O Esfinge Query Builder oferece uma solução para a criação de uma camada de persistência de forma simples e rápida. Através da filosofia ?para um bom framework, o nome do método basta?, o Query Builder utiliza os nomes dos métodos de uma interface para inferir as consultas que precisam ser executadas na base de dados. Se você já utiliza JPA e acha que é o bastante, saiba que o Esfinge QueryBuilder complementa o JPA e facilita mais ainda o desenvolvimento, principalmente na parte de consultas.
Já está disponível para download a versão 1.4 do Esfinge QueryBuilder e a documentação completa incluindo as novas funcionalidades. Essa nova versão trás uma nova feature muito interessante chamada de Query Object. A partir dessa funcionalidade, é possível criar classes cujas propriedades serão utilizadas como parâmetros para a construção de consultas. Isso irá facilitar a criação de consultas com muitos parâmetros. Vale ressaltar que todas as anotações que podem ser utilizadas nos parâmetros dos métodos, também podem ser utilizadas nas propriedades dessas classes. Além disso, essa nova versão também possibilita a criação de métodos personalizados para serem adicionados nas interfaces com as consultas.
Se você já conhece o framework, não deixe de dar uma olhada nas novas funcionalidades. E se ainda não conhece, não perca essa oportunidade!
Massa hein, li uma materia na Mundo Java sobre o framework e gostei, estou usando em um projeto o Spring Data que segue a mesma “pegada”, vou dar uma olhada aí no Esfinge.
Aliás Guerra na tal materia do Mundo Java, salvo engano escrita por voce mesmo, dizia sobre planos para suporte a JDBC, há novidades sobre isso?
Na verdade o componente JDBC está pronto e pode ser acessado pelo SVN do projeto. Ele seria lançado junto com essa versão, porém percebemos de última hora que da forma que foi construído seria suscetível a alguns tipos de ataque de SQL Injection. Sendo assim, estamos trabalhando para corrigir isso e deve sair na próxima versão! O suporte a MongoDB também está quase pronto e também deve sair na próxima versão.
O Esfinge QueryBuilder possui sim uma ideia semelhande ao Spring Data tendo algumas funcionalidades a mais e outras a menos. No futuro, pretendemos oferecer um suporte para a validação dos métodos em tempo de compilação (já está em desenvolvimento), o que vai ser um diferencial ainda maior.