Lançado o JavaFX SDK Preview

Foi Lançado Hoje (31/07/2008) o JavaFX SDK Preview:

http://www.javafx.com/

Mas pela lista de impletação que falta para à versão 1.0, ainda falta muita coisa, e principalmente ferramentas de desenvolvimento visual.

O JavaFX importa? Quando conseguirem lançar um release 1.0 ano que vem, os concorrentes estarão anos luz adiante.

Qual será a vantagem do JavaFX em relação a outras plataformas?

[quote=louds]O JavaFX importa? Quando conseguirem lançar um release 1.0 ano que vem, os concorrentes estarão anos luz adiante.

Qual será a vantagem do JavaFX em relação a outras plataformas?[/quote]

Você pode combinar JavaFX+JESS o que é proximo a LISP o que é algo até que inovador para trabalhar com aplicações em rede, o que outras plataformas não refletem as mesma coisa, você no JESS dispõe de CLIPS:Grande vantagem: portabilidade; Algoritmo RETE; Documentação de boa qualidade;Sintaxe muito próxima do LISP; E ai você tem uma aplicação para uma larga atividade Industrial na área de jogos, mecatronica, dispositivos moveis inteligentes por meio de algoritmos baseados em inteligencia artificial.

[quote=Marcio Duran][quote=louds]O JavaFX importa? Quando conseguirem lançar um release 1.0 ano que vem, os concorrentes estarão anos luz adiante.

Qual será a vantagem do JavaFX em relação a outras plataformas?[/quote]

Você pode combinar JavaFX+JESS o que é proximo a LISP o que é algo até que inovador para trabalhar com aplicações em rede, o que outras plataformas não refletem as mesma coisa, você no JESS dispõe de CLIPS:Grande vantagem: portabilidade; Algoritmo RETE; Documentação de boa qualidade;Sintaxe muito próxima do LISP; E ai você tem uma aplicação para uma larga atividade Industrial na área de jogos, mecatronica, dispositivos moveis inteligentes por meio de algoritmos baseados em inteligencia artificial.

[/quote]

Eu posso ter Flex no front-end e fazer comunicação com uma servlet qualquer que execute um engine de regras, como o Drools (tbm com algoritmo RETE). Aliás, a dificuldade para se fazer isso é mínima.

[quote=Alessandro Lazarotti]
Eu posso ter Flex no front-end e fazer comunicação com uma servlet qualquer que execute um engine de regras, como o Drools (tbm com algoritmo RETE). Aliás, a dificuldade para se fazer isso é mínima.[/quote]

Sim, blz… isto seria lindo se o flash player fosse bom… como esta anos luz de ser bom e provavelmente nunca vai ser, ai fica complicado.

Problemas do Flash Player:

• Péssimo anti-alising
  • 3D horipilante
  • Bugs no render de animações de imagens
  • ActionScript uma novela sempre
  • Auto consumo de memória

Nestes pontos todos o SilverLight mata o Flash Player a pau, o Flex seria uma boa solução se não usasse o Flash Player.

E por isso com o Flash Player não tem argumentos de competição em alto nível, o JavaFX tem apenas o SilverLight como concorrente forte. E como os dois são muito diferentes, acho que há espaço para os dois na boa.

Eu acho que aos poucos o Flash vai morrer e já vai tarde! Ficou famoso graças a falta de opção melhor…

Por falar em “ano-luz”, o JavaFX tbm se encaixa nesta categoria, uma vez que usar ele hoje é impossível.
Talvez seria mais prudente a afirmação: “Um dia, quem sabe, ele vai ser concorrente do Silverlight” .

o AS 3 está muito bom, e acredito que, Flex no front-end, é algo que já é real.

Estive fazendo uns testes entre Flex e Swing (Applet), e o carregamento e execução do applet foi bem mais rapido. Mais foi coisa simples não sei se dá pra tirar base disto. Alguem ja comparou?
Agora o JavaFx é mais facil que Swing, se continuar com a mesma eficiencia.
Agora o .Net não tenho um bom conhecimento pra falar dele. Mas me parece que ele só roda em Windows (Emulação não vale aquilo é terrível).

Para aplicação Business onde Video e Som não é importante na minha humilde opinião flash não é muito bom.

