O Grails a cada versão que passa está ficando melhor. Ter os mesmos princípios do Rails mais a maturidade de tecnologias como Spring e Hibernate, tornam esse framework uma excelente escolha para muitos projetos. Somado a isso, ainda aproveitamos toda infra-estrutura dos projetos JEE existentes. Muito bom!
Na minha humilde opnião eu acho um puta framework, aliás melhor que o próprio Rails, por ter suporte a toda infra JEE e sem contar que para quem é desenvolvedor Java a sintaxe do Groovy facilita muito.
Desenvolvo em Ruby on Rails, foi a partir dele que nossa produção na empresa aumentou significativamente. Comecei a estudar grails a dois meses e percebi que tem um potencial maior que o seu “Pai” ROR. A única desvantagem que vejo do Grails p ROR é a comunidade, pois a do ROR é muito mais ativa, mas já começo a ver um movimentação maior nas comunidades Grails.
Agora uma coisa posso afirmar, sem dúvida nenhuma, é que o Grails é o melhor framework Java que já trabalhei.
Sem dúvida alguma, Grails é um framework de muito futuro (e por quê não dizer de muito presente )…
Mas será que ele virá a ganhar espaço em meio a todo esse estardalhaço que se faz em torno de RoR… em se tratando da comunidade java, especificamente, o JRuby promete bastante, não acham?
sem dúvida o JRuby é promissor tbm, inclusive sinto que ele tem mais aceitação na comunidade Java do o proprio Grails. Como disse desenvolvo RoR e naturalmente estudei JRuby, mas depois que conheci o Grails meio que me desinteressei pelo JRuby, não sei a quantas anda o projeto. Com certeza é promissor, mas na epoca que comparei JRuby e Grails, preferi dar continuidade nos estudos de Grails.
A comunidade do G&G pode ser pequena mas é muito ativa. A mailing list official do grails é a mais ativa dentre todos os frameworks web(segundo o nabble).
A do groovy não fica muito atras do java também.