OpenGL como RISpec, se tem por base ao desenvolvimento Shading language.

“Bom , Sergio Figueiras
Continua a explicar, o que esta fora do seu conhecimento !!!”[/quote]

Ah tá, inventaram Shading Language junto com o OpenGL 3 né? Ok, ok. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. ÓTIMA PIADA!!! E se vc nao sabe a Rispec, a ultima versão dela foi lançada em 2005.

Eu não sei se voce sabe (na verdade, voce nao sabe) mas o RenderMan é um renderizador PROPRIETÁRIO criado pela Pixar para o uso em projetos internos e que depois foi sendo vendido ao maior publico. Só que ele NÃO É UM AVANÇO DA OPENGL. Os trabalhos reallizados pelo RenderMan só competem a tecnolgia PROPRIA dele. A openGL, no entanto, é FREE.

E agora vai lá, diga que o video que voce postou nao é um feito pra VILA SÉSAMO há SECULOS ATRÁS. NEGUE!!! O video que voce postou NADA tem a ver com o desenvolvimento do OpenGL 3 nem seus resultados, isso que disse.

Agora você tá dando uma de mané.

E para de tirar informacoes da Wiki pelo amor de Deus, hoje (a quem conhece um pingo de judaismo) li sobre a Brit Noah e estava falando que quem seguisse ia pro céu. KKKK.

Pra você Márcio, largar de ser MANÉ, dá uma lida:
Rispec
https://renderman.pixar.com/products/rispec/index.htm

Só perguntando uma ultima vez:

O que diabos o video que voce postou tem a ver com o OpenGL 3??? KKKKKKKKKK

Só um PS:

Aos que nao acreditam, basta ver a data do vídeo. E outra coisa, olhem bem os problemas com gravity que essa animação aparenta. Vocês acham que a PIXAR ia entregar isso com toda a tecnologia que eles tem?

[quote=Sergio Figueras]Só um PS:

Aos que nao acreditam, basta ver a data do vídeo. E outra coisa, olhem bem os problemas com gravity que essa animação aparenta. Vocês acham que a PIXAR ia entregar isso com toda a tecnologia que eles tem?

[/quote]

Leia, a notícia !!!

O que, a OpenGL lançou logo de quebra ?Não vale colar, hein !!!

[quote=Marcio Duran][quote=Sergio Figueras]Só um PS:

[/quote]

Leia, a notícia !!!

O que, a OpenGL lançou logo de quebra ?Não vale colar, hein !!![/quote]

Você ainda não respondeu que diabos o vídeo da Vila Sèsamo do tempo do ronca tem a ver com tudo isso. Vamos, responde! :smiley: Será que eles usavam a versão que foi lançada há pouco no ano passado em escala de produção? Caramba, caramba! E no vídeo da vila Sésamo!!! KKKKKKKKK.

PS: Eu não sou cego. :wink:

PS2: me abstenho do tópico, essa nao é a intenção do mesmo e nao quero que seja trancado. Mas olhem bem a loucura que ele falou. rsrsrsrs

[quote=Sergio Figueras][Marcio Duran][Sergio Figueras]
Só um PS:

[/quote]

Leu a notícia ???

Segura ai, e não larga hein !!!, já não posso mais te ajudar !!! :shock:

[Tamanho de fonte editadas pela moderacao]

Pessoal, troquem farpas via mensagens privadas, ok?!. Vamos maneirar nas palavras, tamanho de fonte e imagens, e manter o foco na noticia em si, sem desviar para brigas de conhecimento.

Rafael