Bom pessoal, eu sou da seguinte opinião:
Quando o assunto é parte “visual” da web geralmente você é obrigado a se basear naquilo que sua aplicação deverá apresentar.
Se você pretende desenvolver uma aplicação em que o foco seja na apresentação, produtos Adobe na cabeça. Se a aplicação é feita buscando desempenho e tudo mais, aí entraria por exemplo o JavaFX. Porém:
1º - Se algum dia alguém tem esperança que o JavaFX venha a “engolir” ou até competir com Flash(produtos Adobe) e Silverlight, arrumem uma boa sombra, muitos litros de café e ESPEREM: vai demorar um tempinho.
2º - Faz quantos anos que o Flash é o nome em relação a “Visual Web”? Para essa pergunta a resposta é simples e basta mostrar uma página web com alguma animação ou visual mais decente pra alguém, que o primeiro nome a vir na cabeça será o do Flash.
3º - A comodidade para desenvolver aplicações em Flash, Silverlight, Flex e etc., ainda é muitoooooo grande. Enquanto o JavaFX não apresentar nenhuma ferramenta visual, a dificuldade para cair na popularidade será enorme.
4º - “Visual Web” chega as vezes, senão todas as vezes, a ser muito modismo: se todo mundo está usando, é legal, fácil de usar e meu cliente vai ficar feliz, que se dane os outros. Não acham que o JavaFX terá que esperar um tempo até “entrar na moda”?
5º - Como já citado, o Flex no front-end auxiliado pelo Java fazendo a parte “cerebral” da aplicação é uma combinação de muito sucesso, robusta e de muito fácil implementação. Isso para qualquer tipo de aplicação, seja ela cheia de “frescuras”(típicas do flash) ou sendo um aplicação requerendo um bom desempenho.

Bom galera, essa é minha opinião. Não sou defensor absoluto das tecnologias share que eu citei. Acredito que todas elas tem muito o que melhorar. Também tenho sério entusiasmo em relação ao JavaFX. Acredito que um dia possa a ser tão tranqüilo de trabalhar quanto qualquer outra linguagem/ferramenta. Maaas, como eu disse, um dia. Falta muita estrada ainda.

Até mais.

Ladim.

Real já é, pois já trabalhei em projetos com Flex no front-end, e um Struts “bunda” provendo os dados.

Flash é uma cacá, mas é uma cacá aceitável que o povo já acomodou a usar e a trabalhar do jeito que eles ditam as coisas.

Sinceramente do jeito que o JavaFX esta agora, agora mesmo versão em desenvolvimento, e olha que eu ando brincando com ele, e tenho uns bons anos de Flash, JavaFX não perde pro Flash nem a pau! O render muito superior que até dói, fora que é muito mais leve. A única coisa que não brinquei ainda no JavaFX foi com videos, isto não sei dizer se esta superior ou não ao Flash, mas o resto me agradou e muito.

Antes de descer o pau no JavaFX vai procura os plugins do NetBeans para trabalhar com JavaFX, pegue umas dicas e tenta brincar um pouco.

Viu bem os exemplos aqui http://www.javafx.com/? Por que q é impossível usar FlashFX hoje? Eu ando usando, na brincadeira mas ando, e não vejo qualquer problema em usar ele numa solução em produção.

Por isso q eu já digo que o Flash ta comendo poeira, e vai comer cada vez mais. Ao meu ver, é uma questão de tempo, até o povo quebrar a barreira mental e aceitar a reforma multimédia na web e migrar para Silverlight e JavaFX, agora quem não quer ver isto, e esta nesta área vai ser pego com as calças na mão.

Ladim, vc acha as ferramentas da Adobe para Web boas? Então veja os programas da Microsoft para o Silverlight, acha que a Adobe vai conseguir acompanhar o ritimo? Que já ficou pra trás…

Já testou estes produtos? http://www.microsoft.com/expression/

Flex esta ai e esta mandando ver, isto esta, mas é bom? Eu não acho, até por que praticamente tudo que o Flex faz, com Ajax hoje conseguimos chegar lá perto e não fica dependente de plugin nenhum, sinceramente no entendo qual o grande argumento para se usar Flex, abre umas 5 aplicações em Flex no browser e vai ver aonde foi parar a memória.

Eu vejo é q Silverlight esta ai e esta com tudo, e Flex talvez já seja coisa do passado… e JavaFX promete, vamos ver.

Já deu uma olhada nas opções ao FlashPlayer para rodar aplicações Flex?
(a.k.a Adobe Air e Adobe Apollo)

Eduveks.

Aceito sua opinião e seus argumentos são bons. Mas:

Cite alguma aplicação de grande porte desenvolvida no JavaFx ou Silverlight? Já experimentou abrir o showcase do Flex e Silverlight para fazer a comparação. Ou melhor, abra o showcase do JavaFX: existe?

O que citamos são fatos. O JavaFx é uma promessa e nada mais. Pode ser que essa promessa aconteça em pouco ou muito tempo. Só a moda da web vai dizer. Não que aceitamos as coisas como ditam. Mas seguimos o que é viável. E, sinto em dizer, JavaFX ainda não é nem um pouco. Ainda não é, mas com certeza virá a ser.

