Acabamos de lançar a versão 1.14 do Mentawai, que agora conta com o MentaBlank.zip, um projeto simples e completo que pode ser utilizado como ponto de partida para o desenvolvimento de qualquer aplicação web com o Mentawai, além de resumir em um único projeto as principais funcionalidades do framework, entre elas:
:arrow: Validação
:arrow: Autenticação
:arrow: Redirect after Login
:arrow: IoC
:arrow: Auto-Wiring
:arrow: Pool de Conexões
:arrow: Tratamento de Exceções
:arrow: ORM (Mapeamento de Beans no BD)
:arrow: Diversas tags do Mentawai (mtw:requiresAuthentication, mtw:bean, etc.)
Gostaria de lhe dar os parabeins por este FW excelente que o Menta se tornou!
Saoj…
Ja pensou em usar annotations?
Concentrar toda a config nas classes Pojos?
E o Menta Gerar todas as telas basicas apartir dele? (CRUD)
Assim como o CakePHP faz… Assim como o RoR faz?
Axo q seria um diferencial imenço… afinal o JSF ja esta fazendo… so q requer muita maquina qnd ele chama o GlassFish!
O Menta é um excelente Frame…
Mas ta muito focado na programação.
Veja bem…
No meu entender o qua mais valhe é um analista!
O Cara só estuda e monta as classes de negócio. Anota ela. e ponto…
O CRUD basico ta pronto! ai é passar para os Jrs o restante.
Programador é uma raça em extinção!
As Ides vão gerar td daqui uns tempos… pelo menos é o que eu entendo que vá acontecer!
O que sobra? Analistas!
O Menta podia sair na frente com esse projeto!
Eu tenho estudado para desenvolver um FW de Interface visual… Anotando os Pojos a App cria a tela com a persistência sozinha! Usando Jpa fica facil! Generalizando bem… e criando um “DAO generico”!
Isso ja existe! O q falta?? Uma anotação do tipo:
@UserInferface(tamplete = "MasterDatail")
public class Pessoa {
private int id;
@UserInferfaceField(nome = "Nome: ", mascara = "", tipo = "String", linha = 1, coluna = 1)
private String nome;
}
Eu dou total apoio para esse tipo de iniciativa. Se você deseja usar o Mentawai para fazer algo desse tipo, baseado em anotações, xml ou configuração programática, eu dou total apoio.
Qualquer tentativa de abstrair complexidade é válida.
Mas o Menta oficialmente não irá para esse lado, por uma questão de foco e filosofia.
Agora como eu falei: Se vc está motivado e se sente capacitado para tentar algo nessa linha, vá em frente que a equipe do Menta tentará te ajudar na medida do possível, esclarecendo todas as suas dúvidas no forum.
Parabéns pelo projeto SaoJ, foi a simplicidade do uso do Mentawai que me atraiu para o mundo Java. Embora, trabalhe hoje com outras ferramentas, reconheco a maturidade do Menta.
Entretanto, me entristece (embora seja besteira…) as palavras “exclarecendo” e “imenço” nesta thread. Eu sei que erros acontecem e que o importante é passar a mensagem, mas um pouquinho de atenção na escrita é importante, principalmente pra você SaoJ que é o líder do Menta.
[quote=yuriX]Parabéns pelo projeto SaoJ, foi a simplicidade do uso do Mentawai que me atraiu para o mundo Java. Embora, trabalhe hoje com outras ferramentas, reconheco a maturidade do Menta.
Entretanto, me entristece (embora seja besteira…) as palavras “exclarecendo” e “imenço” nesta thread. Eu sei que erros acontecem e que o importante é passar a mensagem, mas um pouquinho de atenção na escrita é importante, principalmente pra você SaoJ que é o líder do Menta.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho.
[/quote]
Obrigado! Português nunca foi o meu forte e tb não uso corretor ortogrófico, embora devesse.
Entre perde 4 anos fazendo uma faculdade de Gramatica ou coisa parecida prefiro faze um mestrado na minha área! kkk 8)
vou instalar o corretor ortográfico do FireFox!
[quote=pedro.braz]Entre perde 4 anos fazendo uma faculdade de Gramatica ou coisa parecida prefiro faze um mestrado na minha área! kkk 8)
vou instalar o corretor ortográfico do FireFox! [/quote]
É um mistério sobrenatural pra mim instalar um corretor ortográfico no Firefox.
Se alguém quiser me ajudar, favor enviar mensagem privada com um link ou qualquer coisa.
Parabéns mais uma vez, certamente não é nada fácil manter um framework desse.
Agora uma dica: Eu dei um olhada rápido no MentaBlank.zip, porém minha dica é: Porque não disponibilizar um projeto de start-up criado por alguma ferramenta de build, como por exemplo o Maven 2. Assim já teria toda a estrutura do Maven 2 (com integração fácil ao Eclipse e Netbeans), você já poderia disponibilizar no POM.xml algumas dependências como o JUnit, Sure-fire para relatórios e alguma outra dependência necessária, e melhor ainda, se a pessoa quiser adicionar coisa nova (como o Bruno disse), simplesmente adiciona uma dependencia no POM.xml e seja feliz :). Na minha opinião, ai sim o start-up application servirá para algo real. (Não que o atual não sirva e tals, mas eu particularmente fico meio receioso em criar um projeto real, onde vou ter uma equipe por trás desenvolvendo, sem uma ferramenta de build).
Alguns membros do projeto deram essa idéia. Eu particularmente ainda uso ant. O build.xml do Mentawai é gigantesco e funciona muito bem.
Mas eles estarão tentando fazer algo nesse sentido, que concordo é melhor do que o MentaBlank.zip. Mas veja que o MentaBlank.zip é uma mão-na-roda para iniciar rapidamente um projeto web, pois tudo desde e arquitetura até o setup de filtros, web.xml, etc. já estão arrumadinhos ali.
O Mentawai tb já tem uma boa integração com o Maven mantida pelo Fernando Boaglio.