Lançado o Moonlight, versão para linux do SIlverlight (O flash da microsoft). Importante notar que a iniciativa teve apoio da Microsoft. Além disso, uma RC foi baixada por milhões de pessoas no dia da posso do Obama, pelo site da CNN…
Ah, e foram lançadas versões oficiais para 32 e 64 bits…
Como não uso Linux… alguém aí pode falar algo sobre o funcionamento?
Bom, é uma notícia relacionada a tecnologia e ao mundo OS em geral.
Já percebeu como a Microsoft está se empenhando em estabelecer comunidades e incluir projetos Open Source em sua linha de produtos? jQuery vai sair no VS, MVC com grande influência da comunidade, Enterprise Library, Codeplex, blogs das equipes de desenvolvimento de produtos/tecnologias… Colaboração no projeto Moonlinght (essa é uma decisão de negócio, já q ter o Silverlight em todas as plataformas é uma ótima para a tecnologia da MS), so não sei se existe colaboração no projeto Mono e como isso funcionaria.
Acho essas iniciativas da Microsoft muito boas, inclusive acabando com o conceito de que tudo tem que ser feito com tecnologia da MS, falta de frameworks, e mais um bocado de argumentos para detonar essa empresa. Enquanto isso o JCP fica discutindo. );
Poderia ser mais claro dos teus motivos? Me parece ser puro ódio irracional.
O GUJ é uma comunidade aberta à várias linguagens de programação e o fórum de noticiais não foge à regra.
[/quote]
Pelo que me lembro o J de GUJ é de Java, não? Java User Group. A meu ver, Moonlight deveria ir lá pro off-topic. Não é ódio irracional, é apenas querer ler notícias de Java em fórum Java. Se eu quiser ler sobre Moonlight e C#, certamente eu me inscreveria em um fórum deles.
[quote]Notícias
Notícias sobre Java e tecnologia em geral- Novidades, atualizações, eventos e tudo mais que possa interressar para a comunidade. Fatos relevantes. Fórum comunitário.
Assuntos gerais (Off-topic)
Discussão geral sobre Java, programação - outras linguagens e tecnologias -, assim como qualquer outro assunto de TI.
[/quote]
GUJ deixou de ser exclusivo a uma linguagem há muito, muito tempo. Java aqui é especialidade, não exclusividade.
Sem falar que profissionais de uma linguagem só morrem rápido.
[quote=marcosalex]O pessoal do Mono ainda não desistiu disso? heheheheh
Esse correr atrás deles ainda vai longe…[/quote]
Ultimamente eles tem corrido atras de nós também.
Mono foi o primeiro a funcionar no IPhone é um exemplo das várias inovações que entregamos ano passado.
[quote=marcosalex][quote=louds][quote=marcosalex]O pessoal do Mono ainda não desistiu disso? heheheheh
Esse correr atrás deles ainda vai longe…[/quote]
Ultimamente eles tem corrido atras de nós também.
Mono foi o primeiro a funcionar no IPhone é um exemplo das várias inovações que entregamos ano passado.
[/quote]
A MS corre atrás do Mono? Essa é novidade, pode citar os links?
A Red Hat já vai disponibilizar o mono na sua distribuição? Pelo que eu sei, como ele não é considerado livre, ainda não conseguiu entrar na distribuição mais popular. O melhor é que até gente da MS tem reservas quanto a ele: http://cid-037f174267dc274c.profile.live.com/
Bom, mas cada um na sua.[/quote]
Na posse do Obama, que no site do comitê dele era necessário Silverlight pra rodar, a MS forneceu infra e suporte pro povo do Moonlight que madrugou pra fazer um player que rodasse em Moonlight.
[quote=marcosalex]
A MS corre atrás do Mono? Essa é novidade, pode citar os links? [/quote]
O blog do Miguel é uma boa fonte para material sobre isso, recomendo. www.tirania.org/blog
Por exemplo, em novembro passado anunciamos suporte a SIMD gerenciado. Inovação que nenhuma outra máquina virtual possui.
Outro exemplo disso é que fomos a primeira máquina virtual a funcionar no IPhone legit (sem jailbreak).
Cade os concorrentes oferecendo isso? A Sun disse que lançaria um preview do Java para IPhone em junho do ano passado e até agora nadinha.
Se ela vai disponibilizar ou não por conta é problema dela. Existem pacotes do mono para Fedora e RHEL.
Você tem informações erradas. Mono é software livre desde o inicio.
Além disso, o mono está nas principais distribuições do mercado. Debian, Ubuntu e OpenSuse distribuem ele.
Só ir lá nos pacotes disponíveis e marcar para instalar! Assim como o MonoDev.
Tanto 32 como 64 bits.
Tomara mesmo que o Mono faça muito sucesso, o que tenho de projetos para agarrar o alojamento em Linux! Pra já sou obrigado a colocar em máquinas virtuais windows. Já q os desenvolvedores VB são uma negação em aceitar coisas novas e diferentes. Só ta mesmo compátivel com .Net MS e Windows. Mas no dia que o Mono conseguir quebrar estas barreiras vai ser pra mim uma mão na roda. Mas dúvido q este mundo perfeito entre migrar projetos de uma para outra funcione bem e limpinho, quem sabe um dia…
Agora a nível de desenvolvimento não sei, não uso e não tenho por que usar. Java faz tudo e mais do que eu preciso. No meu mundo .Net não precisava existir, mas como existe, e tem como ganhar dinheiro com isto, que venha e se for para rodar 100% em Linux melhor ainda.