Render, memória e outros quesitos funcionais só dizem respeito a nós programadores. Clientes querem ver a coisa pronta, bonita e sem paus. Os três Flash, Silverlight e Flex são os que podem te dar isso(pelo menos na maioria das vezes). Antes de fazer apenas simples testes, tente fazer algo grande no JavaFX e terá a resposta.

Como havia citado, as ferramentas by Bill Gates são boas e tem um crescimento muito bom no mercado. Mas quem manda ainda é a Adobe, infelizmente.

Em relação ao Ajax, sem dúvidas de que tem crescido constantemente nesses últimos anos, consome pouca memória, deixa a interface usuário muito legal, mas pense em um ambiente de desenvolvimento com aplicações web com 2 ou 3 meses para a data de entrega. Agora imagine uma interface como o site da SonyStyle* por exemplo sendo feita em Ajax. Os caras levariam um ano pra entregar. Ajax tem sido a melhor solução para aplicações com respostas rápidas, mas ainda não é nada intuitivo/rápido de se trabalhar (Obs.: O Flash, Flex e Silverlight também trabalham com solicitações assíncronas, basta saber implementar).

Como disse, não sou um defensor de tecnologias share, e vejo um grande futuro para o JavaFX. Também já realizei vários testes nele pois é a minha função trabalhar com a parte visual da web. Mas é inevitável dizer que os “shares” ainda tem e vão ter uma fatia gigante de mercado durante alguns anos.

Isso é fato. :frowning:

Até mais.

Ladim.

*Edit: Desculpas. O site é SonyEricsson.com.br.

Não sei quanto ao Silverlight, mas toda requisição no Flex é assíncrona…

Já deu uma olhada nas opções ao FlashPlayer para rodar aplicações Flex?
(a.k.a Adobe Air e Adobe Apollo)[/quote]

Yup, estão interessantes, mas onde q isto assusta comparando com WPF!? Por exemplo… E o JavaFX para desktop? O que a Adobe fez, foi facilitar a vida para fazer aplicações desktop usando Flash e HTML/JavaScript. Nesta área de HTML/Javascript no desktop foi um salto, mas Flash!? Com Java e com .Net não existe esta barreira… Por isso não vejo razão para comparar AdobeAir com JavaSwing e WPF, quando se esta falando de Flash, se for HTML/JavaScript tudo bem, mas Flash!?

Sinceramente vc acha que a Adobe cosegue evoluir o FlashPlayer para suportar alta definição em 3D e imagens? Já viste videos com o Silverlight? E 3D? E o mascaras em video? Já reparou na qualidade? Dá para comparar com stream de videos em Flash?

Quer aplicações desktop com alta definição? WPF e até já coloco o JavaFX do lado :stuck_out_tongue:

Agora se vc quer executar no desktop aplicação web feita em html + javascript use AdobeAir, isto até alguém fazer o mesmo usando Silverlight ou JavaFX, Flash em apliçaões desktop hoje em dia já é furada comparando com WPF por exemplo.

Não sei quanto ao Silverlight, mas toda requisição no Flex é assíncrona…[/quote]

Também é! Baseado em eventos, no XAML vc define os eventos, chamando funções JavaScript ou eventos definidos em .Net no servidor (mesmo efeito do Flex). Com Silverlight a interassão com JavaScript é brutal, Flash mais uma vez marcando passo neste ponto…

E para o JavaFX acha que isto é complicado? JavaFX e Servlets, uma boa combinação não?

Não sei quanto ao Silverlight, mas toda requisição no Flex é assíncrona…[/quote]

Isso mesmo Rafael. É que tem gente que pensa que por não constar o “A” de “Assíncrono” no nome essas tecnologias não tem essa capacidade.

Até mais.

Ladim.

[quote=Ladim]Eduveks.

Aceito sua opinião e seus argumentos são bons. Mas:

Cite alguma aplicação de grande porte desenvolvida no JavaFx ou Silverlight? Já experimentou abrir o showcase do Flex e Silverlight para fazer a comparação. Ou melhor, abra o showcase do JavaFX: existe?

O que citamos são fatos. O JavaFx é uma promessa e nada mais. Pode ser que essa promessa aconteça em pouco ou muito tempo. Só a moda da web vai dizer. Não que aceitamos as coisas como ditam. Mas seguimos o que é viável. E, sinto em dizer, JavaFX ainda não é nem um pouco. Ainda não é, mas com certeza virá a ser.

