Lançado EGit Eclipse Git plug-in

A primeira versão pública do plugin Egit foi lançada na EclipseCon.

EGit é um plugin para Eclipse que possibilita o controle de versão de projetos através do Git.

Fonte: http://www.infoq.com/news/2010/03/egit-released

Já venho utilizando o EGit há um tempo, bem mão na roda. Fiz um tutorial na época (deve estar um pouquinho desatualizado em relação à versão oficial lançada - agora tem bem mais features), mas pra quem nunca ouviu falar e quiser dar uma conferida: http://www.loiane.com/2009/11/tutorial-usando-o-egit-eclipse-plugin-com-o-github/

Maneiro!

Não sabia que já tinha plugins legais de Git para o Eclipse.

Muito obrigado pela dica.

Muito legal essa informação, hj mesmo estava procurando algo do tipo.

alguém já testou?

sempre ouço falarem muito mal do git quando é usado como plugin ou quando é usado no windows

eu já testei o NBGit, mas ele é bem limitado perto de todos os recursos que o GIT proporciona, acabei usando via console mesmo.

é pena eu ainda não poder contribuir para o projeto… sou 200% favorável a este plug-in e entendo que ele será de crucial importância para aumentar o uso do git, que é excelente, porém pouco usado…

[quote=Leozin]alguém já testou?

sempre ouço falarem muito mal do git quando é usado como plugin ou quando é usado no windows[/quote]

Eu uso há mais de 4 meses e nunca tive problemas. As primeiras versões eram bem limitadas, poucas features disponíveis.

Agora deram uma incrementada boa no plugin, só tô usando ele, tem os recursos que preciso pro git. É bem prático! :smiley:

Realmente, quando testei as primeiras versão era impraticável.

Estou procurando por isso há muito tempo, mas ainda acredito que pro meu caso é melhor usar o Git no braço.

na falta de concorrencia, usa-se ele =D
zueira… pelo que o povo falou ele satisfaz as necessidades

Muito bom, uma das coisas que me faziam não usar o git nos projetos em que trabalho é justamente a falta de um plugin descente. Temos que admitir que o plugin de eclipse para svn é muito bom e poupa muito esforço! Mas quem sabe este não nos dá uma esperança de reviravolta? :slight_smile:

Amém. Você já viu o ‘plugin’ do subversion para o NetBeans? Eu não recomendo nem para o meu arqui-inimigo (não que eu tenha um…). Na verdade não recomendo o NetBeans pra ninguém mesmo… Vale mais, prum novato, aprender a construir um ant build básico do que usar a IDE em si.

Sobre o EGit, testei e gostei. Só espero poder usar ele profissionalmente algum dia, porque hoje só Subversion mesmo.

@Andre Brito
Engraçado você falar isto, porque na época quando eu estava desconfiado que tinha a cabeça fechada, decidi dar uma corrida do eclipse para o netbeans pra ver se ele realmente era bom. Isto tem uns 6 meses, o que me fez correr foi que ele trabalhava muito mal com o svn, era uma confusão danada. As vezes eu preferi usar a linha da comenado do que usar a interface do netbeans.

Pelo que eu entendi, o egit é baseado em algo chamado jgit que é completamente feito em java e que pode facilitar a portabilidade pra qualquer outra IDE. De repente o netbeans pega uma boa carona aí.

alguém teve problemas e usar o EGit com o Gitosis?

via linha de comando tudo funciona perfeitamente, mas com o EGit não consigo fazer push…

Algum está conseguindo usar bacana no Eclipse Helios ?

Alguma operações basicas n funcionam corretamente, como comit ou add, não funcionan corretamente, o eclipse ou não atualiza os icones de status ou realmente o commit n funciona, só que quando vou dar o commit novamente ele diz que n tem modificações. mas ai n tem como saber como ta a situação dos arquivos…

e se eu der um add. no projeto, todas as pastas ficam com um *… e não sai de jetio nenhum…

agora eu executando os comandos pela linha de console, no eclipse ele atualiza bacana…
mas só n sei na hora de trabalhar com a equipe, fazer as sincronizações, merges, conflitos…

quem tem já ta mexendo com ele, pode passar um feedback ?

git version 1.7.0.4 (ubuntu linux)
Helios Service Release 1
Build id: 20100917-0705