Olá Willian,
Tudo bem? Obrigado pela sua mensagem.
Realmente, tenho usando bastante o Struts2 em projetos, mas ainda não tenho nada ?escrito? especialmente sobre esse assunto, até porque sobre a ótica dos processos, não haverá muito impacto qual tecnologia você está usando, claro que existem diferenças em nível de recursos para produtividade ou alguma limitação que o uso de frameworks oferece e que devem ser levadas em consideração.
Agora uma dica de algo que tenho usado bastante para absorver toda a complexidade de tecnologia, é a visão arquitetural proposta pela FDD (Feature Driven Development), onde fazemos uma segmentação funcional nos níveis de ?Produto? -> ?Área de Negócio? -> ?Atividade de Negócio? -> ?Features(Item)? -> ?Estrutura de implementação para aquela feature?.
Exemplo, eu posso ter um produto chamado: ?MeuERP?, com uma área de negócio chamada ?Financeiro?, dentro dessa área, posso ter uma atividade de negócio chamada ?Lançamentos?, dentro dessa atividade, podemos ter várias features como ?Inserir um novo lançamento de contas a pagar por fornecedor? e para essa feature específica, podemos agrupar toda a estrutura de Tabelas, DAO?s, Beans, Services, Actions, JSPs, Arquivos CSS, etc.
É importante notar que essa visão evidencia muito o ?foco no domínio?, que na verdade representa os requisitos que aplicação necessita e aí você cria toda uma estrutura tecnológica para sustentar e implementar os requisitos em si.
Essa idéia de domínio, também nos remete a outros conceitos legais que merecem nossa atenção, como por exemplo: DDD (Domain Driven Design), MDD (Model-Driven Development) e até mesmo conceitos como PIM (Plataform-Independent Model) e PSM (Plataform-Specific Model) ambos oriundos da MDA (Model Driven Architecture).
Em resumo, esse é um assunto bem crítico e que merece muita discussão, sugiro você dá uma olhada no meu artigo sobre UML em Cores que saiu nessa terceira edição da revista Visão Ágil, têm também o artigo sobre Modelagem Ágil que o Rodrigo Yoshima publicou na última edição da Mundo Java, sobre FDD, acesse o site da Heptagon(http://www.heptagon.com.br) e sobre DDD, você pode conversar com o Felipe Rodrigues(http://blog.fratech.net) que têm trabalhado intensamente com esse conceito e está produzindo uma palestra bem interessante sobre esse tema para o evento QCon que será organizado pela InfoQ em Londres.
Espero ter lhe ajudado um pouco,