Render, memória e outros quesitos funcionais só dizem respeito a nós programadores. Clientes querem ver a coisa pronta, bonita e sem paus. Os três Flash, Silverlight e Flex são os que podem te dar isso(pelo menos na maioria das vezes). Antes de fazer apenas simples testes, tente fazer algo grande no JavaFX e terá a resposta.

Como havia citado, as ferramentas by Bill Gates são boas e tem um crescimento muito bom no mercado. Mas quem manda ainda é a Adobe, infelizmente.

Em relação ao Ajax, sem dúvidas de que tem crescido constantemente nesses últimos anos, consome pouca memória, deixa a interface usuário muito legal, mas pense em um ambiente de desenvolvimento com aplicações web com 2 ou 3 meses para a data de entrega. Agora imagine uma interface como o site da SonyStyle* por exemplo sendo feita em Ajax. Os caras levariam um ano pra entregar. Ajax tem sido a melhor solução para aplicações com respostas rápidas, mas ainda não é nada intuitivo/rápido de se trabalhar (Obs.: O Flash, Flex e Silverlight também trabalham com solicitações assíncronas, basta saber implementar).

Como disse, não sou um defensor de tecnologias share, e vejo um grande futuro para o JavaFX. Também já realizei vários testes nele pois é a minha função trabalhar com a parte visual da web. Mas é inevitável dizer que os “shares” ainda tem e vão ter uma fatia gigante de mercado durante alguns anos.

Isso é fato. :frowning:

Até mais.

Ladim.

*Edit: Desculpas. O site é SonyEricsson.com.br.[/quote]

Certo!

Para quem não conhece, showcase do silverlight tem faz tempo q tem http://www.silverlight.net/

A única coisa que estou tentando argumentar aqui, é q a Flash marca passo a muito tempo, isto é tão nítido que deixou espaço para sugir o Silverlight e invadir uma área que o Flash era rei absoluto, e agora vem vindo o JavaFX, não esta tão maduro como o Silverlight e não sei se um dia vai ser, mas o que vi até agora tem uma boa diferença entre os dois e acho que um vai acabar sendo bom para uma coisa e outro para outras coisas. Como jogos JavaFX, design e stream Silverlight.

Só estou tentando abrir os olhos de quem esta ainda apostando muito em Flex! Por enquanto Flex é bom, e talvez a melhor solução para estas situações que citaste, mas daqui a pouco tempo acho que o cenário não será bem assim.

[quote=eduveks]

Certo!

Para quem não conhece, showcase do silverlight tem faz tempo q tem http://www.silverlight.net/

A única coisa que estou tentando argumentar aqui, é q a Flash marca passo a muito tempo, isto é tão nítido que deixou espaço para sugir o Silverlight e invadir uma área que o Flash era rei absoluto, e agora vem vindo o JavaFX, não esta tão maduro como o Silverlight e não sei se um dia vai ser, mas o que vi até agora tem uma boa diferença entre os dois e acho que um vai acabar sendo bom para uma coisa e outro para outras coisas. Como jogos JavaFX, design e stream Silverlight.

Só estou tentando abrir os olhos de quem esta ainda apostando muito em Flex! Por enquanto Flex é bom, e talvez a melhor solução para estas situações que citaste, mas daqui a pouco tempo acho que o cenário não será bem assim.[/quote]

Opa. Concordo com você. Acredito que com o passar dos anos Flash, Flex e até o Silverlight possam cair no esquecimento com o reinado da computação em nuvem, lugar onde o JavaFX e Ajax terão, com certeza, um bom lugar.

Em relação ao Flash perder espaço para o Silverlight, acredito que foi pelo fato da Adobe se dedicar, nos últimos tempos, mais ao Flex, que eu considero um Flash melhorado(e coloca melhorado nisso). O Flex tem vendido muito e tem uma aceitação muito boa, mercado que o Silverlight está conquistando aos poucos. JavaFX está aprendendo a andar.

Mas no momento, Flash, Flex e Silverlight ainda mandam no mercado. O que se pode fazer e ficar esperto com a mudanças que estão se encaminhando com o advento da computação em nuvem. O problema é que o máximo que se pode fazer é ficarmos espertos, e não se entregar ao uso de uma tecnologia que ainda está aprendendo a andar (e acredito que logo será a passos largos).

Afinal, o mundo é CAPETAlista, e precisamos ganhar dinheiro, não é verdade?.. rsrsr…

Até mais.

Ladim.

Para brincadeira eu acho até Brainfuck cool.
Agora, colocar JavaFX em produção hoje… de duas uma:

• Ou é para uma aplicação interna, sem muito comprometimento.
  • Ou prazo não é problema e a aplicação pode ser entregue, talvez, daqui a alguns anos.