Lançado JRuby 1.1

Olá

Acredite ou não, o código ruby está completo com todas as classes é métodos necessários. Não cabe mais nenhuma linha.

Quanto ao Java é claro que uma linha a menos não faz tanta diferença porque o comendo é necessário.

Dei neste exemplo a pedidos porque já tinha dito que quando estudei ruby, uma das coisas que mais me impressionou foi a possibilidade de fazer as mesmas coisas com muito menos linhas. Atenção que estou falando de Ruby porque se for comparar frameworks Java com Rails aí então o número de linhas a menos é maior ainda.

Repito, não estou dizendo que o resultado final seja melhor ou pior. Mas é claro que no fim do dia a gente vai para casa com a certeza de que escrevemos mais código.

[]s
Luca

Com certeza, mas não falo exatamente de “código ruim”. É uma sintaxe citada como vantajosa (e é mesmo), mas que permite fazer coisas assustadoras como aquelas. É claro que isso pode ser minha falta de costume com a sintaxe.

[quote=Luca]Acredite ou não, o código ruby está completo com todas as classes é métodos necessários. Não cabe mais nenhuma linha.

Quanto ao Java é claro que uma linha a menos não faz tanta diferença porque o comendo é necessário.[/quote]
Não é isso que pergunto.
É: na prática, os arquivos .rb são compostos de 1 ou 2 linhas de comandos?

Se a resposta for “não” e eles precisarem de declarações de métodos e classes, então seu exemplo não é justo. Passa a idéia que em Ruby você escreve 10x menos linhas de código que Java.

E não é somente “uma linha a menos”. Se você tirar o import, a linha em branco, o println quebrado em 2 linhas, as chaves e as declarações, sobra o código do rodrigoallemand, que perde de 2x1. Ou empata, se colocar tudo numa linha (muito maior que a Ruby).

Isso parece aquelas propagandas de políticos que usam um vídeo preto-e-branco pra mostrar a cidade como era antes de assumir e um em cores, pra mostrar como ficou depois. Ruby é mais poderosa que Java, mas não precisa aumentar o contraste desse jeito.

Olá

Este exemplo assim como muitos outros, não precisa de mais de um linha. Se você baixar o Rails ou baixar qualquer aplicação Ruby, há grandes chances de encontrar com facilidade coisas assim. Só atente para o fato de que em Ruby não há obrigação de ter uma classe única pública com mesmo nome do arquivo.

Em ruby não há imports como Java. Em ruby é possível usar classes, métodos ou variáveis definidas em outros arquivos (módulos) que são incluídas como uma espécie de composição (mixin). É um conceito diferente do import do Java ou até mesmo do include do C.

Nào estou aqui fazendo apologia do Ruby como sendo melhor do que Java. Já ganhei dinheiro programando em Fortran, Cobol, Pl/1, APL, Assembler de mainframe, assembler de micro, basic, VB, C, C++, Clipper, linguagem de máquina, linguagem de calculadora HP, Delphi e Java (que aprendi em 1997), Nos últimos 2 anos aprendi erlang, Ruby e Scala. Mantenho minha opinião de que a melhor linguagem para um projeto depende do problema e do conhecimento da equipe de desenvolvimento. E mantenho também a opinião de que Ruby e Scala permitem desenvolver sistemas escrevendo muito menos linhas de código do que usando Java, C/C++ e outras. Vale a pena investir pelo menos para aprender outros modos de fazer a mesma coisa.

[]s
Luca